sexta-feira, 12 de junho de 2015

A Graça Ensinadora de Deus



A GRAÇA ENSINADORA DE DEUS
Clavio Juvenal Jacinto

“A lei tem sido dada para que se implore a graça, e  graça tem sido dada para que se observe a lei” (Agostinho de Hipona)


A graça de Deus é um ensino central das escrituras, em especial nas epistolas do apostolo Paulo, a definição teológica comum para a palavra graça (do grego charis) é favor imerecido, ou providencia gratuita de Deus. Está intimamente relacionada a salvação. Somos salvos pela graça de Deus, e ela é a força que impulsiona todo o plano da nossa salvação. Porém há aplicações e conceitos errados relacionados à graça de deus. Precisamos entendê-la de modo correto, para não recorrermos em erros crassos, e apostatarmos da fé cristã.
1-A graça não se inicia com a Nova aliança, ela se manifesta desde os tempos eternos, porque a graça é um atributo de Deus, ela pode ser percebida, por exemplo, quando Abel oferece o sacrifício ao Senhor, e ele atenta para o sacrifício de Abel. Ora, Abel era parte de um a humanidade caída, o que aconteceu no culto de Abel, é que ele respeitou certos princípios espirituais, e isso fez com que  a graça de Deus se manifestasse e Deus aceitasse o seu sacrifício e rejeitasse o sacrifício de Caim.
2-No entanto ela vem em plenitude com Cristo, pois as escrituras afirmam que a lei vem através de Moisés e a graça e a verdade vieram através de Jesus Cristo (João 1:17), vimos a plenitude da graça de Deus sendo derramada aos pobres homens pecadores, através de Cristo, a vinda de Cristo a este mundo é a vinda da plenitude da graça. A graça move a misericórdia de Deus, e então em Cristo, através da obra  redentora da cruz, recebemos a salvação, o perdão de nossos pecados. Portanto para Deus, a sua graça tem o custo de dar seu Filho unigênito para morrer por nós.
3-A graça não é uma oposição lei, a lei era aplicada na dispensação antiga, o velho pacto, veio através de Moisés, e era relativa ao povo judeu, como um modo de relacionamento entre o homem e Deus.  Portanto esse relacionamento era controlado pela lei. Na antiga aliança, a vida espiritual vinha por intermédio da pratica da lei, a proteção e as promessas divinas vinham pela observância da lei, era assim que funcionava. A lei regia a vida religiosa, o intercambio entre o Céu e a terra funcionava pelos princípios da lei.
4-A lei era o centro da vida espiritual no antigo pacto, ela era constituída de ordenanças, cerimônias e princípios que tinham valor atemporal e universal. Muitas dessas ordenanças e cerimônias tiveram seu cumprimento cabal em Cristo e a obra realizada na Cruz, mas alguns princípios morais nunca perderam seu valor espiritual, por causa da sua atemporalidade, pelo contrario, ganharam força, profundidade e perenidade na nova aliança, como iremos ver mais adiante.
5- Alei também revela a seriedade do pecado e a incompetência humana em observa-las por forças naturais. Por isso torna-se impossível ao homem alcançar a salvação pela observância da lei. Pelo contrario, ela revela que o homem não pode fazer isso, pela força de vontade própria e pelo impulso religioso.
6- Portanto, concordo com a máxima teologia que explica que a lei ordena ”faça isso e viverás, enquanto a graça ordena viver a farás”
7- A chave que abre o nosso entendimento é Mateus 5:17, Jesus não veio destruir a lei, mas cumpri-la, e então conselho das escrituras é que devemos seguir os seus passos. A graça nãos isenta de responsabilidades, ela nos coloca em um nível mais elevado, e, portanto pela força espiritual que Deus nos concede através da presença do Espírito Santo, podemos cumprir a ordem de sermos santos em toda a nossa maneira de viver como nos ordena Pedro em uma de suas epistolas universais.
8- Há em corrente doutrinaria herética que ensina que estamos livres da lei moral, essa corrente teológica de anarquia espiritual, ensina que a graça nos isenta da obediência aos valores judaico-cristãos, porque a salvação é pela graça, e não vem de obras. Chama-se antinomianismo.
9- desde a década de 1950, o antinimanismo tem crescido muito e se alastrado pelas denominações em declínio espiritual, na verdade, o pensamento antinomianista, era contrario a visão dos grandes pensadores da igreja, Jonathan Edwards, A. W. Tozer, John Wesley, Calvino, Spurgeon, Finney,  e praticamente todos os pais da igreja primitiva.
10- Embora seja verdade que a graça de Deus é o motivo da nossa salvação, e isso não  é o resultado das nossas obras, mas da graça de Deus, para que nenhum homem se glorie, e fato que a prudência nos manda respeitar o contexto do texto clássico sobre a salvação pela graça, Efésios 2;8 e 9, porque o versículo 10, que é parte do assunto dos versículos anteriores afirma: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais deus preparou para que andássemos nelas”
11- é verdade, que somos salvos unicamente pela graça e justificados pela fé, porém nunca que a salvação concedida por Deus nos leva a omissão, a prevaricação e a uma vida de permissividades e mundanismo. “Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome” (Romanos 1:5) o texto é claro, a graça nos leva para o caminho da obediência. Mas como pode existir obediência, se não existirem, regras, leis, normas e princípios? O antinomianismo é uma fraude espiritual!
12- O erro crasso dos inimigos da santidade e da vida de castidade, é acreditarem que doutrinas, normas e leis, servem para oprimir o cristão, quando na verdade, servem para preservar a nossa identidade e nos proteger.
