terça-feira, 17 de março de 2015

Falsos Cristos e Visão Espiritual




O grande desafio nos nossos tempos é termos luz para termos discernimentos e consciência de fatos para termos sobriedade. A grande marca de um cristão é a sua sobriedade, a sua vigilância, seu preparo espiritual, para confrontar os desafios dos últimos dias. Nesse tempo de grande confusão, cada cristão tem um chamado em particular para permanecer em sua firmeza, pois que nossos dias são assinaladas por mornidão, apostasia, sinais e maravilhas de mentira, e outras coisas que aceleram o dia do juízo. Dias atrás preguei em uma igreja, em uma cidade próxima, fiz uma exposição bíblica sobre o fato e a responsabilidade do cristão ser luz. Quando Jesus afirmou que somos a luz do mundo, ele deu também as condições sobre ter eficiência em sermos aluz do mundo (Leia Mateus 5:14 a 16). O mestre e Salvador, afirmou que não podemos esconder essa luz. Olhando para a parábola dos talentos em Mateus 25, vimos como existe a possibilidade de se esconder algo que tem outra função. A luz tem a função de iluminar. Somos um povo chamado para andar por um caminho de luz, a bíblia nos ensina que a vereda do justo é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Provérbios 4:18) Então o Cristão é chamado para andar por um caminho que amanhece, ou seja, a luz deve triunfar sobre o nosso caminho. Em I João 1:5 está escrito que Deus é luz e não existe nEle nenhuma treva, então veja que dentro de toda a revelação bíblica, somos chamados para sermos luz, andar por um caminho de luz, e servir ao SENHOR da luz. Em outra parte Cristo mesmo afirma que Ele é a luz do mundo, e quem segue Ele não andará em trevas. A luz nos concede discernimento e revelação.
 Jesus, e Paulo, ambos fazer muitas advertências sobre os últimos tempos, além das dificuldades, por causa do extremo engano, ainda haveria uma multiplicação de iniquidade e o esfriamento do amor. Todas essas implicações de decadência em sua sociedade que se parecerá muito com os tempos de Noé. 
A grande onda de falsos avivamentos que surge no cenário social, pouco tem a ver com o avivamento biblico. Hoje, lideres em trevas espirituais, entendem que o avivamento é ter igrejas cheias, pessoas que decidem frequentar a igreja e tornar-se membro de uma denominação. Ouvi ainda pouco tempo, um homem de Deus, reclamando sobre a condição dos púlpitos modernos, onde ele lamentava a omissão da verdade, por parte dos pregadores. A grande marca da pregação moderna, é fazer com que as pessoas se sintam otimistas, e tenham uma visão extremamente materialista e hedonista no mundo
Mas muito mais do que a ideia de se ter templos lotados, o verdadeiro avivamento produz uma transformação interior na vida do pecador, uma transformação radical. Apontando para certas pessoas que foram fieis candidatas para descerem as águas batismais, somente para dar numero ao rol de membros de alguma igrejas e mostrar a todos, o crescimento acelerado de tal denominação, posso concluir o estado lastimável da visão dos homens de frente de trabalho.
 O que fazer nesse mar de confusão? primeiro, temos que estar cientes de precisamos normalizar a nossa vida com os padrões da vida cristã prescritas no novo testamento. Não devemos seguir o que é conveniente, mas o que é certo. Certa vez, ajudei alguém a se erguer do monturo espiritual em que se encontrava, qualquer um podia notar nesse homem, uma chamada ministerial, porém julgou ser mais conveniente procurar tornar-se membro de uma denominação cujos templos estavam mais cheios, e hoje vejo como tal irmão sucumbiu na vida espiritual, e está praticamente com a vida cristã arrasada.
O medo das criticas. Outro fato, é muitos temem tomar decisões porque temem as criticas dos outros, preferem enfrentar a reprovação divina do que a reprovação dos homens, esses são dias de de ouvir conselhos radicais, se viver o evangelho de forma radical e procurar sempre tomar as decisões mais radicais. E isso traz muitas implicações pessoais para pessoas que não são firmes em suas convicções doutrinarias. Paulo nos admoesta em Filipenses 2:15 a enxergar as coisas de maneira correta. Como vimos essa geração? ela de fato é corrompida aos nossos olhos? então porque o nosso estilo de vida não incomoda o mundo e a sociedade a nossa volta? Todas as vezes em que o mundo para de perseguir a igreja, porque os cristãos não confrontam os valores caidos do mundo, com seus valores basicos do evangelho, o prejuizo sempre será da igreja. A tregua com o mundo joga a igreja no lamaçal da apostasia e nos baixos padrões da mornidão espiritual. A grande enfase dada ao pragmatismo, ao materialismo e ao hedonismo, nos deve fazer parar para refletirmos se em muitos lugares não ocorre um paralelo com a igreja de Laodicéia. Essa era uma igreja cristã sem Cristo, era vazia de vida, porque Jesus o caminho a  verdade e a vida não estava lá, no centro, ele estava do lado de fora batendo na porta(Apocalipse 3:20)
