quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O desafio da hipocrisia





Jesus denuncia em Mateus 23 a Hipocrisia farisaica, por poderia ser menos que isso! chama os fariseus de raça de víboras, é um confronto frontal com a hipocrisia religiosa.
 A pantomima espiritual de gente sem compromisso com o testemunho, é a matéria prima que o diabo usa para desacreditar o cristianismo. Os falsos cristãos escreveram a história escura da cristandade, enquanto que os verdadeiros, por serem o sal e a luz do mundo, escrevem a verdadeira história do cristianismo.
 Dias atrás alguém lutou com o dilema de convidar ou não certo individuo que pregava bem, mas que estava causando uma série de problemas sociais devido ao mal testemunho e a postura antibíblica diante de certos fatos. A minha posição como obreiro sem duvida, é evitar esse tipo de gente, que muitas vezes profissionaliza com técnicas, um modelo de retórica, para impressionar ouvintes destituídos de senso critico e discernimento espiritual. Alguns meses atrás, apareceu em nossa cidade certo tipo de obreiro com atitudes repugnantes de ar de superioridade, alimentando o próprio ego obscurecido pelo orgulho próprio, as custas de gente cega, sem discernimento que idolatrava-o como se fosse um semi-deus, aliás o culto  personalidade é uma abominação gravíssima em muitos meios evangélicos. Não demorou muito para ruir a reputação falsa desse líder, envolvido em uma série de escândalos, levando-o a vergonha.  O resultado foi a decepção de muita gente, cuja fé cega, está fundamentalmente enraizada no culto a personalidades carismáticas, como esse individuo, que usando de poderes psíquicos, conseguia enganar e ludibriar os incautos. Frente a absurdos como esses, Jesus adverte sobre os falsos profetas e então dá as bases para um discernimento coerente e equilibrado: Os frutos. 
 A hipocrisia é uma doença do caráter e um pecado terrível, Nada pode ser tão nefasto quanto a postura de querer ser o que não é. Nesse caso, ao invés de tomar as pegadas do mestre Jesus, tais pegam o exemplo infame do próprio satanás, pai dos hipócritas, pois ele mesmo tem sido o mestre do disfarce, Paulo o denuncia advertindo e revelando que ele, satanás se transfigura em anjo de luz, porém ai está um luz que não revela a essência da própria pessoa que a emite, em outra passagem das escrituras, Paulo afirma que Satanás, o deus desse século cegou o entendimento dos incrédulos
 Eu desejo afirmar algo radical, o cristianismo não é uma religião ruim, ela só está cheia de hipócritas, a proporção de falsos cristãos é muito maior do que de verdadeiros, e isso atrapalha a visão dos incrédulos que não sabem distinguir as coisas, e nem se dão ao luxo a isso. Assim, ateus e anticristãos usam o material falso para argumentar que estão com a verdade, ou seja, é como um biologo que chega diante de um poeta, e toma os espinhos da roseira, para tentar provar que as rosas são um desastre da natureza. 
 O cristianismo moderno, tem seus agentes que estão longe de uma teologia pratica, aderiram ao pragmatismo, há uma forte tendencia ao egoismo e ao consumismo desenfreado. Comparar a vida dos pioneiros pentecostais que viveram uma vida de sacrifício pelo próximo, com os lideres proeminentes  pentecostais atuais, com todas as suas inclinações materialistas, é um modo eficiente de ver a gritante diferença entre dois estilos de vida cristã, o antigo e o moderno. A prostituição espiritual é evidente, através da mercantilização da fé em muitos setores, o protestantismo apostata está erguendo um verdadeiro império babilônico, e a queda será irreversível!
Mas a hipocrisia muito mais do que um problema religioso, é um problema pessoal, envolve uma série de pessoas que querem uma identidade sem alma, mas é uma questão  pessoal, assim como o verdadeiro cristianismo é. 
 Os hipócritas estão ali, diante de nossos olhos, frequentam nossas reuniões, porém a hipocrisia se torna pérfida e mais maligna na medida em que confronta outros, para exigir um estilo de vida que tais não vivem. Além disso, encontramos um modo inescrupuloso de envernizar e lapidar a hipocrisia a fim de que ela seja mais atraente possível, pois a lógica nos permite concluir que, quanto mais o falso torna-se parecido com o verdadeiro, mais difícil será de distinguir a ambos.
 Como nesse  ultimos dias, vivemos numa cristandade que pode ser chamada de campo de cegos, sendo o numero bem reduzido de pessoas coerentes, que tenham uma visão equilibrada e verdadeira do evangelho, o hipocrita encontra-se em caminho promissor. Não tenho medo de afirmar isso, pois escuto com frequencia o argumento aberrativo e descontextualizado de que não podemos julgar. Assim os cegos espirituais sustentam os falsos cristãos, e lhe dão a cobertura necessaria para que continuem enganando. acho que nada mais correto do que a postura de Nosso Salvador Jesus Cristo ao elogiar a igreja de Efeso, pois eles enfrentaram um dilema, um grande desafio: algumas pseudo cristãos, e com certeza eram lideres, estavam se auto proclamando apostolos de Cristo, Os irmãos da igreja de Efeso testaram a veracidade dessas afirmações, e os acharam mentirosos, eram hipócritas, falsos lideres, obreiros fraudulentos, veja as palavras de Cristo  "Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. "(Apocalipse 2:2)
 Aliás falando sobre a questão do julgamento, foi o próprio salvador quem deu a sentença para os hipocritas, o que precisamos é crer nas palavras do Senhor : "E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes. "(Mateus 24:51)


Que o Senhor nos livre de viver uma vida fingida, mas que cada dia possamos nos parefeiçoar mais e mais na pratica do verdadeiro cristianismo.


Pr Clavio Juvenal Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content