terça-feira, 26 de maio de 2015

Conversões Autenticas e Lavagem Cerebral




Conversões autenticas e lavagem cerebral

Alguns inimigos do cristianismo tem acusado a igreja cristã de praticar lavagem cerebral e enganar, manipular e seduzir as pessoas. Li outro dia um artigo, descrevendo as praticas do avivalista norte-americano Jonathan Edwards, como um celebre exemplo de lavagem cerebral, e como esse estilo de culto foi introduzido por ele, no protestantismo. É claro que desde inicio podemos entender que os inimigos críticos da fé cristã, sempre ignoram fatos, ou tentam esconde-los. Edwards foi um homem inteligente, cujo legado espiritual para a igreja cristã, foi muito grande.  Os críticos, por serem materialistas e incrédulos,  buscam todos os meios disponíveis para desacreditarem qualquer tipo de crenças, principalmente o cristianismo, e não sabem fazer uma clara distinção entre cristianismo verdadeiro e sistemas religiosos com elementos de cristianismo.  Desde que Petrovich Pavlov, um medico russo,  fez experiências com animais sobre condicionamento psicológico, e com a popularidade de outro livro, que pode ser encontrado na internet em formato eletrônico, cujo titulo é: “Luta Pela Mente” de William Sargant. Muitos tem olhado para os seitas e para as religiões com olhares de desconfiança. A verdade é que, jamais pode se negar o fato de que realmente existe lavagem cerebral em muitas seitas, e que se usa métodos psicologicos para impor hipnose, lavagem cerebral, manipulação dos sentimentos, etc., dentro das igrejas evangélicas. É  correto aceitar isso, mas nunca podemos  generalizar, ao ponto de  concluir que uma conversão é uma lavagem cerebral. Os inimigos acusam que as igrejas cristãs usam batidas rítmicas em musicas, chavões repetitivos, os pregadores usam técnicas vocais e tudo isso gera um ambiente propicio para a manipulação de pessoas e a realização de lavagem cerebral. Chamo isso de feitiçaria, e concordo que se está fazendo isso, dentro de igrejas apostatas. Creio que estão dando um forte apelo as emoções carnais, e muitos indoutos e ignorantes estão acreditando que os êxtases e desequilíbrios emocionais produzidos por essas técnicas, são manifestações do Espirito Santo. A falta de discernimento é muito grande em nossos dias. Mas em hipótese alguma isso produz verdadeira conversão. Os incrédulos não entendem o que siginifica a conversão a fé cristã, e se entendessem, não fariam tal confusão. Eu não concordo com as técnicas usadas por certos pregadores, que usam técnicas de persuasão, hipnotismo etc.Tais na verdade nem deveriam ser chamados de pregadores do evangelho, mas de falsos profetas (E olha que a bíblia adverte sobre eles!) Numa linguagem simples, a conversão é uma mudança de visão interior, uma mudança de ponto de vista, uma mudança de vida, uma mudança de comportamento, isso é uma obra profunda, e é realizada quando a pessoa está consciente da sua decisão, lúcida e responsável por sua decisão. Além disso é uma obra sobrenatural e espiritual, por que tem a ação divina no coração do homem. Creio que estou sendo claro, pois quero apenas expressar de forma simples o que é uma verdadeira conversão.
Vejamos como é gratuita a acusação de que a conversão é uma lavagem cerebral.
Primeiro: nem todas as igrejas usam tecnicas como as descritas pelos acusadores, musicas com batidas rítmicas, repetições de corinhos ou musicas, chavões,  ambientes induzidos para a provocação de êxtases, etc. Há em muitas igrejas, igrejas sérias, pregadores sérios, a linguagem comum, ambiente santo. Isso não induz ninguém ao êxtase, não é um ambiente propicio para tecnicas de lavagem cerebral, como descrevem os oponentes da conversão
Segundo: há conversões que ocorrem, pelo estudo das escrituras, e nada mais que isso. Conheço cristãos que se converteram lendo a bíblia, foi um processo consciente, responsável e lúcido, conhecer as doutrinas cristãos e o plano da salvação, por isso, afirmar que toda conversão é uma lavagem cerebral, é uma ofensa contra a lógica e sã consciência.
Terceiro: Há conversões que ocorreram pela simples leitura de um folheto ou um livreto, o que também seria algo bem longe das descrições  dos opositores da fé cristã, propõem para o uso da técnica de lavagem cerebral e manipulação.
Quarto: Há conversões que ocorrem em ambientes simples, fruto de uma visita, um estudo bíblico pessoal, um testemunho pessoal, ou uma conversa prolongada sobre a temática cristã, um curso bíblico por correspondência, etc. Ambientes bem distantes dos descritos pelos oponentes da fé cristã.
Quinto: A igreja primitiva crescia em numero, por causa das evidencias da ressurreição de Cristo, por causa do estilo de vida dos cristãos e por causa da mensagem de esperança e de amor. Em muitos casos, a fé, ao invés de ser um estado de condicionamento mental, era uma ato consciente, onde as pessoas que abraçavam o cristianismo, sabiam dos riscos que correriam, por causa da conversão.
Sexto:  a fé cristã autentica, não é um embotamento mental. Qual o legado cultural que o ateísmo militante deixou para a humanidade? Mas pesquise sobre o legado cultural do cristianismo, desde o advento do movimento missionário protestante, muitos povos ganharam um idioma escrito, por causa dos missionários que tinham que traduzir as escrituras para os povos indígenas, muitas universidades foram fundadas cristãos, milhões de livros, escritores, poetas, romancistas, escreveram em nome da fé cristã. Um legado gigantesco, que é ignorado, as custas de generalizar tudo dentro da cristandade, sem fazer distinções claras, entre o falso e o verdadeiro.
Setimo: falo por mim mesmo, meu ministério é um ministério cujo objetivo é pregar as verdades da fé cristã, sem impor qualquer tipo de coerção e manipulação, tenho sido um forte opositor do uso de técnicas de manipulação emocional. Minha base ética, é que Deus sempre faz a obra no coração do homem. A obra é dele e Ele é responsável por sua obra. Minha responsabilidade é pregar as verdades do evangelho, consciente de que os resultados, são reações conscientes do meu trabalho de exposição das escrituras. Repito tenho sido um opositor ferrenho, dos que usam de técnicas de lavagem cerebral, manipulação de emoções , técnicas de hipnose etc, para angariar fundos monetários, recrutar adeptos e ter controle sobre as pessoas de um modo geral
Oitavo: Faço das palavras de Paulo, a meta de cada verdadeiro profeta, cada verdadeiro pregador: “E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado, e eu estive convosco em fraqueza, e em temor e em grande tremor. E a mina palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espirito e poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus” (I Corintios 2:1 a 5)


Pr Clavio Juvenal Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content