terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Hedonismo Cristão?

HEDONISMO CRISTÃO?

Hedonismo é uma doutrina filosófica, ou a crença de que o prazer é tudo o que o homem deve experimentar nessa vida, ou seja, o objetivo, o fim da vida é o prazer e nada mais.  Num sentido espiritual é o culto ao prazer, é ter a felicidade e a satisfação egoísta como a experiência mais necessária do coração. Todas as vezes que encontramos uma pessoa que busca a satisfação da existência própria nas riquezas, nos prazeres, nos vícios, nas posses materiais, essa é uma pessoa hedonista. Com certeza,   a sociedade ocidental é uma sociedade hedonista. O mundo moderno tornou-se escrava do consumismo desenfreado. O sistema midiático conseguiu enganar a maioria de que o desnecessário é essencial para a nossa existência! Pior que isso, nos colocou em um emaranhado de cordas, que roupam nosso tempo, e amarram completamente a vida, em coisas superficiais e passageiras. O Hedonismo é predominantemente humanista, ele pode ser refletido nas  atitudes mais bizarras, de um homem que cuida mais do carro do que de seus filhos, ou que trata de um animal com mais respeito do que com uma pessoa. O hedonismo desequilibra o sentido verdadeiro das coisas, e faz com que os bens e as coisas sejam uma espécie de divindade que satisfazem as almas carentes de alegria e sentido de vida.

O hedonismo é perigoso, se infiltrou na igreja de forma sorrateira, através da musica antropocêntrica, que exalta o homem e faz do Senhor  , uma espécie de “ator secundário” que existe apenas para satisfazer as nossas necessidades físicas e emocionais. Grande parte dos cristãos evangélicos modernos creem em um deus falso, um deus utilitarista. A motivação da crença desses é obvia,  negociam uma cura, uma benção, felicidade, posses, riquezas. O  evangélico moderno, não quer uma fé para correr riscos, quer uma fé que os proteja de todos os males, inclusive do martírio pela causa de Cristo. Buscam um cristianismo que os faça feliz a maneira do coração egoísta. Não é de admirar que muitos ambientes de cultos, tenham virado danceterias. Os promotores do hedonismo cristão promovem uma espiritualidade doente e apostata: venha ser feliz sem precisar ser santo!  “Venha ser feliz” ou “Não sofras mais” são jargões puramente hedonistas.  Um Deus que abençoa o homem e não exige nada é um deus estranho as escrituras, assim como um cristianismo hedonista está completamente ausente das paginas do novo testamento, ou se há pelo menos algo parecido com hedonismo, podemos aplicar apenas o exemplo da igreja apostata de Laodicéia.
O Cristianismo hedonista enfatiza o carnal ao invés do espiritual.  Toda religião hedonista acaba por centralizar o homem e levantar um palco para celebrar a felicidade materialista. Não é admirável que o conceito do pecado tem sido erradicado quase completamente da igreja moderna.  A maioria dos que estão preenchendo o rol de membros das denominações, não vieram porque se arrependeram de seus pecados, vieram porque querem algo. Esse é o mercantilismo sutil no coração do homem caído, uma religião de negócios, uma troca de favores, o pecador vai pra igreja, dá o dizimo, e por consequência Deus é obrigado a abençoa-lo e livra-lo de todos os males da vida. Conheço muita gente que desviou-se, porque foram atraídos e engodados por falsos profetas que lhe garantiram cura, prosperidade e isenção de qualquer tipo de problemas ou provações se “aceitasse Jesus como salvador”.

Quando Jesus afirmou “Recebereis poder para serdes minhas testemunhas” (Atos 1:8) a palavra traduzida por testemunha, no grego é μάρτυρες  “Martyres”. Creio que o leito por si mesmo já entendeu o significado das palavras de Cristo em Atos 1:8.
Jesus afirma aos verdadeiros cristãos que no mundo teriam aflições (João 16:33) advertiu que os cuidados da vida e os prazeres da vida sufocam a palavra (Lucas 8:14).  Não quero fazer apologia sobre a dor e o sofrimento, ou ser um “estraga prazeres”. Apenas advertir que o hedonismo é falso, humanista e diabolico, e que o verdadeiro cristianismo não é hedonista. O motivo da nossa existência é ter Cristo como a nossa felicidade, não é uma alegria que depende de posses de coisas matérias ou prazeres sensuais, porque tudo isso é enganoso e passa. A felicidade que depende de coisas passageiras é uma ilusão. O hedonismo é uma filosofia ilusória. Quando Jesus afirmou ser o Caminho a Verdade e a Vida, (Joao 14:6), Entendemos pela sua preciosa expressão, que Ele é o caminho da verdadeira alegria, possui a verdadeira felicidade e dá o verdadeiro sentido para a vida. Não as coisas passageiras, não os prazeres do mundo e da carne, mas Ele mesmo como pessoa. Isso não é algo abstrato, mas concreto. Em outra parte o Senhor Jesus fala sobre dar vida e vida com abundancia (João 10;10). A alegria cristã não depende de posses, pois tem sua origem nas coisas verdadeiras, ninguém consegue roubar a alegria de um coração piedoso, lembrem-se disso, as fogueiras não conseguiram, os açoites não conseguiram, a perseguição e o martirio não conseguiram. A felicidade do alto, resiste as tempestades da vida, é de duração eterna. Cristo, o Senhor nos dá, e podemos usufruir da verdadeira felicidade quando preenchemos as condições impostas pelas escrituras.
Fomos projetados para sermos adoradores, e esse deve ser o fim da nossa vida: glorificar a Deus. Ama-lo com todas as forças do nosso coração, Cristo ensinou que não podemos servir a dois senhores. Não funciona o cristianismo que focaliza o eu e coloca o Senhor em segundo plano, assim como é falso o deus utilitarista, um deus cultuado nesses últimos tempos dentro de igrejas cristãs, a projeção do perfil dessa divindade é que ela existe para servir o homem, se inclinar perante os decretos de super ministros e lideres ungidos, que possuem poder criativo em suas palavras, cujos decretos mágicos constroem a realidade dos hedonistas.
Que o Senhor nos conceda graça para entender as palavras de Salomão “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos, porque isso é o dever de todo o homem” (Eclesiastes 12:13) depois de experimentar tantas alegrias, Salomão declara que as coisas passageiras, nada mais são do vaidades. Uma conclusão certa de alguém que conhecia muito sobre os prazeres da vida.

Para um estudo sobre esse tema, sugiro a leitura cuidadosa desses textos bíblicos: II Pedro 2:13, Isaias 5;11, I Pedro 4;3, Lucas 8:13, II Timoteo 3;4, Galatas 5:19-21, Tito 3:3, Ezequiel 6;9, Tiago 4:1 a 3 e Tito 3;12

Clavio Juvenal Jacinto

(48) 9622-8870

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content