sábado, 27 de junho de 2015

A MENTE CRISTOCENTRICA



“Mas nós temos a mente de Cristo” (I Coríntios 2:16)
“Pensai nas coisas que são de cima” (Colossenses 3:2)

 Todos entendemos o dilema do pensamento, o mundo da imaginação. Esse universo interno, em que precisa de ordem e organização. As escrituras falam muito sobre o mundo de dentro da nossa consciência, esse homem interior, que não é visto por olhos exteriores, a menos que se concretize em ações em certas condições e oportunidades. É importante que tenhamos uma ideia da importância de termos uma imaginação cristocentrica, ou seja, nosso mundo interior, o mundo dos desejos e da imaginação, centrados e concentrados em Cristo Jesus, o Senhor. Trataremos desse assunto nesse estudo, e vamos descobrir o que as escrituras ensinam sobre isso.
Haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus (Filipenses 2:5) Cristo tinha sentimentos, tinha emoções, tinha uma visão do mundo e do universo, da criação, do passado e do futuro, ele estava no espaço e no tempo, quando veio a esse mundo, entrou na dimensão das coisas físicas, Deus se fez homem, de forma literal, e viveu mais de três décadas entre nós. Deixou ensinos, lições e exemplo de vida. Quando somos chamados de cristãos, porque somos parecidos com Cristo e porque seguimos Ele, não somente seus ensinos, mas a Ele mesmo como Mestre.

Ter a mente de Cristo é ter um padrão de vida elevado, significa que nosso ego e nossa natureza pecaminosa, ambos estão desempregados, inativos. Isso é possível? Claro que sim. A união com Cristo nos aperfeiçoa através do relacionamento. Quanto mais a pessoa e presença de Cristo influenciam nossa mente e nosso pensamento, mas nossas ações serão santificadas. Eis porque as escrituras do Novo Testamento tanto admoestam sobre a vida cheia do Espírito Santo, porque uma vida em plenitude espiritual, cheia do Espírito Santo é uma vida cheia da presença da pessoa de Cristo, pois a função do Paracleto Consolador é trazer essa presença para dentro de nós.  O mundo da imaginação é um mundo desorganizado e caótico quando o nosso ego ocupa o centro do nosso ser. Somente quando Cristo é entronizado no centro do coração, é que existe a possibilidade de organização e equilíbrio em nosso homem interior.
As emoções, a imaginação, os desejos, os pensamentos, o arquivo de conhecimento e informação, todos estão lá dentro da nossa mente, é lógico que se não existir uma força poderosa que organize tudo isso dentro de nós, o nosso mundo interior se torna Caótico. Porém as escrituras que todas as coisas foram feitas por Ele (João 1:2) olhamos o primeiro capitulo de Genesis, e descobrimos que Deus quer as coisas em ordem. O movimento do Espírito Santo lá no principio, aquele alento espiritual poderoso, transforma uma terra caótica em uma terra organizada. A presença poderosa do Senhor em nossa vida faz com que as coisas dentro de nós sejam equilibradas e organizadas. A plenitude da presença de Deus transforma nossa vida nesse sentido, deixamos de ser um caos pessoal, para termos equilíbrio, sensatez, sobriedade, maturidade e inteligência espiritual.
A imaginação cristocentrica, nosso pensamento santificado é possível quando Cristo vem iluminar a nossa vida de forma plena. Sabemos que ao contrario da presença de Cristo, a ausência de Cristo em nossa mente nos coloca em obscuridade. As escrituras afirmam que o Deus desse século cegou o entendimento dos incrédulos para que não resplandeça a luz do evangelho. Portanto ai está, um contraste claro entre ter a mente de Cristo e não ter a mente de Cristo, Ter Cristo em nossa mente e ter a mente de Cristo é ter uma vida iluminada pela luz gloriosa de sua presença celestial. Agora quero ressaltar que para que tenhamos a luz de Cristo em nossa caminhada espiritual, precisamos ter o Senhor Jesus Cristo como o nosso próprio caminho.
