quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Palavras ociosas e os céticos

Palavras ociosas e os céticos

Jesus certa vez afirmou que toda a palavra ociosa que o homem proferir  tera que dar conta no  dia do juizo,( Mateus  12:36) sendo assim, convém vigiarmos sobre tudo o que pronunciamos, o silencio muitas vezes é um ato mais sábio do que as palavras mal ditas. Me veio a memoria uma declaração de um ateu, Ronnie Nieve, lembro-me de ele ter dito que os animais não tem deuses, são mais inteligentes.  Essa é a desgraça lamacenta da incredulidade, fatal para quem assim pensa, pois ao se declarar ateu, classificou o  ateista como de um mesmo nivel como de um animal, porque compartilham de uma mesma  não fé. Essa declaração ociosa, cheia da mais vazia sabedoria, é por si mesma condenatória.  Atado ao fardo insuportavel da incredulidade, vimos como muitos acabam pronunciando coisas sem sentido.  Nietzsche, apostolo da incredulidade, certa vez abraçou um cavalo e pediu perdão a ele, por causa da brutalidade dos homens, em chicotear um animal cansado.  Não quero fazer uma apologia a violencia contra os animais, porque discordo completamente disso, apenas me deter na visão atéia de ver coerencia em pedir perdão para um cavalo chicoteado, mas defender a não existencia de Deus, e por isso mesmo, não deve haver qualquer  necessidade de pedir perdão a Ele. A ofensa a criatura torna-se um fato, mas ao criador tornou-se ao ateismo uma lenda. Assim as palavras tornam-se ociosas, sem direção dfinitiva, a ética dos animais, não é em parte muito diferente dos humanos caidos em muitos casos. No reino animal, uns se dilaceram aos outros, para a sobrevivencia das especies, a  predação é comum entre todos os carnivoros. Além disso, há por exemplo entre os leões a pratica de infanticidio, e o mesmo ocorre com mais de 40  especies de primatas, que tambem em certos casos, assassinam seus proprios  filhotes. Por isso mesmo, eles são mais inteligentes?  Porque não creem em Deus! Claro, a ociosidade das declarações de um ateu sobre esse assunto, são obvias. Essa afirmação nos leva para o campo minado de um relativismo sem ética. Na perspectiva do ceticismo, se busca tudo o que é  falso no cristianismo, para por tudo debaixo  de um mesmo critério, e assim se chegar uma conclusão. É facil citar as cruzadas, e então construir argumentos encima das cruzadas, e então apresentar as provas: esse é o cristianismo! Omie-se fatos como, aqueles que professam o cristianismo e discordam das guerras, da corrupção, e tudo o mais que não representa em atos os valores evangelicos. O ócio dos céticos é não ter um ocupação digna de separar joio de trigo, falso de verdadeiro, praticante de nominal, e se nosso cristianismo está a beira de um colapso  moral nesses ultimos dias, isso não invalida em hipotese  alguma a autenticidade da existencia do verdadeiro.
“Os animais não são mais inteligentes, porque não creem em Deus! Além disso, nosso mundo está em caos, que tipo de dignidade nos pode dar uma visão desse tipo? Em uma das melhores revistas sobre curiosidades, encontramos a informação “Alguns encaram a natureza como uma mãe acolhedora, onde há uma harmonia sagrada em cada ecossistema. Pura ficção. Na vida real, ela está mais para uma madrasta de contos de fada: todos querem matar todos, e muitas vezes de formas tão cruéis que nem os seres humanos as imaginariam. São parasitas que controlam a mente dos hospedeiros - e, sim, isso talvez inclua você - invasores que tomam o lugar de órgãos de outros animais, vespas que criam transgênicos para destruir seu sistema imunológico. Na anarquia indiferente da natureza, não há almoço grátis, e faz-se absolutamente de tudo por um almoço. Compilamos aqui os piores exemplos deste lindo mundo cão em que viemos a nascer. Bom apetite!” (1) Bem vindo ao mundo dos  seres inteligentes porque não creem em Deus!
Ao nos  depararmos com as palavras ociosas, de ateus, seria melhor avisá-los que o silencio deles seria mais produtivo, afinal de contas pra quer defender o nada? Pra quer fazer jogos de palavras e apologia ao que não existe? Porque criar um apostolado, com cartilhas e crenças, criar os absolutos de uma cosmovisão (A evolução, por  exemplo!) e firma-la incondicionalmente como uma doutrin rigida? Lemro-me das palavras de Isaac Asimov: “Eu não tenho provas para confirmar que Deus não existe, mas suspeito disso com tanta força, que não quero perder o tempo” é em confimações ociosas como essas, que me espanto com a forma como alguem define a direção em que deve andar, sem se dar ao luxo de ver se tem outra direção, porque já descobriu que só tem olhos na frente do nariz e por não te-los, atrás nas costas, então não há necessidade de verificar se há outra direção melhor. É isso! As palavras ociosas. É a tolice das vezes declarar que religião não define carater, apresentando a imagem de Hitler, porque o que define o carater de uma pessoa não é o que ele professa, mas sim o que ele pratica alicerçado naquilo que ele realmente cre.
A lógica tona-se irracional, mesmo quando a pessoa é muito inteligente, podemos respeitar o genio de Sthepen Hawkins, e sem duvida, porque não? A questão do respeito ao proximo é uma norma cristã, o amor ao proximo deve ser incondicional, por isso não odeio nenhum ateu. Mas Hawkins algum tempo atrás advertiu sobre a probalidade de uma invasão de Ets, seres alienigenas, que poderiam colocar em risco a vida no planeta terra,(2) algum ateu já viu algum? Mas porque então trabalhar encima da possibilidade de um Alien, sem que haja uma única particulda de evidencia de que exista de fato algum, em alguma parte de universo, e então descartar a possibilidade da existencia de um criador, quando nos somos de alguma forma criados? A força da expressão, é a lógica de que a soma de todos os nadas sempre será nada, assim como 0+0 sempre será 0, é preciso que haja pelo menos 1, para que o resultado seja diferente, só o 1 pode ser somado ao 0 e dar resultados substanciais, e alem disso usa-se muitos zeros, e nada mais teremos, a não ser zeros, é o nada, que não pode agir, porque simplesmente o nada não é. Mas nós somos humanos, há um mundo, há um universo. Essa é a questão! Vejamos emtão como o 1 pôe eficiencia a muitos zeros: 100000000000 assim temos bilhões em evidencia partindo de um acrescentado de muitos zeros, sem a existencia de “1” o zero seria eternamente “0” assim como o nada seria eternamente nada. É isso lógico, e aqui está uma lógica que não nos remete a universo das palavras sem sentido...


Pr  Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content