sábado, 28 de março de 2015

O HOMEM TRANSFORMADO

  O HOMEM TRANSFORMADO





Se alguem está em Cristo nova criatura, as coisas antigas se passaram, tudo se faz novo
II Corintios 5:17

 Ontem li uma matéria sobre a condição psicológica do co-piloto alemão que conduziu de forma sinistra o avião da Germanwings para a destruição, fazendo a aeronave chocar-se em uma montanha escarpada nos Andes franceses, matando 149 pessoas, e tirando a sua própria vida.  Fato chocante! Um homem usa um avião para transformá-lo numa arma fatal, destruindo vidas e sonhos de tantas pessoas, inclusive jovens estudantes.  O interessante na matéria, seria a abordagem psicológica do co-piloto, se trancafiou-se no cockpit, num momento oportuno, e lançou a aeronave num paredão montanhoso. Que prazer, poderia sentir aquele homem, em uns breves momentos, em sentir-se pronto para dar cabo a sua própria vida, levando consigo, mais de uma centena de pessoas desesperadas, naqueles minutos que antecederam o choque do avião com uma montanha?
 A tese, da matéria era sobre algo incomum, o homem sinistro, que dorme dentro de pessoas que parecem ter aparência comum. Parece que algo estava adormecido naquele homem, escondido por trás de sua mente, e que num momento oportuno, despertou-se, e manifestou-se de forma tão terrível, que a sangue frio, levou a cabo intentos sinistros.
Que o homem, pessoal ou coletivo, carrega dentro de si, um velho homem natural, caído e aberto para influencias diabólicas, não há duvida nenhuma. A maldade do homem não tem limites. Pesquise sobre a segunda guerra mundial, o cerco de Leningrado e o conflito sangrento travado em Stalingrado, veja os campos de concentração nazistas, os Kamikazes japoneses , as bombas sobre Hiroshima e Nagazaki, tudo isso reflete a condição humana caída. Porém, essa velha natureza monstruosa, que faz pessoas pacatas se transformarem em cruéis e sinistras em tempos de crises e guerras, não deveria nunca existir em homens transformados pelo evangelho.
Aqui está a diferença: parece que o mundo materialista e ateu, vê a religião como um mal, uma ameaça a humanidade. A história parece favorecer uma tese superficial sobre essa questão, porém os fatos são outros. SE olharmos para o testemunho e a conduta dos falsos cristãos, sem duvida, o mundo incrédulo teria prova suficiente, para provar algo desfavorável com relação a religião. Mas a questão que deve predominar é que enquanto o falso cristianismo produz evidencias desfavoraceis ao verdadeiro cristianismo, o verdadeiro tende a produzir as evidencias necessárias. O problema é que pessoas incrédulas, não sabem fazer essa distinção. Por exemplo, na Alemanha nazista, parte do povo envolvido com o nazismo se dia evangélica, o luteranismo predomina em diversas regiões da Alemanha, mutos lideres eclesiásticos apoiaram o regime, mas aqui está a questão: tais pessoas que professavam a fé  cristã, eram de fato pessoa s transformadas? Se alguém está em Cristo. É uma posição espiritual relevante. O novo nascimento não é uma mudança de habito, é uma mudança de natureza, é uma mudança de coração, não se trata de algo completamente vago e superficial. É uma transformação profunda de nosso caráter, um processo que continua para toda a vida, e que tem um processo interior, fazer com que tudo em nós se aproxime, se pareça com Cristo (Romanos 8:29) Hoje não é diferente, há muita gente escondida por trás de uma religião superficial, gente que professa o cristianismo, mas nunca nasceram de novo, nunca tiveram uma natureza interior transformada. Essa é a grande verdade. Não existe algo como uma nação cristã. Os que professam o cristianismo atualmente, bem como em outras épocas, na sua maioria nunca teve um arrependimento sincero para crer no evangelho, embora isso seja um ensino fundamental das escrituras (Marcos 1:15)
Pessoas transformadas pelo evangelho, vivem numa vida espiritual elevada, elas tornam-se co-participantes da natureza divina, isso não significa que tornam-se pequenos deuses, participar da natureza divina é receber as virtudes do Senhor, por intermédio do novo nascimento, e isso faz com que nosso caráter fique aperfeiçoado, santificado e consagrado. Infelizmente, não vimos essas características em muita gente que se diz cristã. Não estou falando sobre pessoas perfeitas, porque eu creio no aperfeiçoamento continuo, no progresso espiritual, no desenvolvimento progressivo do caráter, porém, um cristão verdadeiro não esconde um mosntro dentro de si. Isso é impossível, porque o que vai viver lá dentro do coração é Cristo, e todo cristão sabe que a residência espiritual do Senhor, no homem interior, tende sempre a tornar-se um meio pelo qual o Senhor preside a nossa vida. Assim, entendo que, a lapidação do caráter, ma frutificação espiritual, a santidade da vida, o amor, e todas as virtudes divinas crescem na vida do devoto, do homem transformado. Se alguém está em Cristo, nova criatura é.
