quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Verdadeiras evidencias de um cristão cheio do Espirito Santo




Já ouvi falar sobre esse assunto, muitas vezes, o tópico sempre aponta para dos lados, um entendimento na perspectiva pentecostal e outro de acordo com o ponto de vista histórico, não quero entrar nas encruzilhadas da divergência, apenas centralizar os fatos do que significa ser cheio do Espirito Santo, é claro, que o tema é mais amplo, quero apenas deixar alguns princípios evidentes, alguns sinais que confirmam se uma pessoa está ou não cheia do Espirito, para tentar esclarecer certas condutas, dando ao leitor o discernimento espiritual sobre essa importante doutrina das escrituras.

Primeiro: Em Mateus 16:24, Jesus fala sobre uma assunto crucial, seguir Ele tem um custo: Tomar a cruz e negar-se a si mesmo. Dentro dessa visão cristã, a vida cheia do Espirito ´Santo, é uma vida espiritual plena da vida de Cristo e da presença de Cristo, Jesus falou que o mundo não pode receber esse Espirito Santo, Ele é chamado de Consolador (Paraclito) e habitará nos cristãos verdadeiros, e tem a missão de tornar real, a pessoa de Cristo dentro de nós. Por isso ser cheio do Espirito Santo é ter o caráter de Cristo, é ter a vida de Cristo e as virtudes dessa vida fluindo dentro de nós.  Isso significa que todas as áreas de nossa vida estão influenciadas por esse enchimento do Consolador, desde comportamento externo até o mais profundo de nosso coração, todo o homem interior está no controle do Espirito Santo, bem como todos os valores, virtudes e comportamento, interno e externo.

Segundo: Em João 14:17 e 16:13 Jesus chama o Espirito Santo de Espirito de verdade, isso significa que o Espirito Santo é verdadeiro, mas também é a verdade, portanto, ser cheio do Espirito Santo é ser cheio da verdade, a vida espiritual do homem cheio do Espirito é abundante em verdades que são praticadas na vida devocional, sentimental etc. Todas as verdades das escrituras estão nele, ele vive a plenitude das coisas verdadeiras, porque o  Espirito Santo faz abundar nele essas características. Ele é verdadeiro no sentido pleno, e todas  verdades fundamentais estão nele.  Ele ama a verdade, aplica seu coração a verdade, seu caráter é moldado pela verdade, porque ser cheio do Espirito Santo é ser cheia da verdade, de todas as verdades das escrituras.

Terceiro: Jesus em Atos 1;8 fala sobre a promessa de uma virtude, uma força dinâmica, o enchimento do próprio Espirito Santo, isso seria uma capacidade dinâmica dada pela presença plena do Espirito Santo na vida do cristão, dando lhe a capacidade de vencer o pecado e combater a fé cristã com perseverança. A maior parte dos leitores das escrituras ficam em Atos dos 2, no derramamento que ocorreu no cenáculo, acontece que o resultado da vida cheia do Espirito vai além, ela prepara Estevão e Tiago para o martírio, isso nos leva de novo para Atos 1;8, poder para ser testemunha.  você entende isso?  jamais podemos ignorar isso, o proposito do enchimento do Espirito Santo, é capacitar o cristão a viver o evangelho e a morrer por ele. O caminho da vida cheia de Espirito é glória mesmo no martírio, não amaram as suas vidas até a morte, essa é característica do mais que vencedor, tão bem descritas num paralelo entre Apocalipse 12:11 com Romanos 8:37. Homens e mulheres, todos cheios do Espirito Santo, desfrutam da glória das alturas, até mesmo diante da confrontação violenta do mundo, o Céu, Cristo, eram tão reais para eles, que viver era Cristo e morrer era lucro! Ser cheio do Espirito Santo é ter a experiencia da glória de Deus e ter a coragem de morrer por Ele.

