sexta-feira, 19 de junho de 2015

Os Filhos Belial e a Iniquidade dos Ultimos Dias

OS FILHOS DE BELIAL E A INIQUIDADE DOS ULTIMOS DIAS
Clavio Juvenal Jacinto


“A vaidade quer aplausos...” (Ana Carolina)



Belial é um nome tão antigo quanto o próprio pecado, está associado a iniquidade, e  é usado como uma espécie de paternidade espiritual para pessoas ímpias, que praticam a iniquidade, abominações e profanam as coisas sagradas.  No antigo Testamento, encontramos em alguns livros o termo “filhos de Belial” mas é na descrição dadas aos filhos de Eli, que a expressão ganha popularidade entre estudantes da bíblia, Paulo também faz a pergunta se existe algum acordo entre Cristo e Belial (II Coríntios 6:14)
Alguns creem que Belial era uma divindade antiga, um deus cananeu, e mais tarde foi associado com o diabo, entendendo que os povos pagãos eram extremamente corrupto moral e espiritualmente, entendemos o motivo dessa associação. Mas Belial parece ser uma influencia satânica, que interfere na vida dos humanos desde a queda. Mesmo sem a descrição de uma associação clara com o belialismo, vimos em Caim e Ninrode,  traços dessa força maligna que atuou e influenciou seus corações.
Parece que a influencia de Belial atua na área do comportamento e da imoralidade, “filhos de Belial” seriam pessoas sem temor, profanadores do sagrado, seria uma característica oposta a vida de piedade, temor e obediência.

A origem da palavra, no hebraico denota inutilidade, ilegalidade (Beli = não e ol=jugo. Beliol seria alguém que se opõe ao jugo, obediência e a piedade)  numa perspectiva bíblica seria alguém sem valor espiritual, inútil para as coisas sagradas.
Nas escrituras do antigo testamento encontramos varias referencias aos filhos de Belial, além dos filhos de Eli (I Samuel 2:12) está relacionado as loucuras de Nabal (I Samuel 25:25) Homens perversos com impulsos sexuais pervertidos (Juizes 19:22) etc.
O belialismo seria então uma influencia demoníaca, que atua no caráter e no coração do homem promovendo ilegalidade, perversão sexual, profanação, instigando pessoas a rebelião,a mentira, ao falso testemunho e a profanação das coisas sagradas.