Somos convocados para vivermos uma vida honesta, Paulo nos identifica como luzeiros, vivendo em uma sociedade corrompida e perversa(Filipenses 2:15). Se existem homens justos sobre a terra, todo cristão deve ser um, pois o conselho de Cristo é buscarmos o Reino de Deus e a sua justiça (Mateus 6;33). O homem transformado, tem seu passado desintegrado, seu presente santificado, e sua eternidade perfeita. Mas as obras de um verdadeiro homem transformado pelo evangelho de Cristo, tem características distintas de um homem comum, perdido. Um homem transformado, está em Cristo, a vida de ressurreição de Cristo está nele, ele está em Cristo, nova Criatura é. Um  homem transformado frente a humanidade perdida. O perfil de um homem santo, é que ele é irrepreensível em todos os seus caminhos. É pacifico, é amoroso, é misericordiosa, é manso, é tranqüilo, é coerente, é sóbrio, é prudente, é sábio, é justo, porque tudo se fez novo.
João Crisostomo dizia que os cristãos demolem mais o cristianismo do que os inimigos e adversários. Talvez ele tenha uma razão nisso, porque parte daqueles que professam serem cristãos, negam com as suas obras. Mas as obras de uma pessoa, apenas denuncia que tipo de pessoa que ela é, e se uma pessoa revela ser sádica, maligna, injusta, rancorosa, homicida, fraudulenta, hipócrita, insana, desequilibrada, violenta, maldizente, apenas insiste em identificar-se como uma pessoa que nunca experimentou o novo nascimento. Não é cristã de verdade, porque Nunca passou pela transformação de uma nova criatura. Não é um novo homem criado em justiça e santidade. Se nele permanecem as características de um homem carnal, sensual, pecador, então ela pode ter mudado de idéias, nunca passado por uma transformação de vida. O que faz você pensar que é cristão? Desceu as águas batismais  ou respondeu positivamente ao apelo para “aceitar Jesus”? nada disso torna um homem verdadeiro cristão. O novo nascimento, este introduz o homem na vida transformada, e não há transformação autentica, se antes não existir um arrependimento por parte de uma pessoa, que reconheça ser pecadora, perdida e condenada, e que só Cristo pode salva-la dessa situação extremamente terrível. (Lucas 13:3).
Eu não creio em outro meio de tornar-se verdadeiro cristão, quantas pessoas estão sendo enganadas por falsos discursos. Porém só há um meio de tornar-se cristão: arrependimento dos pecados, reconhecimento desse fato, entregar-se a Cristo e aceitar o sacrifício redentor de Cristo, para em seguida viver a vida cristã transformada pelo novo nascimento que o Senhor lhe outorga mediante o arrependimento e a conversão. E então você não passa a viver mais de modo ilícito, seu velho homem precisa morrer, para que uma nova natureza venha. Ou no dizer de Paulo:”Para mim o viver é Cristo”, não era Paulo que vivia, era Cristo quem vivia em Paulo. Essa vida espiritual era um tipo de vida revolucionaria. Quando um pecador recebe essa transformação, sua vida pessoal e social muda radicalmente, pois ele sai do império das trevas, sai da escuridão, sai da condição de pobre condenado, para salvo bem aventurado, acredite! Pelo fato do caminho ser estreito, são poucos, os que realmente estão em Cristo e são novas criaturas. Não se engane! As igrejas cristãs modernas estão cheias de gente, que nunca passaram pelo arrependimento de seus próprios pecados(A maior parte, nem sequer tem idéia do que isso significa) Nunca reconheceram que eram pecadoras, elas são ensinadas falsamente  a ver a cruz como um ato de amor, quando na verdade a cruz é um juízo terrível, por causa de nossos pecados. O amor não está na cruz, está no coração de Deus por te dado seu Filho por nós. A ilusão espiritual, leva os incautos a viverem um falso cristianismo.  Que o SEenhor te ilumine sobre esse assunto.

Leia Colossenses 1: a 11

Pr Clavio Juvenal Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content