quinta-feira, 3 de setembro de 2015

CARACTERISTICAS DE UMA VERDADEIRA ALMA DEVOTA



A regeneração trás sinais evidentes de uma vida transformada (II Corintios 5:17), é uma transformação sobrenatural no coração da pessoa que recebeu a justificação através dos méritos do sacrificio de Cristo na cruz. Isso trás evidencias que podem ser percebidas na conduta diaria de uma pessoa. Se ela não experimentou uma verdadeira conversão, ela não pode em hipotese alguma apresentar os sinais evidentes de uma pessoa que tem o Espirito de Cristo. Romanos 8 é uma janela pelo qual podemos contemplar todas as virtudes de um homem cheio do Espirito Santo em contraste com um homem carnal e natural que nunca nasceu de novo. Muitas pessoas abraçam uma reforma religiosa superficial e enganam-se, acreditando que isso é regeneração. A regeneração só é real quando existe transformação radical no coração do homem (Filipenses 2:15). 
 Alguns sinais podem ser percebidos em uma pessoa que de fato, é regenerada, se esses sinais não podem ser observados, então a pessoa não é regenerada, abraçou  apenas com alguns conceitos pessoais reformados, sendo que o cerne da sua vida segue, com uma natureza caída, e ela não
 Paulo fala de coisas que acompanham a salvação, e entre essas coisas está em um andar em novidade de vida,  uma vida cristocêntrica, em intima relação com Cristo. Toda a vida de um homem regenerado move-se em direção a Cristo (Efesios 1:10) o ego do homem regenerado não está mais entronizado, mas sim Cristo, e por causa disso, os sinais são evidentes.

A pessoa que experimentou uma verdadeira conversão, torna-se uma alma piedosa, e passa a progredir em direção a uma devoção cada vez mais profunda por Deus. Vejamos alguns sinais:

1- Tem um conceito muito elevado com respeito ao carater e a santidade do SENHOR, e progride no relacionamento e cresce no afeto por conhcere mais e mais a ELE.

2-Ama os preceitos, os mandamentos de DEUS são muito preciosos aos seus olhos, são como as perolas que não podem ser jogadas aos porcos, mas guardadas como tesouros num coração zeloso, temente e obediente.

3-Nutre uma profunda gratidão por DEUS, e sabe encontrar sempre conforto e uma maravilhosa  satisfação em CRISTO.

4-Tem prazer inefavel em assistir os cultos e se comporta de modo adequado, sendo exemplo de respeito e temor pelas coisas sagradas, tendo o seu coração completamente voltado a adoração, zelando por uma atenção plena nas reuniões.

5- Tem prazer em ouvir a exposição das escrituras, interesse em se aperfeiçoar cada vez mais, por isso seu interesse está voltado em compreender qual é a santa e justa vontade de Deus, que se manifesta em seus conselhos doutrinas e estatutos.

6-É rigorosa na escolha das coisas espirituais, procura discernir tudo para escolher somente aquilo que é excelente.

7-Produz os frutos do Espirito Santo, e é exemplo em vida piedosa, pois seu comportamento é caracterizado pelos frutos santos que está produzindo em sua vida.

8-Descansa sempre no SENHOR e depende completamente dele.

9- Não está interessado em buscar a glória e a honra dos homens, mas busca somente glorificar a DEUS.

10-Tem zelo na vida devocional, prazer na leitura das escrituras, não sente que a oração é um fardo religioso, e busca sempre promover as coisas sagradas.


Esses sinais se desenvolvem e são vistos com frequência em uma pessoa que experimentou uma verdadeira conversão. Pois o coração de uma pessoa convertida tem a meta suprema de amar a DEUS de todo o coração, alma e pensamento (Mateus 22:37) A verdadeira espiritualidade consiste em termos consciência de uma afeição profunda e um amor profundo por DEUS.
 O homem convertido não experimenta um misticismo fanático, mas uma vida que irradia a luz da presença de DEUS.

O grande despertar da vida espiritual não é um êxtase mistico que traz satisfação egoísta para alimentar um orgulho interior. Mas um amor incondicional e profundo por DEUS, alicerçado numa verdadeira humildade que vem pela compreensão da grandeza de DEUS diante da nossa condição finita.


Pr  Clavio Juvenal Jacinto




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content