terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A VIDA ABUNDANTE






O SEGREDO DA VIDA ABUNDANTE


Deus criou com sabedoria, todas as coisas.  E com elas, concedeu a dádiva da vida. O mundo está cheio de vida, e a vida torna-se abundante, através dos mecanismos de multiplicação. A arvore gera sementes e assim perpetuam a sua espécie, os animais procriam e também o homem, e assim, também perpetuam cada um, a sua espécie. A vida em nosso planeta é abundante, porque ela partiu de um princípio divino. O contrário da vida é a morte, a morte veio através do pecado, é uma conseqüência do pecado, tal é a gravidade do efeito  do pecado, que a morte também tronou-se abundante nesse mundo. Porem a abundancia produzido pela vida multiplicada vence o efeito devastador da morte. A humanidade desde Caim, com o primeiro homicídio, vem sofrendo e lutando contra a morte, guerras devastadoras, cataclismos e doenças assolam a humanidade, mas hoje somos bilhões de pessoas vivendo em um mundo, que teve um crescimento assustador da população, nos últimos cem anos, mesmo enfrentado duas guerras mundiais.


 Não há necessidade de fazer apologia para evidenciar a existência do pecado, a morte por si só já uma prova concreta de que há algo errado com vida nesse mundo. A morte também se multiplicou, mas ela não foi criada por Deus, ela entrou através do pecado, hoje a morte é abundante na natureza e entre os homens, a natureza do pecado é a multiplicação da morte. Tal efeito, vai além da nossa visão da nossa compreensão convencional, pois também estou incluindo além da morte biológica, também da morte moral, intelectual e espiritual.

Jesus veio trazer vida em abundancia (João 10:10) ele deu a sua própria vida, derramou-a na cruz, por nós. O principio da vida abundante é a multiplicação. Na ordem espiritual isso é um fato extraordinário, a vida abundante é uma realidade acessível por meio de Cristo, porque ele concedeu a vida pela sua morte. A vida abundante que Cristo oferece, [e um fato que pode ser experimentado.
Cristo veio trazer essa vida abundante, ele afirmou que veio trazer essa abundancia de vida, ele mesmo o verbo da vida, o verbo criador, o Filho eterno que se fez carne. (João 1:1) Os céus se moveram com o mover de Cristo, sua descida a esse mundo, fez com que o céus se movessem com Ele, desceu a glória de Deus, desceu o perdão de Deus, abriram-se os Céus por meio de Cristo, pelo menos duas vezes consta nas escrituras que Deus Pai fala dos céus, por causa de Cristo que está aqui na terra, durante o batismo do Senhor e no monte da transfiguração. Estou falando de uma realidade espiritual, a descida e vinda permanente do Espírito Santo Consolador torna essas coisas, um fato. Aqui está algo que gostaria de compartilhar com cada cristão: a vida abundante é um nível espiritual que pode ser alcançado e experimentado, mas assim como existe um princípio na multiplicação da vida natural, assim também é na vida espiritual. Há certas condições e leis dinâmicas que atuam na multiplicação da vida natural, a terra precisa ser arada, a figueira precisa florescer, é preciso que haja condições climáticas, para que uma vegetação se desenvolva com abundancia, olhe para a floresta amazônica em contraste com o deserto do Atacama, no Chile. Existem condições e requisitos naturais para que a vida vegetal se multiplique, a vida biológica também segue seus princípios de multiplicação.  Assim é na vida espiritual, para que haja vida abundante, certos requisitos precisam ser preenchidos.

Agora vejamos alguns dessas exigências para se alcançar a vida abundante e experimentá-la de forma plena em nossas vidas. O primeiro, e certamente o principal requisito é uma vida ligada a videira verdadeira, sem receber a seiva espiritual de Cristo, não podemos ter vida abundante. Isso implica relacionamento profundo e contínuo com o Senhor. Para termos intimidade com o Mestre, precisamos ter uma vida intensa de oração, uma entrega absoluta a Ele, cristãos que querem ter vida abundante, precisam andar no terreno fértil da consagração, quanto maior a intimidade com Cristo, mais vida receberemos com isso. Essa  é uma verdade básica da vida consagrada, quanto mais temos de Cristo, mas teremos vida, quanto menos temos de Cristo, menos vida teremos.