Como o pensamento está ligado a ação, de outra forma, isso pode nos conduzir a inércia, é preciso entender que ter o sentimento que teve Cristo Jesus, como nos admoesta Paulo,e ter também  nossas ações em conformidade com o caráter de Cristo, encontramos nas escrituras que Ele, Nosso bendito Salvador, era homem sensível (Joao 11:25) Tinha um amor profundo e sofredor (Efésios 5:2) Amava a vida de oração (Lucas 6:12)Usava as escrituras como defesa espiritual (Mateus 4:7) Era altruísta (Romanos 15:3) Tinha enorme compaixão (Marcos 8:2)Era manso (Mateus 11:29) Era um homem de profunda gratidão (Mateus 11:25) Era submisso a vontade de seu PAI (Lucas 22:42) e amava o culto e a vida devocional (Lucas 2:49). Por isso é lógico concluir que a imaginação cristocentrica só é possível, quando temos a mente de Cristo, e tendo a mente de Cristo, nosso mundo da imaginação está santificado de tal maneira, que o cultivo das coisas santas é uma atitude completamente normal. Desde que estejam cultivadas as coisas santas em nosso interior, então a colheita espiritual serão as virtudes benditas de Nosso Senhor Jesus Cristo, e assim, começa a se processa dentro de nós o que lemos em Romanos 8:29. A lapidação do nosso caráter e do nosso homem interior é produzir uma imagem ativa do Filho de Deus em nós. Portanto suas qualidades espirituais, devocionais, estarão em nós. Passamos agir com as mesmas características de Cristo. Aqui está a essência do significado de ser cristão.
“Sede transformados pela renovação de vosso entendimento” (Romanos 12:2)
A renovação do entendimento é algo que vai acontecer, quando nos desprendemos das coisas desse século mal. A não conformidade com os valores mundanos de uma sociedade caída deve ser uma atitude concreta, todos sinais de egocentrismo precisam ser  abandonados de forma completa e definitiva. Enquanto não entendermos que as coisas mundanas são vaidades passageiras, enquanto não tivermos uma visão clara da malignidade do pecado, enquanto não nos posicionamos contra toda espécie de rebelião, enquanto não tivermos uma visão clara da obra da cruz, não poderemos ter uma renovação de nosso entendimento.  Devemos perceber que a graça de Deus é ensinadora, e por isso ela traz as informações necessárias para o processo de transformação radical de nosso entendimento.
A renovação do entendimento também vem com uma vida de oração perene. Porque a oração no seu sentido mais espiritual, é uma comunicação afetiva, é um relacionamento do com Deus Pai, o nosso Abba. É pela oração que penetramos em uma dimensão de relacionamento profundo, digo profundo porque as escrituras ensinam que aquele que se une com o Senhor é um só espírito com Ele, gosto de um texto de C. I Scofield, e ele ensina: “Viva uma vida de oração. Use a oração para guardar tudo no coração de Deus. Sature a sua vida e o seu serviço de oração. Então a vida que começa cheia continuará cheia em plenitude” (1) Ora, bem sabemos que orar é trazer mais de Cristo para nós, ter uma plenitude espiritual verdadeira é ter mais de Cristo em nós. Quando temos a mente de Cristo, temos a completitude da presença de Cristo, isso é algo radical, extraordinário. Hoje em dia, alguns pensam em uma presença distante de Cristo, algo contraditório em si mesmo. Mas parece que a presença de Cristo na nossa vida parece ser uma experiência superficial e vaga. Não é a toa que vimos tanta superficialidade em nossa religião cristã.
