sexta-feira, 24 de abril de 2015

NOBREZA ESPIRITUAL




Todo o cristão deve prezar pelas coisas mais valiosas, com respeito as coisas espirituais, trata-se de algo fundamental. O verdadeiro cristão nunca deve abrir mão do estudo das escrituras. Cada crente deve fazer da Bíblia, um livro intimo e familiar.

 Em Atos 17:11, vimos como os cristãos bereanos agiram, e foram considerados como mais nobres, do que outros cristãos. Eles conferiram se a teologia de Paulo estava de acordo com as escrituras! Você faz isso? ou você crer, que tudo o que se pronuncia de um púlpito é a verdade? a verdade está sempre nas escrituras, por isso, cada pregação deve ser confrontada com a Bíblia! isso é o minimo que um cristão coerente e prudente pode fazer. A sã doutrina faz com que o cristão tenha uma vida espiritual saudável, e Paulo nos admoesta a prega-la (Tito 2:1) As escrituras são nosso prumo, em qualquer questão doutrinaria, é importante pesarmos as coisas espirituais na balança das escrituras.
 Em tempos de grande confusão, onde se prega tantas heresias, onde surgem tantas revelações anti-biblicas, se faz necessario que cada cristão se apegue mais e mais aos conselhos eternos das sagradas escrituras. Só assim, estaremos salvo dos ventos de doutrinas estranhas que não cessam de soprar nesses últimos dias. Ler e estudar, memorizar e pensar biblicamente é uma forma segura de viver a vida cristã nesses tempos finais. Essa não é uma simples alternativa, é uma questão de vida ou morte. Pois o engano espiritual produzem consequências eternas. Só os que conhecem as escrituras, só os que tem intimidade com as escrituras, só os que compreendem, pela unção do Espirito Santo, os fundamentos doutrinário das escrituras, estão aptos para sobreviverem nessa onda de falsos doutores e falsos profetas que surgem todos os dias no cenário cristão mundial.. Esse é o tempo que temos muitas biblias e poucos leitores. É irônico, mas o cristão moderno deveria ser chamado de espiritual, mas ao invés disso, ele é mistico, é emocional e quase que analfabeto nas escrituras. Dai porque tanta gente é enganada. Pense no cenário atual. Igrejas que pregam as escrituras, que ensinam os valores do Reino dos Céus, que pregam os valores do sermão da montanha, que ensinam  sobre as veredas antigas, são tachadas de legalistas, antiquadas e estão fora de moda. O cristianismo conservador é extremamente bíblico, enquanto que o cristianismo liberal é mistico, magico, emocional, humanista, pragmático e materialista, e há uma diferença muito grande entre essas duas correntes, enquanto que o cristianismo bíblico adota os valores e os princípios das escrituras em seu todo, o liberal usa as partes que lhe convém, associa as escrituras com técnicas hipnóticas, de persuasão, estrategias de marketing, valores humanistas e doutrinas psicológicas, dá uma pitada de egoismo, e está feita a salada espiritual.  Há muita partes das escrituras, que são evitadas, doutrinas que Paulo enfatizou são evitadas, textos completos que falam sobre a mortificação da carne, por exemplo são evitados. O povo não quer ouvir o som suave da exortação do Espirito Santo, antes quer ouvir o barulho da emoção. Não querem ser confrontados pelas verdades das escrituras, simplesmente querem ser anestesiados com o veneno das heresias.  Mas os crentes bereanos não eram liberais, eram bíblicos. A bussola espiritual deles eram as escrituras. E quando Paulo, o teólogo por excelência, com toda a sua bagagem de espiritualidade e conhecimento, vai pregar lá, os bereanos não ficam a esmo, vão conferir tudo, para saber se de fato estava a doutrina de Paulo estava em harmonia com a revelação das escrituras. Que atitude! imagine, milhões de cristãos, conferindo com dedicação, prudencia e afinco, o que as escrituras de fato, falam a respeito do que se prega hoje na mídia.

 Antes de terminar, ainda gostaria de falar sobre a questão da atitude e a vida cristã. Desculpem-me por tocar nesse assunto, muitos falam sobre ortodoxia, mas esquecem da ortopraxia. Ter a atitude correta, e não somente ter a doutrina correta. Aquele que acredita na maldição eterna do inferno, e continua pecando, contradiz com as ações aquilo que professa. Eu convivi durante todos esses anos, com crentes que eram heréticos em suas ações. Professavam a doutrina cristã de modo coerente, mas agiam como oportunistas (principalmente em época de eleições) outros seguiam o caminho da conveniência (não denunciavam pecados, com medo de perder dízimos gordos) Há um percentual cada vez mais crescente de pessoas que professam a vida cristã,e adotam um estilo de vida completamente divorciado da ética e dos princípios cristãos. A nobreza espiritual consiste em ter ações corretas, pensamentos corretos, cujo resultado é consequente de ter a são doutrina. A verdade é que são poucos os cristãos que estão de acordo com o esses princípios expostos aqui, minha esperança é que você esteja entre esses poucos...



Alguns versículos bíblicos que falam sobre o assunto: II Timoteo 2:15, João 5:39, Isaías 8:20 II Timóteo 3:16 e 17, I pedro 1:10 e 11 e Oseias 4:6  Leia e confira!


Clavio Juvenal Jacinto
Igreja Evangelica Caminho Da Paz
Paulo Lopes SC
Contato (48)9622-8870
claviojj@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content