terça-feira, 16 de dezembro de 2014

FUNDAMENTALISMO CRISTÃO, O QUE VOCE PRECISA SABER!







Por Pr Clavio Juvenal Jacinto.


O mundo ocidental, através da mídia, às vezes é informado sobre a existência de um “fundamentalismo cristão”. O termo fundamentalista,  não tem sentido absoluto, na questão religiosa. Isso deveria ser  esclarecido ao publico em geral. Porque desde que até certo sentido,  o termo fundamentalismo, quando é aplicado a temas religiosos sempre  é usado em
termos pejorativos, no cristianismo evangélico é apenas  identidade teológica conservadora. E não entender isso denigre a  imagem do cristão conservador, como se o fundamentalismo cristão  fosse uma ameaça para a sociedade. O que não é verdade. Enquanto que  o termo fundamentalista é aplicado para grupos radicais islâmicos  intolerantes, que usam da violência e do terrorismo para defenderem  suas posições ideológicas e suas crenças.

O fundamentalismo cristão  é completamente oposto dessa visão. Grande parte dos fundamenlistas  cristãos são inclusive pacifistas, e defendem o direito a vida,  lutando inclusive contra pena de morte, eutanásia e aborto. Alguns são partidários, incluindo o autor desse estudo, da doutrina da não resistência. Com uma ênfase completamente desfavorável ao uso de  todo tipo de armas pelos cristãos, e uma posição oposta aos  conflitos e as guerras e a participação ativa ou passiva dos  cristãos, nas guerras. O fundamentalismo cristão nasceu no inicio do  século passado como um movimento de reação contra o liberalismo  teológico, e não levantou um estandarte com novas doutrinas, mas  simplesmente se originou para firmar as doutrinas históricas do  cristianismo ortodoxo.
Os fundamentalistas cristãos não são extremistas fanáticos e intolerantes, são pessoas de boa índole, prestando respeito ao  próximo, e sempre que age no sentido apologético, combate idéias e  não pessoas.
Pela produção literária, vimos nos autores fundamentalistas  cristãos, os mais teologicamente equilibrados, os mais centrados nas  escrituras. No que tange o exercício da piedade, encontramos nos  textos dos autores do fundamentalismo cristão, os mais nobres. Há  pessoas inteligentes, incluindo cientistas e pessoas de grande  envergadura intelectual. O fundamentalismo cristão respeita a  liberdade de outras crenças. A base do Nosso trabalho missionário é  basicamente favorável a liberdade de decisão. O fundamentalismo  cristão não pratica a conversão a força nem usa métodos de
lavagem  cerebral. Mas respeita a decisão e a liberdade individual de cada cidadão, em qualquer parte desse mundo. se qualquer grupo que se identifica como cristão agir contrariamente a esses princípios , não  é em hipótese alguma uma cristão conservador e bíblico.
O fundamentalismo cristão, é a favor da liberdade de culto, da  liberdade de crença, defende o direito de escolha, sem concordar com  as escolhas erradas. Como um exemplo valido, uma pessoa é respeitada  se escolher ser um bêbado, mas sem no entanto deixarmos de informar  a pessoa que tomou a decisão de ser alcoólatra que o alcoolismo não  é somente um problema, mas um pecado grave. Respeitamos a liberdade  de alguém optar pelo ateísmo ou pelo satanismo, sem, no entanto  concordar com seus ensinos, idéias e praticas. Nossa meta é a paz  com todos os homens, e para isso lutamos para sermos bom exemplo em  todas as áreas da vida. Pois temos a responsabilidade de sermos  exemplos de piedade num mundo moralmente decadente.
Não existe uma guerra “santa” de fundamentalistas cristãos. Não há guerrilhas comandadas por cristãos fundamentalistas. Não temos  homens bombas, nem dominamos as massas para incitar o ódio e a  intolerância. Onde reina o cristianismo bíblico, o budista tem  liberdade de ser budista, o muçulmano tem direito de ler o alcorão e  adorar Alá, o ateu tem direito de não acreditar em Deus, o católico  tem direito de devotar Maria, o supersticioso tem direito de adorar  o sol e o espírita de invocar os mortos. Quanto mais bíblico for o  cristianismo praticado, mais livre será a sociedade. O cristianismo  fundamentalista não é uma sociedade belicosa, não é uma ameaça para  a segurança do estado. Entre os lideres fundamentalistas, de todas  as confissões Cristãs, raramente encontramos nossos lideres envolvidos com escândalos de ordem moral ou monetária. São exemplos  dignos de ordem eclesiástica e de equidade moral. Portanto aqui  estão evidencias claras, de que o fundamentalismo bíblico é uma  bênção, é um movimento pacífico, de ordem moral elevada; não é  ameaçador, mas libertador. É um equivoco interpretar o  fundamentalismo bíblico de forma pejorativa.
Portanto que esse  artigo seja esclarecedor em firmar a verdade de que o fundamentalismo cristão não tem as deficiências do fundamentalismo  extremo e fanático de confissões religiosas não cristãs, e não tem  qualquer similaridade ideológica com tais. Somos pacificadores, e  acima de tudo pregamos o amor, tal como as escrituras ensinam e  exigem de cada cidadão do Céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content