Ter a mente de Cristo é ter harmonia espiritual. Nossa mente herdada de Adão é uma mente doente, porque esta afetada pelo pecado. A cura existe na redenção, quando Isaias fala que Ele levou as nossas enfermidades, muitos entendem as enfermidades físicas, e se esquecem de que existe uma malignidade na alma do homem caído que precisa de cura. É Cristo mesmo, e somente Ele quem cura nossas doenças escondidas nas profundezas, nos porões de uma mente sem Deus. Sem essa cura, não haverá grandes progressos na vida espiritual, aliás, não haverá verdadeira espiritualidade se não existir verdadeira cura, Jonathan Edwards afirma: “A mente entorpecida, insensível e tola é a que se deixa cegar mais facilmente. Quanto mais sensível for a consciência em uma alma perturbada, tanto mais dificilmente ela será tranquilizada se não houver uma verdadeira cura” (2) Jesus anuncia a cura da alma, a alma que se perturba ao ver a vida se diluindo no tempo, quando o homem perde a esperança da eternidade. Desde que Adão perdeu o Éden paradisíaco, ele perdeu a perspectiva de um equilíbrio da existência de uma vida eterna. Mas Jesus Cristo, o bendito Redentor então anuncia. “Não se turbe o vosso coração” Você consegue perceber isso ao ler os primeiros versículos de João 14?  As declarações do Salvador a respeito das moradas do altíssimo, alcançam nosso homem interior, o âmago do nosso coração. Responde a nossa questão ultima da vida, aquela questão mais profunda:  existe uma esperança além tumulo? Jesus vem responder essa pergunta, e quando temos ouvimos essa resposta, tomamos a decisão de acreditar nEle ou não. Mas o fato de aceitarmos isso como um fato, uma verdade sólida, eleva a nossa imaginação para patamares mui elevados. Temos a mente de Cristo, e Cristo tem a mente mais equilibrada que existe, é dele que vem a promessa das moradas do Pai, ele é arquiteto, a sua mente santa e pura, sua inteligência desenvolve a arquitetura dessas moradas:  Vou preparar vos lugar” é a declaração, a afirmativa de Cristo. Desde então, quem crê nessas preciosas promessas, não tem o coração perturbada, mas tem harmonia, pois floresce no homem interior uma verdadeira esperança. A esperança da comunhão com o Eterno, e isso de um modo geral deve ser entendido, que não há mais um rompimento por causa das coisas que passam. Deus habita em nós, e por fim nós habitamos com Deus. Não existe nessa dimensão, uma morte. A morte de um cristão é a morte de seu corpo material, que aguarda uma restauração futura.(Filipenses 3:20 e 21) O relacionamento espiritual com o Senhor, não se quebra com a morte física. Em sua vida terrena, O senhor era com Paulo, mas na sua morte, Paulo era com o Senhor “Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” (Filipenses 1:23) Porque Paulo tina essa percepção espiritual? Porque ele tinha uma sobriedade espiritual tão nítida com relação as coisas eternas? Ele mesmo afirmou ter a mente de Cristo, esse era o segredo de suas certezas. Sua percepção e seu entendimento estava moldado pelo conhecimento de Cristo, pela própria vida de Cristo.
Através da redenção o novo homem é feito para conter a plenitude de Cristo “E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento segundo a imagem daquele que o criou” (Colossenses 3:10). Não há outro alvo na vida cristã a não sermos completos nEle. Nossa vida a partir da conversão é ter uma lapidação do caráter e do coração, e é o Espirito Santo que exerce esse trabalho em nossa vida. Toda essa obra do Paracleto dentro de nós ganha forma, quando amamos ao Senhor com todas as nossas faculdades, amar a deus de todo o nosso coração, com todas as nossas forças e com todo o nosso entendimento. Então por esse amor, alcançamos níveis de vida espiritual cada vez mais elevados. “e, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vinculo da perfeição” (Colossenses 3:14).