Um estudo atencioso desse assunto, nos leva a conclusão de que o belialismo atua tanto fora como dentro da igreja. Levando em conta que os filhos de Eli, foram classificados como filhos de Belial,e atuavam dentro do santuário e exerciam um ministério dentro da religião judaica vigente naquela época.
Sem jugo, sem lei, promotores da ilegalidade, assim são os filhos de Belial. Quando Jesus falou sobre o aumento da iniquidade, isso seria um aumento do belialismo. A única passagem no novo testamento concernente ao belialismo, é encontrada na segunda epistola de Paulo aos Corintios (6:14). A menção a Belial por Paulo muitos séculos depois de Belial ter sido mencionado pelos escritores do Antigo Testamento, é uma prova de que trata-se de uma influencia espiritual, que atua nesse mundo caído.
Em primeiro lugar, Paulo nos convoca a não nos associarmos com qualquer coisa que tenha o sinal de Belial. Belial promove a permissividade, a  ilegalidade, a profanação das coisas sagradas, os filhos de Eli, como um exemplo claro, eram carnais ao extremo, o belialismo promove a carnalidade, os satanistas identificam o belialismo, bem como opróbrio satanismo como uma religião extremamente carnal, promovendo a incontinência, a sensualidade, o erotismo, a profanação e o desrespeito as coisas sagradas. Hofni e Finéias promoviam a prostituição, sem levar em conta o lugar sagrada em que viviam. Na mentalidade desses perversos religiosos, não havia um Deus que teriam que prestar contas, por isso não havia qualquer temor ou remorso em seus corações.
A falta de temor e de respeito em nossos dias revela a influencia de Belial, em muitos ambientes ditos cristãos. Observe como está a  ordem e a decência na vida muita gente, que frequenta nossas igrejas.  Muitos perderam o temor, a decência, usando roupas curtas e coladas, para promoverem a sensualidade e carnalidade. Expondo as partes chamativas do corpo, promovem o adultério no coração alheio. Tal profanação é feita aos olhos de lideres que temem repreender, ou porque não são dignos defensores da santidade ou porque gostam de ver disso. Porque também são carnais.
Os dois filhos de Eli tinham um ministério que estava profanando pela conduta blasfema e carnal de seus atos, eles não eram reprovados por Eli, não foram ensinados a viverem sob o jugo da verdade e da santidade. Hoje muitos odeiam a palavra santidade, ela ecoa como antiquada, fora de moda, arcaica. O que atrai as multidões hoje é um evangelho permissivo, carnal, os mestres desse evangelho permissivo acusam as igrejas que promovem a separação do mundo, que promovem a santidade, como legalistas. Quando alguém usa a expressão “legalista” ou “legalismo” para combater e criticar as igrejas que confrontam o mundanismo e promovem a santidade integral, eles revelam que são opositores do legalismo. E o oposto do legalismo é a ilegalidade, a permissividade, e belial significa ilegalidade, filhos de Belial são os filhos da ilegalidade. Você não percebe isso? Tenha discernimento espiritual, pois isso é fundamental para não se viver enganado nesses últimos dias. Não é a toa que a septuaginta chame os filhos de Belial de filhos sem lei!
A corrupção moral em nossos dias pode ser notada  tanto dentro como fora da igreja. Observe como o mundanismo e como o materialismo se alastra pelo cristianismo. A ênfase as bênçãos materiais, ao dinheiro, a autoestima, tem sido notável. Hoje a forças mais fluentes dentro das igrejas modernas são o pragmatismo, o relativismo moral, a permissividade. Proclamam os modernos cristãos a liberdade, mas confundem liberdade com ilegalidade, achando que ao se livrarem de normas, estatutos, princípios, leis e doutrinas, estarão vivendo em liberdade, quando na realidade estão é vivendo em ilegalidade, esse é o espírito de belial. Esse espírito demoníaco está associado ao deus desse século, seu intento é cegar, dominar e depravar as mentes e os corações. Como está descrito em Deuteronômio 13:13, onde os filhos de Belial intentam corromper os filhos de Deus pela desobediência e pela pratica da idolatria.