Talvez em tempos de grandes crises espirituais, como a nossa época, em que comer e beber é um suporte valido para identificar-nos como supostamente, uma geração abençoada. Tempo em que vimos a suntuosidade dos templos, a multiplicação de rebanhos e o alto índice de prosperidade material como sinal de aprovação divina, tudo isso é um engano perigoso, e geralmente quase sempre encontramos isso como sinal de orgulho naqueles que querem ver o exito material e no hedonismo, uma base solida para impor a sua esperança da aprovação divina.
 Mas o que vimos hoje, na maioria das igrejas evangelicas modernas? simples aceitação de um outro Cristo. Um substituto ao verdadeiro que é rejeitado. Veja bem: como se identifica que o verdadeiro Cristo não está por tras de uma denominação cristã? quando a doutrina de Cristo, tal como é descrita nos evangelhos e no novo testamento não é mais pregada. E veja bem, que a doutrina da cruz, do convite a negar-se a si mesmo, padecer por Cristo, a proclamação a santidade radical, aos jejuns e a humilhação, ao quebrantamento e a mortificação da carne, a proclamação ao arrependimento dos pecados, a denuncia severa contra o mundanismo, nem mesmo o custo do discipulado para servir verdadeiramente a Cristo é estipulada. Essa séria omissão das doutrinas de Cristo, dos púlpitos modernos, é uma prova cabal, de que Ele já foi rejeitado, substituído por outro Jesus. Um Jesus que só quer o coração, que aceita a substituição da oração por muito louvor, um cristo que aceita a sensualidade das roupas dentro dos templos, um cristo que aceita o mundanismo, um cristo que aceita a mentira, a hipocrisia,  que promove o ecumenismo, que aceita a teatralização do evangelho, que concorda com a psicologia, que enriquece, dá muito dinheiro, é uma especie de garçom celestial, que vem pra abençoar, para dar, para curar. Esse outro cristo,  é imperceptível aos olhos da maioria. E quando Jesus adverte em Mateus 24:24 que surgirão falsos Cristos e Falsos profetas que enganarão a muito, quase a maioria esmagadora, procura sempre esses falsos cristos lá no mundo, e de fato encontra muitos lá. Mas nunca tem o discernimento suficiente, para enxergar com coerência, que muitos falsos cristos estão encima dos púlpitos, pastores estão servindo a esses falsos cristos, e ele tem uma aceitação extraordinária pelos cristãos modernos. E é lógico, porquanto, o verdadeiro Cristo manda tomar uma cruz, negar-se a si mesmo, o falso lhe oferece dinheiro, conforto. Enquanto que o verdadeiro julga e peleja com justiça, o falso tolera o pecado, aceita o amaziamento e o divorcio de forma normal, aceita a erotização da moda etc. Enquanto o verdadeiro castiga e repreende a todos que amam a Ele, sim o verdadeiro Cristo odeia as falsas doutrinas, pois lemos tudo isso em Apocalipse 3:19  e 2:6. Todas as vezes que abrires o livro de Apocalipse verás o caráter do verdadeiro Cristo, leia as cartas destinadas as setes igrejas da Asia, é ali que encontramos o Verdadeiro Cristo em sua relação com as igrejas daquela época. Mas hoje, muito servem a outro Cristo, um cristo que Tolera Jezabel, um Cristo que não se importa com a nudez, um Cristo que não se importa os nicolitas, que não se importa com as doutrinas de Balaque e Balaão, porque muitos ensinam que esse cristo (o falso) é amor. Sim concordo que Cristo é amor, mas o amor de Cristo é um amor verdadeiro, e ele diz claramente que odeia as obras dos nicolaítas, por exemplo, pois o verdadeiro Cristo não ama o pecado, não ama o erro, não ama as falsas doutrinas, não ama a heresia, não ama a apostasia, não ama o mundanismo, mil vezes afirmo JESUS NÃO AMA NADA DISSO!
Olhemos para o estilo de vida dos santos na época do diluvio, Enoque era um profeta solitário, sua vida de devoção pode ser vista de forma clara. Ele era um homem solitário. Elias se sentiu solitário, pois até pensava que durante a crise espiritual do seu tempo não haveriam mais homens fiéis. Todos estavam seguindo curso da religião profanada, é um  grande desafio ser a minoria, em uma época que se acredita falsamente que a a verdade está onde existem muita gente. Não se engane! o verdadeiro Cristo esta ausente de muitas vidas, de muitos púlpitos e de muitas igrejas, e é trágico concluir que  como a igreja de Laodicéia, os que fazem parte da apostasia reinante, não sintam essa ausência, porque o verdadeiro foi substituído pelo falso, ou seja, não ficou uma ausência. A saída do verdadeiro sempre dá lugar para um falso enganar. é isso que ocorre em nossos dias.
Paulo exorta a não mover-se facilmente de nosso entendimento (II Tess 2:2) O cristianismo sempre foi um caminho estreito, jamais devemos nos esquecer das informações detalhadas de Cristo sobre as questões espirituais, no final das contas, se não olharmos para o autor e consumador da fé, sempre ficaremos com os prejuízos, e para alguns esses prejuízos serão irreversíveis. Procure viver a vida cristã de forma digna, conforme a vocação da sua chamada. Buscando sempre a excelencia, viver conforme os padrões das escrituras, procure se reunir sempre, onde a biblia está sendo pregada com pureza, onde a exposição biblica de forma coerente e real, seja uma das marcas distintas dessa igreja. 

DEUS Abençoe a todos


Pr Clavio J. Jacinto
Igreja Evangelica Caminho da Paz
Paulo Lopes SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content