Plenitude de inteligência
“Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos na plenitude da inteligência, para conhecimento do misterio de Deus e Pai, e de Cristo, em que estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência” (Colossenses 2:2 e 3). Ter a mente de Cristo, nos leva para um mundo de imaginação cujo equilíbrio e santidade seriam de outra forma impossíveis por meios comuns e ordinarios. A ação do Espirito Santo na nossa vida é fundamental para que alcancemos níveis de vida espirituais mais elevados e amplos. Em cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Acaso isso não magnífico?  O cristianismo é uma revelação completa. Não há duvida a respeito desse assunto. As janelas do cristianismo são amplas e mostram toda a realidade do tempo, do espaço e da eternidade. Quando temos mente de Cristo, então temos também com Ele a plenitude da sabedoria ou seja, a plenitude da inteligência.  O verdadeiro cristão, é um homem que se abre para conhecimentos amplos e infinitos, porque Cristo habita nele e ele habita em Cristo. Isso é um processo continuo e tem um ápice: o céu e uma comunhão total que culminará quando o crente alcançar o estado eterno em um corpo glorificado. O processo de conversão é algo de um ponto de vista espiritual, muito radical. “O qual nos tirou das potestades das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (Colossenses 1:13). Então é claro, que os ensinos de Cristo, a comunhão com Cristo, a vida Concedida por Cristo, tudo isso tem um poder transformador em nossas vidas. Não poderia ser menos que isso! Acontece que quando éramos incrédulos, éramos inimigos no entendimento, inimigos de Deus pelo entendimento. Não me admiro que o processo da vida incrédula seja do paganismo ao ateísmo. Não estou admirado que a vertente materialista inunde todo entendimento da sociedade obscurecida pelo pecado. O homem possui inteligência mental, isso é um dom natural que Deus concedeu a todos, mas fora disso, a própria espiritualidade que se desenvolve em um homem sem conhecimento verdadeiro do evangelho é uma espiritualidade da sua própria alma ou processada na comunicação com o mundo espiritual caído. A plenitude da inteligência é algo que transcende as coisas físicas e temporais, e o cristão que tem a mente de Cristo alcança um nível mais amplo, ele está no espaço e no infinito, está no próprio Cristo, e as escrituras testificam que todas as coisas Subsistem através de Cristo, e que toda a plenitude habitasse em Cristo (Colossenses 1:17,19).  Quando temos a mente de Cristo, e pensamos nas coisas lá do alto, e por si só isso significa nas coisas mais elevadas. É correto concluir que toda a mobilidade do cristão consiste em ser mais parecido com Deus e em se aproximar mais e mais de Deus, porque existe uma união, ela se processa por vínculos, veja bem, analisemos novamente João 14, Jesus fala sobre as moradas do Pai, elas foram preparadas. Moradas ou habitações. Para que elas estão sendo preparadas? Para serem moradas eternas de povo redimido. Mas antes que estejamos lá, antes que um verdadeiro cristão habite lá nas moradas do Eterno, o próprio Deus eterno vem fazer morada em nós “No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito” (Efésios 2:22). Há uma conexão. Um intercambio entre o céu e o coração do cristão redimido, é uma união intima, um relacionamento, uma comunhão. A maioria dos cristãos não entende, não sabem, não conhecem as riquezas que estão em Cristo. Por isso o relacionamento é tão fraco, o cristianismo da maioria é tão superficial.  A vida cristã se emancipou de um templo que ficava em Jerusalém, e fez dos redimidos o próprio templo do Senhor, além disso, com a nova aliança em vigor, através do sangue Bendito do Cordeiro Imaculado de deus Pai, passamos a ter uma emancipação espiritual tão grande, que mesmo sem um templo, nos reunimos em casa, como faziam os primeiros cristãos, e o próprio Cristo mesmo afirmou que onde dois ou três estivesse reunidos em seu nome, ali Ele estaria no meio deles.  Essa percepção intima de um Deus poderoso, que abre a porta dá eternidade, e vem em forma de Emanuel, até esse mundo, e deixa aberta essa porta de relacionamento pessoal com cada cristão, é o ápice da amor e da misericórdia de Deus. Poucos entendem isso, é preciso que tenhamos a mente de Cristo para tenhamos um conhecimento equilibrado das coisas do Espírito.