Os filhos de Eli cometeram uma série de profanações no santuário, esses delinquentes roubavam da carne que era oferecida pelo povo, em sacrifício a Deus. Eram famigerados glutões, sem temor e sem pudor, se envolviam em prostituições, tendo relações sexuais com as mulheres que vinha fazer suas devoções. Esses pecados hediondos eram praticados por esses dois homens, e por isso foram classificados como filhos de Belial. Profanar o templo e negociar as coisas sagradas lá no templo. Tomavam posse da carne que era oferecida no sacrifício, eram carnais ao extremo. Para esses moços, não havia temor, não havia lei, não havia regras, davam completa vazão as suas paixões e concupiscências, e praticavam a profanação sem qualquer remorso. Hoje vimos como  tanta gente pega mentira, manipula, usa de argumentos sutis e técnicas de persuasão, enganam para extrair dinheiro do povo, mesmo dentro de templos. Nosso tempo esta sendo caracterizado por um crescimento cristão ilusório. Muitos ministérios são fundados por homens corruptos que querem fazer negocio e enriquecer-se as custas da religião, vivem em regalias, compram fazendas e ganham muito dinheiro as custas desse evangelho. Outros ganham salários altos, andam em seus carrões, vivem uma vida regalada, as custas do evangelho. Comparada com  vida de sacrifício dos pioneiros evangélicos que chegaram ao Brasil, essa geração de lideres que faz do conforto e do materialismo seu sonho de vida, é uma aberração.
Mas vejam só, os filhos de Eli não eram repreendidos. Alguns comentaristas supõe que Eli não ensinou seus filhos, uma vida de piedade. Deixou eles a vontade, e tornaram-se os filhos do sem lei. Que coisa terrível! Hoje, muita gente anda praticando coisas erradas, porque não há um ensino coerente dentro de muitas igrejas, senão da maioria delas. Uma vez que o foco do interesse não é a alma das pessoas, mas os bens dela, seus dízimos e ofertas, a ênfase das mensagens são de teor hipnótico persuasivo, regado de muitos temas egoístas, que reaviva os impulsos materiais do homem.  Até mesmo a motivação das ofertas deixou de ser de boa índole: por gratidão. O centro da motivação das ofertas hoje em dia, apela para a ambição do homem, dar muito aos pregadores de prosperidade para receber muito mais de Deus. Inventaram doutrinas de homens, como a lei da semente. Que doando dinheiro você esta semeando no solo da fé, e receberá multiplicado de Deus. É uma parodia religiosa, pregadores pedirem ofertas para desfrutarem regalias, e jogar a responsabilidade de abençoar materialmente os ofertantes ao nosso bondoso Deus.  O s filhos de Eli não foram ensinados ? e hoje, a maioria dos cristãos não são ensinados a se separarem do mundo, não! Santidade, cruz, mortificação da carne, isso não dá ibope, não traz fama.  Eu mesmo tenho enfrentado a dificuldade de pregar a mensagem da cruz, ela só atrai pessoas transformadas. O belialismo opõe-se fortemente a mensagem da cruz, o belialismo odeia a lei de Cristo, se opõe terrivelmente a doutrina da santidade. Eles querem a liberdade, não a liberdade de servir a Deus e fugir do pecado, mas a liberdade de cometer pecados, e repito isso não é liberdade é ilegalidade, jamais devemos confundir a liberdade concedida pela graça de Deus com a ilegalidade promovida pelo belialismo.
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.  Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.  Mateus 11:29-3
Uma característica comum nos filhos de Belial, é o egocentrismo, a satisfação pessoal, a vontade de carne, os impulsos e as paixões mais baixa da carne, são o centro da vida desses profanos. Por isso, não gostam de qualquer tipo de jugo. Como no satanismo, não há regras, não há princípios, tudo gira na satisfação egoísta. A felicidade do homem consiste em satisfazer os desejos e as paixões da carne. Quando a bíblia fala de Jugo, num entendimento equilibrado, um jugo significa duas pessoas em uma única direção e vivendo segundo a mesma regra. Quando Jesus afirma que seu jugo é suave, ele está falando sobre um andar lado a lado com Ele seguindo os mesmos princípios espirituais. Vinde a Mim, Ele convida. Então muitos mestres omitem a questão do jugo de Jesus, porque um jugo é um instrumento serviçal, é um instrumento que coloca um ser dependente de outro, em um mesmo propósito e uma mesma direção. Nesse caso, o peso maior das circunstancias sempre fica com Cristo, desde a cruz, até o céu, nessa jornada de fé, Cristo é nosso amparo, nosso guia, aquele que alivia as nossas cargas, aquele nos ajuda no caminho, àquele que nos assiste na caminhada diária. Agora, diante desses fatos precisamos contextualizar a questão da caminhada cristã, porque Jesus disse que no mundo teríamos aflições (João 15:33) mas deveríamos ter bom animo, porque Ele venceu o mundo. Em Cristo há um jugo suave, e não um subjugo. O pecado, a carnalidade e o diabo, apresentam um subjugo disfarçado de liberdade. Mas todo o vicio, toda a paixão carnal, todo pecado, conduz o homem para as profundezas das trevas e da ruína. Como os filhos de Eli deram vazão completa aos seus apetites e paixões caídas, o fim deles foi trágico, além de pavimentarem o caminho da maldição eterna.