Quarto: Em João 16;14, Jesus fala sobre a missão do Espirito Santo, seu papel no cristão é glorificar a Cristo, sabe o que significa isso? quanto mais cheio do Espirito Santo, mais Cristo cresce e mais o homem diminui, ser cheio do Espirito Santo é ter o ego reduzido a zero, quanto mais o Espirito Santo se plenifica dentro de um cristão, menos egoísta e mundano ele torna-se. Não há nele sinal de nenhuma sensualidade, os traços da carnalidade desaparecem, não há espaço nenhum para o orgulho nem qualquer tipo de inveja, porque? porque quando o Espirito Santo enche um homem, revela ao coração todas as riquezas de Cristo, Ele, Cristo, torna-se preeminente (Colossenses 1;18). Quando as coisas mais elevadas começam a ser sentidas por homens que vivem nesse mundo, o que mais resta senão uma sensação de cair aos pés daquele que é misericordioso, pois vimos o confronto hediondo do mundo contra o Santo, e temos percepção da gravidade do pecado na sua essência e na afronta contra um Deus Santo. Ser cheio do Espirito Santo faz um homem ser extremamente piedoso.

Quinto: Em Ezequiel 36:27 e 37:14 o Senhor promete encher-nos com o Espirito Santo, com que propósito? para que possamos guardar os seus estatutos, não é de admirar que em Atos 5;32 nos é ensinado que o Espirito Santo é dado aos que obedecem, porque uma pessoa cheia do Espirito Santo, ama os estatutos, os juízos e os mandamentos de Deus, ele é apaixonado pela sã doutrina, nunca se conforma com esse século, leva a sério as coisas santas, tem zelo profundo, medita nos mandamentos, Salmo 119 é uma realidade contínua em sua vida, porque ele é Cheio do Espirito Santo, não seria nada algo incomum que a relação entre as escrituras e o cristão pleno da presença do Espirito que inspirou as escrituras, estivessem num relacionamento tão intimo, que bíblia e crente estão numa unidade indissolúvel, e numa harmonia indiscutível.


Sexto: Em Atos 2: 43 e 44, vimos como ser cheio do Espirito Santo é ser cheio de fervor espiritual, as coisas são assim, um enchimento traz resultados magníficos, e onde há homens cheios do Espirito Santo, há fervor, e onde há fervor há poder, e onde há poder, há oração, sim oração e mais oração, nunca que uma vida cheia do Espirito leva o homem por outro caminho, NUNCA!
 Ser cheio do Espirito Santo é ser cheio de boas obras, é ser cheio de oração, é ser cheio de jejuns, é ser cheio de amor ao próximo, é ser cheio de consagração, é ser cheio de leitura das escrituras, é ser cheio de ir adorar a Deus em Espirito e em verdade, junto com outros cristãos, ser cheio do Espirito Santo é ser cheio de obediência, é ser saturado de santidade.

Sétimo: Em Romanos 8:9 Paulo afirma que aquele que não tem o Espirito de Cristo, esse tal não é dele, simples e direto! então porque não atentamos com mais atenção aos resultados de um verdadeiro enchimento, ao invés de procurarmos por métodos psicológicos e emocionais, fogo que se dissipa rapido e não tem poder de queimar as escórias do pecado, e fazer com que a alma reflita a face do Cristo glorioso? Sim amado leitor! o povo que estava no cenáculo no dia do pentecostes, não estavam num iate tirando férias, não vieram de uma churrascada, não! mil vezes não! eles não vieram de um passeio, não vieram de uma festa, não vieram de uma balada ou de um jogo de futebol, eles estavam separados, estavam consagrados, estavam em oração, estavam desligados do mundo consumista, estavam ali, unidos num proposito com tenacidade e paciência. E você, por onde anda? que tipo de avivamento você tem visto ultimamente?

Pr Clavio Juvenal Jacinto
Igreja Evangelica Caminho Da Paz
Paulo Lopes SC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content