A fé cristã não é anti-intelectual, ela não conduz o homem para as trevas da ignorância, se conduz, é porque não é verdadeiro cristianismo. A questão principal da vida cristã é sua diferença. Na vida sem Deus, o homem natural entra em contato com a criação e vive se relacionando com a criação. Na vida cristã, o homem espiritual se relaciona com o criador, e recebe a luz e o conhecimento do Criador pelas escrituras. Essa diferença é básica e grande. Quando não existe essa diferença, é porque o cristianismo não está funcionando como deveria funcionar na vida de seus seguidores. Enquanto que um homem perdido tem a mente do mundo, o Cristão tem a mente de Cristo, enquanto que no homem caído, a imaginação é mundana e permeada por paixoes e ilusões, a imaginação do cristão é sagrada, é santificada. O problema em nosso dias, é que muitos cristãos estão em plena ignorância. Não há relacionamento com Deus, e por isso a natureza sagrada do Senhor não pode ser transmitida, porque o relacionamento está quebrado. Não existe profundidade espiritual, isso é coisa rara. As coisas externas, as coisas passageiras, a superficialidade, o nominalismo são as formas comuns dentro do cristianismo moderno . T Austin-Sparks adverte com toda a razão: “Há um assustador estado de coisas entre o povo do Senhor hoje. Há muitos cristãos que têm sua vida quase inteiramente naquilo que é externo a eles: em seus conselhos e direção, no que os sustêm e apoia, em seu conhecimento, em seus meios de graça. Inteligência pessoal, interior, espiritual é algo muito raro. Não é de admirar que o inimigo seja tão bem-sucedido em ilusões, falsificações e imitações. Nossa maior salvaguarda contra isso é um profundo conhecimento do Senhor por meio da disciplina.” (3)
O nosso pensamento e a nossa imaginação revela a nossa verdadeira condição espiritual, não tenho qualquer duvida disso, compreendo perfeitamente as palavras de A. W. Tozer sobre esse assunto: “Quem quiser verificar sua verdadeira condição espiritual pode fazê-lo notando quais foram os seus pensamentos nas últimas horas ou dias. Em que pensou quando estava livre para pensar no que lhe agradasse? Para o quê se voltou o íntimo do seu coração quando estava livre para voltar-se para onde quisesse? Quando o pássaro do pensamento foi posto em liberdade, voou para longe como o corvo, para pousar sobre as carcaças flutuantes ou, como a pomba, circulou e voltou para a arca de Deus? Ê fácil realizar esse teste, e, se formos sinceros conosco mesmos, poderemos descobrir não só o que somos, mas também o que vamos ser. Logo seremos a suma dos nossos pensamentos voluntários.”(4).
O pensamento livre sempre vai pro céu, não há outro caminho. Se existe outro caminho além de Cristo, então Cristo não é o caminho, Ele não é de fato, a direção da nossa vida. Creio que tudo em nos que se solta, eleva-se. A alma quando morre e o pensamento quando sai da mente. Há uma direção para todo o nosso ser, e mesmo o corpo que vai pra sepultura por ocasião da morte, vai ressuscitar e receber um corpo transformado para se encontrar com Cristo nos ares. Tudo em nós tem uma direção, a alma, o corpo, a mente, o pensamento, a imaginação. Temos que pensar como Cristo e com Cristo, se quisermos sentir a vida espiritual que procede dele, e temos que agir em conformidade com essa direção, Cristo nos dá a direção, uma direção para nossa vida, para nossos sonhos, para nossos desejos, para nossos projetos, para nossa vida, para nosso coração, para nossos sentimentos, para a nossa alma, quando Ele afirma ser o Caminho, a Verdade e a Vida, isso tem um significado pleno, deve ser entendido dentro dessa perspectiva que vos apresento. As escrituras nos trazem preciosas lições sobre o valor do pensamento santificado e da imaginação controlada pelo Espírito Santo. Quem estuda o livro de Filipenses, por exemplo, descobre que se trata da epistola das coisas excelentes. O padrão da vida espiritual de um servo do Senhor é a excelência, essa deve ser a qualidade suprema de todas as coisas em nós. Em Filipenses capitulo dois vimos as características da mente de Cristo, no capitulo três, a mente com os valores corretos, e no capitulo quatro a mente espiritual com uma ampla variedade de virtudes.