“ E por se multiplicar a iniquidade...”(Mateus 24:12)
Jesus Cristo associa os últimos dias com um aumento de iniquidade, isso significa uma multiplicação de filhos de belial sobre esse mundo caído. Pois a iniquidade é uma marca distinta de um filho de belial.  Mas muitas vezes, nas escrituras, como vimos em Deuteronomio 13:13 e no caso dos filhos de Eli, muitas vezes, os filhos de belial tem uma conexão estreita com a religiosidade e com a apostasia. A palavra grega para iniquidade, no novo testamento é anomia,  desse termo surgiram palavras, como anormal e anomalia. Nosso mundo cresce em anomalia, as coisas estão cada vez mais tenebrosas de uma perspectiva espiritual. Não somente o cristianismo atual se envolve com o humanismo secular, bem como adotou uma nova teologia, de caráter materialista, promovendo o consumismo, o liberalismo, o mundanismo e pasmem a realização pessoal! Ao invés de centralizar os valores do Reino, a promoção do evangelho sadio e ensinar os cristãos a viverem como peregrinos nesse mundo, a nova teologia chama as pessoas a virem para a igreja para realizarem seus sonhos financeiros, experimentarem fama e sucesso e contruirem impérios financeiros a custa do nome de Cristo!  Em uma pagina satanista se encontra a descrição: “Belial significa ‘sem mestre’, e simboliza a verdadeira independência, auto suficiência , e a realização pessoal, belial representa o elemento terra” Anton Lavey, famosos satanista e autor da bíblia satânica também associa belial ao lado carnal do homem, a luxuria, sexo, prazer etc. Com um aumento acelerado dos pecados de origens sexuais em nosso dias, com o aumento do consumismo desenfreado, e uma luta doentia por conquistas financeiras e a vontade de ficar rico para desfrutar dos prazeres terrenos, com a promoção doentia do hedonismo, o culto ao prazer e ao luxo,são  tão comuns em nosso dias, tudo isso é uma influencia do belialismo, essa força oculta e sinistra, que influencia a nossa sociedade.
Que acordo há entre Cristo e Belial? Nenhum! Cristo é santo, nos convoca a santidade, a viver uma vida pura e casta, cultivando a simplicidade e a piedade, ao invés de promover a carnalidade, o cristão é convocado a se purificar das imundícies da carne : “Purifiquemo-nos de toda a imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor do Senhor” (II Coríntios 7:1) Note bem, que Paulo fala sobre a imundície da carne e do espírito. No lado espiritual também existe corrupção. Quando um homem peca em pensamento, quando peca lá no seu coração, Isso também trás consequências para a vida. Jesus nos chama, a termos cuidado com a nossas paixões e inclinações carnais (Mateus 5:28) Assim como Paulo fala sobre associações iníquas, e ensina que não podemos beber o cálice do Senhor e do cálice dos demônios, quando nos convoca a separação, reprovando por exemplo o jugo desigual, e isso está no contexto de II Coríntios 7:1, ele nos ensina que a poluição espiritual também afeta o nosso espírito.  Aperfeiçoando a santificação. Como se aperfeiçoa a santificação? Vivendo uma vida cultivando as coisas santas e guardando-se das coisas do mundo, fugindo da aparência do mal e vivendo uma vida peregrina nesse mundo. Há nas escrituras conselhos e princípios que devem ser aplicados em nossa vida. Hoje santidade, castidade, separação do mundo, mortificação da carne, são temas que não se prega mais em muitos púlpitos. São temas considerados como antiquados, impopulares, muito radicais e evitados porque não trazem fama, sucesso e “realização ministerial”.
Não deve existir qualquer pacto ou relacionamento entre o cristão e o espirito de belial, não deve haver acordo em luz e trevas, pelo contrario, somos chamados a não compactuar com as trevas “E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as”(Efésios 5:11)  O Dr Donald Stamps comentando sobre Efesios 5;11 nos ensina: “Aquele que é em tudo leal a Cristo, não pode ser neutro, nem manter silencio quanto as ‘obras infrutuosas das trevas e a imoralidade’. Deve sempre estar pronto a desmascarar, repreender e denunciar o mal em todas as suas formas. Bradar sinceramente contra toda a iniquidade é odiar o pecado (Hebreus 1:9) Tomar posição com Deus, contra o mal(Salmos 94:16) e permanecer fiel a Cristo, o qual também denunciava as obras das trevas.(Joao 7:7, Isaias 15:18-20, Lucas 22:38)” (Conf: Biblia de Estudo Pentecostal Pag 1818 CPAD)

Sede sóbrios e vigiai...
“Oremos para que a raça humana jamais se escape da terra, para espalhar a sua iniquidade em outros lugares” C. S. Lewis

“Há crentes que quando não podem justificar com as escrituras, certos pensamentos e ações, optam pela perigosa pratica de mudar ‘o que a bíblia diz’ pelo que ‘Deus me disse’.” (Otto Sanchez)



Clavio Juvenal Jacinto

Um comentário:

  1. Glória a Deus pela sua vida irmão
    . Palavra poderosa que foi ministrada de maneira profunda ao meu coração. Aprendi muito.

    ResponderExcluir

Footer Left Content