quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A Maneira Como Deus Deve ser Amado




Jesus ensinou algo extraordinário nos evangelhos , em Mateus 22:37: “amarás o Senhor teu Deus de todo o vosso coração e de toda a vossa alma e de todo o vosso entendimento” quem pode descrever em palavras a força desse ensinamento? Em meio a cristandade que envolve a sua liturgia e a sua devoção a um Deus utilitarista, tal coisa soa como uma exigência dura, muito pesada quase impossível. Imagine amar a Deus, independente das circunstancias, isso soa como a uma heresia hoje! Porque isso ocorre em nossos dias em meio a cristandade? Entendemos muito pouco sobre a doutrina de amar a Deus acima de todas as outras coisas. Ninguém jamais precisa me convencer desse fato, porque qualquer enxerga isso, ao observar para nossa geração de cristãos.
O amor atua e tres fontes no homem interior: Alma, coração e pensamento, esses lugares no homem interior precisam estar cheios de um amor profundo por Deus só assim o carater do cristão será lapidado e ele desenvolve uma vida espiritual em plenitude. Não importa o quanto voce ame a Deus mas a maneira como Ele deve ser amado, vai além do amor comum, Ele é merecedor de um amor que se expresse da maneira mais elevada, mais fervorosa e  mais vigorosa possivel. Não há outro meio de entender Mateus 22:37.
Além disso, Jesus aperfeiçoou a norma de Levitico 19:18. Entendemos isso de forma clara, porque só assim, posso afirmar com forte convicção: é o amor a Deus que aperfeiçoa o nosso carater, lapida nossa espiritualidade e traz eficacia a nossa piedade.
Entendemos muito pouco  sobre o amor,  podemos até discorrer de forma decorada I Corintios 13, mas isso não é o caso, não há verdadeiro amor sem ação. Quando vimos a expressão do amor de Deus em João 3:16, ela é seguida de uma doação voluntaria de seu filho, para morrer por nós em substituição penal, para assim tornar possivel a redenção e a salvação de pecadores perdidos.  Agora, vejamos com coração aberto, o nosso amor por Deus, porque o amor transcende as coisas fisicas, ele penetra no mundo das coisas profundas, enxerga as coisas mais importantes, nos capacita a discernir prioridade, e nos possibilita experimentar realidades mais penetrantes.  Por isso, ao amarmos a Deus como descreveu Cristo em Mateus 22:37, nossa vida devocional e nossa espiritualidade vai ter uma mudança maravilhosa.
Agora, pois temos que perceber algo mais extraordinario ainda, se o amor é verdadeiro, a adoração tambem será. Impossivel é existir verdadeira adoração com a pratica de um amor falso, tambem jamais pode existir adoração falsa na pratica de um amor verdadeiro. É o amor que estabelece o principio da autenticidade de todas as nossas ações, perante Deus e perante os homens.
Devo então amar a Deus, da melhor maneira possivel, e sempre devo me aperfeiçoar na escola do verdadeiro amor. Só assim podemos concluir, a luz das palavras proferidas pelo nosso bendito Salvador que o amor é verdadeiro pelo caminho do sacrificio, é nobre pelo caminho do sofrimento e eficaz pelo caminho da fidelidade.
Ame a Deus infinitamente
Amém


Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content