13- Foi Jeremias quem profetizou sobre a Nova aliança, no capitulo 31:31 a 33, e Jeremias revela que o Senhor colocaria a lei no interior e escreveria no coração do homem, aqui está uma verdade relacionada a Nova Aliança inaugurada pelo sangue de Cristo, O Messias Salvador que vem trazer a graça e a VERDADE. A verdade de que a lei de DEUS fica escrita no nosso coração, quando se convertemos ao SENHOR. Essa é uma verdade clara nas escrituras!
14-Sendo o apostolo Paulo, o escritor do Novo Testamento, que mais ensinou sobre a doutrina da graça de Deus, convém também entender que foi exatamente Paulo, o apostolo que mais escreveu sobre regras e preceitos para a vida cristã.
15- Embora seja verdade que a graça de Deus seja um dom gratuito imerecido, Strong no seu léxico grego define que a graça (Charis) é "A influencia divina sobre o coração, e seu reflexo na vida". Pois agora temos uma noção diferente e mais ampla do significado da graça de Deus, portanto é trágico que tantos têm interpretado de maneira incoerente a graça de Deus.
16- Bradam os liberais, que a religião proclama ordenanças mas Cristo proclama liberdade, que estamos livres da lei, porque agora Cristo nos libertou. A religião é mandamentos, o cristianismo é relacionamento, que poético! Mas como Deus pode ser Senhor, se não existir obediência? É muito patético, mas querem transformar em dissolução a graça de Deus!
17-Aliás é Judas que denuncia o antinomianismo “Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios que convertem em dissolução a graça de Deus...”(Judas 4) sem a lei moral, o cristianismo não é uma benção e exemplo de santidade, mas uma anomalia. (anômalos=iniquidade)
18-Assim, sendo concordo que a graça não promove dissolução, nem nos chama para uma vida de desobediência, não convida para uma vida frouxa e descuidada, não convoca o cristão a viver regaladamente e despreocupadamente, a graça nos chama a luta, a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos (Judas 3) você já ouviu falar de um militância sem ordem, sem lei, sem regras e sem organização? Não existe!
18-Então posso fazer coro com Thomas Brooks “Quanto mais a graça floresce na alma, mais pecados morrem” Glória a Deus!
19-Quero vos lembrar de que com Jesus vieram a graça e a verdade (João 1:17) e mesmo apostolo João que afirmou isso também disse: “Aquele que diz: eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade”  (I João 2:4)
20- Assim como existem outros evangelhos, existem outras “graças’ inventadas pelos homens, que não é a graça de Deus, aquela apresentada nas escrituras, é a graça que nos convida a uma vida de santidade, de obediência, Jesus afirmou que aquele que ama Ele, guarda os mandamentos dEle, o Cristo que vem com a graça majestosa do seu Pai, convoca o cristão a obediência aos mandamentos (João 14:23)
21- Ora é correto acreditar que a graça nos dá a liberdade, sim! Jesus mesmo afirmou, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará, porém que liberdade é essa? Outrora  éramos escravos do pecado. Assim como Cristo é a nossa páscoa (I Coríntios 5:7) nós também tivemos uma libertação, como descreve Paulo em Colossenses 1:13 saímos da potestade das trevas. Então que liberdade é essa, é a liberdade para pecar? Não! Mil vezes não! Mas a liberdade de não pecar. Agora somos livres para sermos santos.  Cristo nos resgatou da maldição da lei, e não da lei, a gora e a lei é de Cristo. (Gálatas 6:2)
22-Alguém tenta burlar a verdade, esconde-la dentro de doutrina de homens, assim argumentam que a graça não trás qualquer risco aos crentes da Nova Aliança, porém o autor aos Hebreus adverte: “De quanto maior castigos cuidam vos será julgado merecedor, aquele que pisar o filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça” (Hebreus 10:29) creia irmão e estremeça diante dessas palavras!
23- Assim como os liberais também papagaiam que Deus é amor, e acham que por Deus ser amor, e de fato é, porque a bíblia diz que é, mas pensar que amor de Deus tolera o mundanismo, é pura ignorância, Deus é amor e também é justiça e santidade, Deus não tolera o pecado e as abominações, o equilíbrio na vida espiritual nos leva a pensar num Deus como a bíblia nos descreve: “Considera, pois a bondade e a severidade de Deus, para com os que caíram severidade, mas para contigo benignidade, de outra maneira tu também serás cortado” (Romanos 11:22) O Deus de amor nunca amou o pecado
24- Os antinomianistas não gostam de leis, são partidários da graça anarquista, mas pense bem, o universo tem leis, a natureza tem leis, os estados têm leis, os reinos, a sociedade, as organizações.  Porque a igreja não?
25- Muitos odeiam a palavra “não” ela soa muito negativa, trava a concupiscência humana, prende a natureza caída do homem fere a liberdade de pecar, então apelam que a lei é negativa, própria da religião legalista, que apregoa normas, regras, doutrinas, estatutos. Acontece caro amigo, que o novo testamento está cheio de proibições.
26-Não vos embriagueis com vinho (Efésios 5:18) Não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas (Efésios 5:11) Não saia de vossa boca nenhuma palavra torpe (Efésios 4:29) não deis creditos a todo espírito (I João 4;1) Abstende-vos de toda aparência do mal (I Tessalonicenses 4:22) Não prendais a um jugo desigual com os infiéis (II Coríntios 6:14) etc. 
“A graça é o amor infinito que se expressa por meio da bondade infinita” (Lewis Sperry Chafer)