Onde há vida, há vigor e crescimento, onde reina a morte, há deterioração e corrupção,  Cristo é a vida da verdade,  é a vida do caminho,  é a verdade do caminho e a verdade da vida, é o caminho da vida e o caminho da verdade. Enfim é a realidade suprema da vida mais abundante. Mergulhe nesse oceano de vida espiritual abundante, isso é uma escolha pessoal, essa escolha pode desafiar os padrões normais do cristianismo, que está na superfície das coisas superficiais., vivemos hoje uma religião que está morrendo, por falta de realidades espirituais verdadeiras. A igreja moderna tenta sobreviver com uma liturgia  praticamente mecânica e fria, cheias de formalidades e elementos humanos.
Mas Jesus afirma que quem crer nele como diz as escrituras, rios de águas vivas fluirão do seu interior (João 7:38), então porque tanta falta de vigor: a religião árida e infértil é a prova definitiva de uma religião morta. O homem interior deve ser morada do Espírito Santo, Jesus prometeu fazer do cristão morada (João 14:23) então porque aquele que veio transmitir vida em abundancia, não transmite essa vida de onde Ele faz morada? A resposta não é outra a não ser ausência dele.
Além disso, para que vida possa fluir com abundancia, tal como Cristo prometeu, precisamos amar desesperadamente a Deus, não há alguém pela qual possamos amar com todas as nossas forças, a não ser o Deus Triuno. Devemos amar a Deus com todas as nossas capacidades e não amar a nossa vida a te a morte. O nível de uma vida cristã autentica é viver em Cristo e lucrar com a morte. Olhe para a cruz a morte e a ressurreição de Cristo, como através da redenção foram abertas as portas da vida, a ressurreição fez de Cristo o primogênito, e agora está garantida a ressurreição para todos os homens. O homem fecha todas as sepulturas, a morte atinge todos os mortais, mas um dia todas sepulturas se abrirão, tal é o poder da vida abundante de Cristo, que mesmo os não salvos erguerão da tumba, sim até os perdidos alcançarão uma ressurreição! Essa é a vida abundante se manifestando no espaço e no tempo. Salmos 46:4 e Apocalipse 22:1 falam sobre o Rio de Deus, as águas em abundancia que descem do trono de Deus, significa vida abundante, as águas do trono, a água da vida deve fluir através da igreja, dentro da igreja, para a igreja, isso significa, poder glória, unção, ressurreição, vida abundante, consolação, presença poderosa do Espírito Santo, igreja viva é feita de homens santos, cheios, plenos da vida espiritual, essa deve ser a realidade normal de cada cristão, nunca devemos nos conformar com a mediocridade espiritual, nós temos a realidade da vida, ao afirmar ser o caminho a verdade e a vida, Jesus estava falando sobre uma realidade maravilhosa, poderíamos ler sem errar que ele é a realidade da vida perfeita, que começa com o nascer do alto que opera na vida dos redimidos e tem a sua consumação na eternidade, quando todos os reinos pertencerem ao nosso Deus. Você precisa ter fé nessa realidade, a fé [e uma percepção espiritual, faz o coração ir além, penetra no profundo da vida de Cristo, e faz o coração enxergar as abundancias que estão em Cristo, a razão não pode aceitar isso,pois a razão só trabalha na superfície das coisas naturais, a razão trata das coisas comuns a fé mergulha no domínio das coisas extraordinárias. Louvado seja o Senhor nosso Deus, por prover vida em abundancia para a igreja, que o deserto não seja a nossa morada, mel e leite espiritual devem fluir da vida espiritual autentica, o deserto é uma passagem que revela o quanto Deus é vida e o quanto o deserto é morto, e acima de tudo, o quanto dependemos de Deus para atravessar um deserto, as lições do Velho Testamento são claras, a água flui da rocha, e a rocha era Cristo (I Coríntios  10:4) Jesus é o maná que desceu do céu, Todo o princípio de vida está nele, ele mantém a vida abundante dentro da igreja, quando as coisas não funcionam e experimentemos a aridez, talvez estejamos cheio de programações litúrgicas, talvez estejamos completamente cheio de formalismos e boas intenções, mas como a igreja de Laodicéia, coma aparência de ser uma igreja promissora, estava morta, porque aquele que tem vida abundante está fora dela (Apocalipse 3:20)


Pr Clavio Juvenal Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content