quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Como Vencer a Batalha Espiritual



Cingindo os lombos de vosso entendimento (I Pedro 1:13)

 Nós precisamos entender mais sobre guerra espiritual, nesses dias de batalhas e confrontos, se faz necessário um entendimento adequado sobre as táticas, as estratégias do inimigo, tendo em vista que estamos em uma batalha espiritual acirrada, precisamos entender os princípios que regem esta batalha.

1- Pedro fala em cingir os lombos do nosso entendimento, o que significa isso, senão o fato de que o campo de batalha começa na mente do homem. Quando a antiga serpente enganou Eva, suas palavras induziram Eva a Pecar, porque a sugestão maligna entrou no entendimento da mulher e obscureceu a visão interior. A mente de Eva foi corrompida, porque as palavras sugestivas e manipuladoras da serpente antiga entraram na mente de Eva como dardos inflamados. Aqui está algo importante, se a mente não estiver cingida, se não existir fortificações na mente, ela será tomada, invadida pelo inimigo.

2- Como nossa mente é cingida? pela pratica da palavra de Deus, pela meditação na palavra e pela mente cativa a Cristo, todo o nosso sistema interno, todo o homem interior precisa estar revestido de Cristo, Ele deve habitar em todo o nosso ser interno, a palavra de Deus precisa estar enraizada dentro de nós, nosso coração deve conter um amor genuíno por Deus, devemos amar a Deus de todo o nosso entendimento, só assim estaremos com o entendimento cingido.

3- Há níveis de batalha, e elas tem um só objetivo por parte do inimigo: a sua ruína. Quando estudarmos os textos sobre batalha espiritual no Novo Testamento, devemos levar em conta o contexto histórico em que as informações estão inseridas, o pugilismo e as batalhas no mundo grego e romano com seus gladiadores, eram extremamente perigosos e violentos, aplicamos essas idéias ao mundo espiritual, e veremos que se trata de algo extremamente perigoso, a devastação que o pecado faz na vida de uma pessoal, de uma familia e de uma sociedade são provas irrefutáveis dessa realidade. Por isso cingir os lombos e se fortalecer no Senhor e na força de seu poder não são armas opcionais. Essas são as armas fundamentais para termos exito no campo da batalha espiritual.

4- Nossa mente deve estar conectada a santidade, esse deve ser nossa maneira de viver, ser santo em toda a nossa maneira de existir, todos os níveis de vida, em todos os departamentos de nossa existência, porque? por causa do fato de que o pecado dá legalidade aos demônios, sim é pela iniquidade que o diabo ganha legalidade sobre as áreas mais diversas da nossa vida, por isso nossa conexão com a santidade deve ser em toda a nossa maneira de viver, justamente porque todas as areas devem estar dominadas e seladas pelo Espirito Santo, como identificação de propriedade divina.

5- A renovação da nossa mente também deve ser um principio ativo na vida devocional diária, isso significa progresso espiritual, transformação ascendente, produtividade positiva, aperfeiçoamento da fé, nossa meta e nosso foco é renovação diária da nossa mente, e isso é possível quando abraçamos uma cosmovisão cristã como estilo de viver e pensar, e rejeitamos todo o relativismo decadente de nosso século.

6-  Entendo que diante de nós fluem dois rios, o primeiro procede do trono de Deus, e dele bebemos espiritualmente para saciar o nosso coração sedento, esse rio flui dos Céus, e deve encher nossas vidas até o ponto de transbordar todo o nosso ser, por outro lado flui sobre este mundo o rio da Babilônia, com a sua cultura, com seus costumes e valores decadentes, suas idéias e suas filosofias, qualquer contato com este rio poluído, interfere na nossa vida espiritual autentica

7- Devemos dar um foco central para nossa espiritualidade: Conhecer mais e mais a Cristo, isso deve ser feito com muita tenacidade e toda a disposição, Porque é nesse conhecimento em todos os niveis, no relacionamento com Ele, no conhecimento  teológico, na disposição mental, na centralidade das atividades de nossa imaginação, quanto mais somos íntimos do Senhor, mas a nossa a nossa mente ficará ocupada em todas as áreas pela sua presença e pelas bençãos que Cristo trás consigo para dentro da nossa vida. Ter a experiencia desse estilo de vida é ter a mente revestida pela presença graciosa  e poderosa de Cristo, e ter a mente completamente cingida pela sua presença

8- Qual é a prioridade da nossa vida? são as nossas prioridades que estabelecem os padrões de nossos pensamentos, todo o mecanismo da nossa mente vai girar em torno daquilo que damos mais importância e prioridade.

8- Para que a nossa mente esteja cingida com a verdade, devemos ser seletivos a respeito daquilo que lemos e ouvimos. Creio que as pessoas nunca se firmarão na verdade, lendo livros e artigos ruins, heréticos ou que desviam o coração da verdade. Creio que isso também é assim, quando gastamos tempo assistindo televisão ou ouvindo sermões sem fundamentos espirituais genuínos. 

9-"Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida "— Apocalipse 12:11. A realidade é que não há vitória cristã fora da vitória de Cristo, a nossa vitória é o triunfo da cruz, morremos com Cristo na Cruz, fomos sepultados com Ele no Batismo, ressuscitamos co Ele e estamos assentados em Cristo, como descreve claramente Efésios 2:6. Isso é uma realidade espiritual irrefutável, nossa posição de fé é uma disposição mental antes de ser uma realidade prática. a redenção tem um começo em Cristo e termina em Cristo, nosso pensamento deve estar enraizado nisso, quanto mais temos de Cristo no coração, mas somos cristãos genuínos por fora. Quanto mais nosso pensamento tem de Cristo, mais reais serão as coisas espirituais. Isso é algo maravilhoso, a percepção espiritual das coisas verdadeiras está no fato de que Cristo é verdadeiro na nossa vida.

A vitória de Cristo é a nossa vitória, e a nossa mente deve estar ocupada com essa certeza.

Clavio Juvenal Jacinto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content