sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Cristo a Rocha



E a rocha era  Cristo (I Corintios 11:4)


O episódio começa em Horebe, no deserto, Moisés foi ordenado a ferir a rocha, os israelitas estavam com sede, o local era deserto, a jornada longa, Então precisava ser feito, O Senhor poderia ter mandado nuvens, e uma chuva abundante, Mas a Rocha, precisava ser ferida. Vamos ver as lições.

1- O fato ocorreu em Exodo 17, os israelitas viram uma rocha sendo ferida para verter  agua, de algo sólido saiu um manancial, de algo firme saiu refrigério. O ferimento da rocha lembra a cruz, ferido por nossas iniquidades, Jesus verteu agua, quando ferido pela lança, não é atoa que ele convide, a vir a Ele para beber, Jesus não apenas  sacia a sede espiritual, como tambem faz com que cada saciado tenha dentro de si mesmo uma fonte que jorre para a eternidade

2- A rocha era Cristo, porém Ele passa despercebido pelos olhos da antiga aliança, Moisés não viu que era Cristo, o povo no deserto não viu que era Ele, Eis aqui algo interessante, A Rocha era Cristo, Ele estava presente ali, porém era de uma forma não aparente, mas estava ali. Jesus diz em Mateus 18;20 que Ele está presente onde estiver dois ou tres reunidos em seu nome. Nós sentimos essa presença? nós cremos nessa presença? Conseguimos tirar proveito dessa presença? Creio que muitos crentes estão na mesma situação que os crentes da antiga aliança, a rocha estava ali, estavam tomando de uma agua espiritual e não sabiam, a ignorancia espiritual nos rouba os privilegios e as bençãos da vida cristã. E assim, passa despercebida a presença do Todo Poderoso.

3- A rocha era Cristo, há quem negue a antiguidade de Cristo uns pregam que ele só veio a existencia a partir de Maria, porém aqui a revelação de Paulo é clara, aquela rocha, de alguma forma, representava a presença de Cristo, ele estava lá. e retrata  em nitida simbologia que Ele é  eterno, por isso João no principio de seu evangelho afirma que Ele estava com Deus. Por isso mmesmo, o Senhor se revela ao apostolo amado ediz que Ele foi morto desde a  fundação do mundo (Apocalipse 13:8)

4- A rocha era Cristo, Moisés não estava sozinho, o povo não estava desamparado, havia a presença de alguém especial no meio deles, aquele que supria a necessidade de  refrigério, aquele que mata a sede, estava ali, em Horebe, de forma singular, porue as vezes Deus se manifesta e faz a s suas maravilhas de forma tão simples, que um momentaneo descuido, e perdemos a percepção da realidade espiritual.

5- A rocha era Cristo, uma pedra espiritual é o que afirma Paulo, isso não é magnifico? as coisas  espirituais são reais, são as espirituais que sustentam as coisas fisicas, Jesus afirma em João 4 que Deus é Espirito, pois é Ele que em Cristo sustenta todas as coisas pela sua palavra (Hebreus 1:1) é a realidade que nos liberta da nossa ignorancia, sejamos sóbrios nessas coisas tão vitais para a vida cristã.

6- Paulo começa o capitulo 10 pedindo aos corintios que não ignorem os fatos representados por figuras no Antigo Testamento, Jamais podemos ignorar as coisas espirituais, tudo aquilo que é sagrado é de valor inestimavel, tudo aquilo que tem elevadissimo valor espiritual deve ser alvo de devoção intensa, la no deserto a comida era espiritual, e a agua era espiritual, havia duplo sentido em algo natural a agua, e com respeito ao maná, ele já por si mesmo era o pão celeste, porém tinha uma substancia fisica, era algo comestivel, nutriente, mas tinha um lado espiritual profundo, uma realidade espiritual além de uma realidade fisica. Assim ocorre com nosso louvor, com a pregação que ouvimos e com todas as coisas relacionadas a vida de devoção a Cristo.

7- "E desprezou a rocha de sua salvação"(Deuteronomio 32:15) que tragédia espiritual! jamais devemos proceder como fez Israel, representado por Jesurum na passagem acima, Jamais devemos tratar das coisas espirituais de forma leviana, nunca devemos menosprezar Cristo através da nossa inconstância, o sacrifício de  Cristo na cruz, seu sangue foi mui precioso, para passar de modo tao despercebido pelo nosso coração. Meu amado irmão, pense nesses fatos que  escrevo, e venha a Cristo e beba de graça da gua da vida(Apocalipse 22:17)

Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content