quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

DEUS NÃO SE IMPORTA COM A SUA APARENCIA?



Deus não se interessa pela aparência?

Você já ouviu o argumento de que Deus não olha para a aparência, e sim para o coração, sem duvida, muitos citam a passagem de I Samuel 16, quando pela ocasião em que Samuel vai ungir um dos filhos de Jessé, acaba se impressionando pela aparência dos irmãos de Davi. De fato Deus fala que não olha para a aparência e sim para o coração, porém isso nunca deve servir de suporte para argumentar que Deus não se preocupa ou não se interessa com o nosso exterior ou com a nossa aparência exterior. Bem, em primeiro lugar devemos entender o contexto de I Samuel 16, porque na família de Jessé, Davi era discriminado porque era ruivo, portanto o contexto nos faz entender que ao citar que Deus não olha para a aparência, ele está lidando com a questão racial, não com questão de roupas ou vaidades. Em segundo lugar, Deus se interessa com a aparência que se harmoniza com o interior, Deus não aprova o disfarce, o farisaísmo e hipocrisia, por isso mesmo, de nada adiante disfarçar ter virtudes no lado exterior, quando o coração está corrompido, desse problema tratou Jesus, confrontando os fariseus em Mateus 23, chamando-os de sepulcros caiados, bonitos por fora mas corrompidos por dentro.  O contexto da passagem de Samuel deve ser entendido dentro dessa perspectiva, de outra forma. Estaremos torcendo as escrituras, para ensinar o que ela não aprova e nem apóia. Deus se interessa pela nossa aparência, e quero citar algumas provas concretas.

Primeira prova. Genesis 3, na queda do homem, após o pecado, o homem percebeu que estava nu, e então se escondeu, no dialogo entre Deus e o homem, vimos como a nudez parcial do primeiro casal, forçou eles, a se esconderem da presença do Senhor. Deus então sacrificou um animal, para fazer a ambos uma túnica, para que o corpo fosse coberto. Portanto é lógico e racional concluir que se Deus não se importasse com a aparência, então Ele teria chamado os dois, até a sua presença, Ele simplesmente teria dito a Adão que não se importava com a sua nudez, porque Ele não está interessado com a aparência e sim com o coração. Mas Deus não agiu assim, Ele se importou com a aparência de ambos, e lemos em Genesis 3:21 que ambos, Adão e Eva receberam da parte de Deus, vestes para cobrirem o corpo, e mudar a aparência, de sensuais para discretos.

Segunda prova. Em Exodo 28, está registrado as normas das vestes sacerdotais de Aarão, elas deveriam ser santas, as vestes do sacerdote eram vestes discretas e santas, eram distintas, porque Deus se importa sim com a aparência, como se importou com o modo com que Aarão deveria ser vestir, ou seja com vestes santas, esse padrão nunca mudou, principalmente para os cristãos da nova aliança que também exercem um sacerdócio universal (I Pedro 2:9), isso já seria o suficiente para provar que Deus se interessa com a aparência de seus filhos, mas vamos a frente

Terceira prova.Deuteronômio 22:5 Deus ordena a distinção de vestes, não aprova a moda unissex, mas ordena que haja distinção nas vestes do povo de Deus, o homem não deve usar roupa de mulher e vice e versa, portanto, sem argumentar mais. DEUS SE IMPORTA COM O EXTERIOR, de outra forma, jamais o Espírito Santo teria inspirado Moisés a escrever essa passagem!

Quarta prova: I Timóteo 2:9 Paulo admoesta as mulheres cristãs a se vestirem com pudor e decência. Ora como Deus então não se interessa com a aparência? Só falsos mestres e indoutos podem seguir com uma argumentação tão falaciosa  de que "Deus não se importa com a aparência” O texto acima desmente completamente tal heresia.

Quinta prova: Apocalipse 6:11. Os santos ganharam vestidos brancos e compridos até os pés, não eram bermudas nem mini-saias, eram vestes compridas e brancas, os santos não estavam nus lá no céu, também as vestes são caracterizadas por decência e eram vestes limpas, brancas, símbolos da pureza, então como argumentar contra isso?

Sexta prova. Havia na igreja de Laodicéia o mal da nudez, da sensualidade, e essa igreja é reprovada por Cristo, então Cristo aconselha que comprem colírios para que vejam o estado lastimável em que se encontram, porque Ele o Senhor, se importa sim com a aparência, e quando a aparência é de mundana, sensual e apostata, está claro pelo texto de Apocalipse 3:18 e seu contexto, que Deus reprova essa aparencia mundana e se importa com a aparência cuja a marca é a santidade. Aconselho que nessas alturas, os defensores do ensino de que Deus não se importa com aparência, também comprem colírios para enxergarem o claro ensino das escrituras.

Sétima prova. I Coríntios 11:9 ensina que é desonra ao homem ter cabelo comprido, veja todo o contexto do capitulo 11 dessa epistola, você vai ver que Deus está tratando do assunto da aparência do homem e da mulher, ora se Deus não se importasse com a aparência de seus filhos, então porque Paulo escreveu isso, porque o Espírito Santo inspirou os outros autores a escrever? Veja você mesmo, em Êxodo 28:42 e 43, que o Senhor deu a Moisés outras instruções para as vestes de Aarão, o corpo deveria ser bem coberto, sem nenhum traço de sensualidade. Por isso, amigo e irmão, ensinar que Deus não se importa com as aparências mas só com o coração é uma doutrina fraudulenta, não tem o apoio geral da revelação e  confronta os ensinos claros dos princípios divinos



Clavio Juvenal Jacinto

Aconselho a leitura do artigo Que Vestirei?

http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/Comigo/AVestimentaDaCrente.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content