Antes de concluir esse estudo, gostaria de ponderar sobre mais algumas coisas. Porque uma vez que é mandamento do Senhor, ama-lo de todo o nosso coração, alma e pensamento (Mateus 22:36 a 38) Amar a Deus através da nossa imaginação. Isso é possível quando Cristo influencia todo o nosso mundo mental. O que é uma vida egocêntrica? É uma vida cujo centro é o ego humano, quando uma pessoa é egocêntrica, ela tenta fazer com que todo o universo gire no centro do seu ser. Essa pessoa quer ser o centro onde todas as coisas possam gravitar, inclusive Deus, se ele for um crédulo. Quando tal pessoa é incrédula ou secular, então a sua razão é que força as coisas a gravitarem conforme o que ele pensa. A mecânica da inteligência de um ateu, é fazer com o a matéria gravite ao redor da sua razão, esse funcionamento é a base da ideologia secular. Uma mente cristocentrica, é colocar Cristo no centro das vida, tudo para Ele, por meio dEle. Todas as coisas gravitam em torno do Trono de DEUS e do Cordeiro que está assentado a sua destra, o tempo e a história seguem uma direção irreversível: “De tornar a congregar em Cristo todas as coisas na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus, como as que estão na terra” (Efesios 1:10).
Que essas verdades sejam dignas de nossa meditação, que possamos pensar e almejar as coisas celestes, que Cristo seja sempre o centro de nosso pensamento, que todo o curso da nossa vida seja iluminado pela sua santa presença. Cristo não é somente uma realidade, Ele é a realidade de todas as coisas, as escrituras testificam que tudo foi criado por ele e para ele (Colossenses 1:16). Ter a mente de Cristo é pensar biblicamente, e esse pensar biblicamente não deve ser uma atitude acomodada para as horas litúrgicas dentro de um templo, muito pelo contrario devemos fazer com que as escrituras sejam a lâmpada que iluminam a nossa vida, em todos os setores de nossa existência, no trabalho, na escola, na sociedade, na família, etc.
“A gloria de Deus a tem iluminado e o cordeiro é a sua lâmpada” (Apocalipse 21:23). Ter a mente de Cristo é ter a mente iluminada hoje e ter a mente glorificada nos dias da eternidade. Pra sempre Jesus será a luz, hoje é a luz do mundo, hoje ilumina nossa mente e nosso conhecimento, e futuramente será a lâmpada da Nova Jerusalém. Cristo é a verdadeira luz que alumia todas as coisas, inclusive a nossa vida.
Finalmente, quero ressaltar a importância de termos a mente de Cristo, pois essa é a direção da vida espiritual autentica, a verdadeira iluminação espiritual só pode ser concedida por Cristo, ninguém mais pode dar verdadeira luz espiritual. Vivemos em tempos de batalhas colossais, a primeira batalha mental travou-se no Éden, a antiga serpente, travou uma luta para invadir a mente de Eva e engana-la com suas mentiras. Paulo nos ensina: “Porque as armas da nossa milicia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição de fortalezas, destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo” (II Corintios 10:4 e 5). A mente de Cristo em nós, é a obediencia nossa a Ele, existe essa harmonia de relacionamento, e assim seremos uma benção, na vida emocional, da imaginação e todos os nosso pensamentos, uma vez cativos á Cristo, produzirão harmonia e equilibrio, e teremos uma vida abençoada na presença do Senhor

Amém

Notas:

(1)    Como um vento impetuoso. C. I. Scofield Edições Cristãs pag 45
(2)    A Verdadeira Obra do Espírito. Sinais de Autenticidade. Jonathan Edwards Edições Vida Nova. Pag 50
(4)    http://camposdeboaz.xn.blog.br/para-estarmos-certos-temos-de-pensar-certo-tozer
Autor:
Clavio Juvenal Jacinto
Caixa Postal 1
CEP 88490-000
Paulo Lopes SC Brasil
48-9139-6010


................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content