quinta-feira, 21 de maio de 2015

UMA FÉ FIRME

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           "A firmeza na fé não é uma consequência dos êxtases
e das experiencias emocionais, mas de uma intimidade muito grande com os conselhos de DEUS e com os ensinos das sagradas escrituras"

Ha uma exortaçao de Paulo em II Tessalonicenses 2:2 onde ele ensina que nao devemos nos mover facilmente de nosso entendimento. Paulo fala em firmeza de convicções, para nao ser levado por vento de doutrinas e nao naufragar na fé. Tenho visto e presenciado como a grande maioria dos cristãos, não tem uma firmeza, talvez não fosse assim no passado, mas hoje vimos quantos mudaram de mal pra pior, em questões de principos e doutrinas.
 Você pode ver como as pessoas no mundo secular mudam, de forma rapida, suas convicções são baseadas ou no relativismo moral ou na corrente etica vigente na cultura. Como o mundo não crê em absolutos, e facil fazer com que sejam removidos de um entendimento para um falso entendmento, ou como saem de uma verdade para um equivoco.

 Mas cristãos mudarem de opinião com relaçao as coisas essenciais é um outro problema. Não estou falando em questões doutrinarias tipo mudar de opinião sobre o dons do Espirito Santo, se eles são atuais ou não, ou sobre questões escatologicas, ja que existe uma variante bem grande entre os evangelicos sobre o assunto, podemos conviver facilmente com mudanças assim. mas a questão maior são os principios, aquilo que consderavamos pecado ontem, e que agora não é mais. Vejamos por exemplo questões fundamentais, como divorcio e separaçao do mundo. Qual era a posição das Igrejas e seus lideres algumas decadas atrás? E hoje? houve uma mudança, os velhos conceitos foram colocados de lado, assim, uma mudança ocorre aos poucos, e muitos cristãos, que na verdade nunca tiveram convicções firmes, sao removidos do entendimento, porque o que creem, suas convicções são basicamente superficiais, há só uma capa fina de vernz de evangelho, o relativismo e a cultura secular fala muito alto, para muitos ouvidos, bem mais alto do que as sagradas escrituras.
 Um cristão deve ter convcção firme, a base de am convicção firme não a experiencia, mas a verdade contida nas escrituras. A experiencia pode ser contraria as escrituras, para a verdadeira doutrina é biblia em todos os sentidos.
 Ainda recentemenete, estava conversando com um irmão, que contava sobre o testemunho de alguem que tinha inumeras vezes ao inferno, todas as suas incursões ao inferno, como experiencia, superando a narração das escrituras, que fala do Rico na descrição do rico e do Lazaro, já que no texto, o rico foi, e queria voltar, mas a resposta que teve lá no inferno, é que sua familia tinha os profetas( Uma clara descrição da existencia do pentateuco como livro de revelação) notamos que essa resposta é delineada sobre uma circuntancia clara de que os profetas do Antigo Testamento não falaram muito sobre o inferno, mas o que tem escrito lá, era suficiente para uma advertencia sobre a existencia da maldição eterna. Com o advento do Novo Testamento, a doutrina da danação eterna tornou-se mais clara, Cristo mesmo ensinou muito sobre isso. Com tantas experiencias de arrebatamentos até as profundezas do inferno, cada qual contando a sua versão, com requines de contradições na experiencia, acabei optando por crer somente na Biblia, porque uma experiencia que nos leva a ter revelações de elementos naõ contido nas escrituras, leva sempre em direção de novas doutrinas, doutrinas estranhas, e conceitos errados a respeito da escatologia. Quando se tem uma convicção firme, o discernimento espiritual é uma atitude urgente, quando a questão é: Experiencia, revelações, sonhos, etc etc. 
 Não mover facilmente do entendmento, é ter uma firmza na fé, isso só é possivel quando se analiza, quando se estuda, quando cultivamos uma vida de pesquisas e estudos de maneira contínua e exaustiva, isso com relação as escrituras sagradas.
 A firmeza é propria de quem tem como fundamento a pessoa, a obra e o ensino de Cristo, Convicções firmes, gera cristãos fortes, equilibrados, amadurecidos, que não amam o presente seculo, mas estão firmes, esperando o grande dia da Vinda de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.


" A firmeza na fé é uma atitude rara, pois depende de um cultivo dedicado ao conhecimento das coisas espirituais, um aprofundamento nas verdades do evangelho e um relacionamento muito intimo com Deus"
Amém

Clavio Juvenal Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content