A GRAÇA DE DEUS É ENSINADORA


Querido amigo, não se deixe enganar, joguinhos de palavras não podem convencer uma mente esclarecida, encontramos em Tito 2:11 a 15, a perfeita descrição da graça de Deus, ela é ensinadora, além de ser salvadora.
“Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, ensinando-nos que renunciando a impiedade e as concupiscências mundanas, vivamos nesse presente século sóbria, e justa e piamente, aguardando a bem aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo, O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade (Anomalia- da vida sem lei) e purificar para si, um povo seu especial, zeloso e de boas obras.”
A graça de Deus nos ensina a renunciar o pecado, sim é isso que você leu mesmo, confira na sua bíblia! A graça salvadora de Deus nos ensina a renunciar a iniquidade em todo tipo e forma, como descrita nas escrituras, roupas sensuais, vícios, mentiras, hipocrisia, procrastinação, sensualidade, erotismo, adultério, vaidade, heresias, mundanismo, orgulho, materialismo, frouxidão espiritual, apostasia, prostituição, fornicação, liberalismo, etc.
Que o SENHOR abra teus olhos para não seres enganado, pois quem prega que Jesus só quer o coração, não está interessado com o destino da tua alma.

Soli Deo Glória






Pastor Clavio J. Jacinto
Igreja Evangelica Caminho da Paz
Caixa Postal 1
CEP 88490-000
Paulo Lopes SC
48-9622-8870






"Sem um coração transformado pela graça de Cristo, nós vamos apenas continuar a gerar escuridão externa e interna."  Matt Chandler




A graça de Deus não nos impulsiona a tolerar o pecado, mas a combater o pecado  com tenacidade, porque  graça de Deus nos revela a gravidade e a malignidade do pecado (Clavio J. Jacinto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content