sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

A DUPLA PRIMOGENITURA DE CRISTO



Série a preexistência de Cristo 
Parte I 


Em Colossenses 1:15 Jesus é chamado de primogênito de toda a criação e em 1:18 é chamado de primogênito dentre os mortos.  Nesses dois textos do primeiro capitulo de Colossenses, vamos encontrar a dupla primogenitura de Cristo, primeiro Ele é primogênito de toda a criação, porque ele é chamado assim? Porque Cristo foi o Criador que se tornou criatura. Veja bem essa questão, porque todas as outras religiões, antigas ou modernas, tendem a divinizar a criatura, mas só o cristianismo ensina que o criador se transformou em criatura. (O Verbo se fez carne). Porque o cristianismo crê em um Deus acima de todos os outros deuses? Porque na concepção dos outros teólogos de outras religiões, a divindade nunca poderia ter sido criatura, sem perder a sua plenitude de divindade. Mas o Deus do cristianismo é o Deus do impossível. Nas outras religiões essa divindade é limitada pela sua própria criação, mas o cristão entende que o Criador tem completo domínio sobre a criação que Ele criou, então é possível que o Verbo se fez carne (Sem pecado) Argumentam os religiosos céticos “Isso é impossível!” mas Jesus refuta “Para Deus nada é impossível” ( Lucas 1:37) ) Se Ele é o primogênito de toda a criação, devemos entender que Ele foi o primeiro a se sujeitar a lei da matéria viva sem herdar a corrupção adâmica.  Portanto aqui está a base da nossa fé, Jesus se fez carne (Criatura) tornou-se 100% homem, sem, contudo deixar de ser Deus em sua completitude, então Ele torna-se o primogênito de uma criação perfeita, Ele mesmo se sujeitando a isso, para que todos os redimidos tenham o direito plenitude de existência (Filipenses 3:21) Sendo Jesus o primogênito de toda a criação, vimos também que Ele é primogênito dentre os mortos. Cristo morreu pelos nossos pecados, e  como Ele só pode ser primogênitos dentre os mortos, vivendo antes de sua morte de Cruz, sendo primogênito de toda criação, é lógico afirmar que Ele também teria que ser antes, um ser perfeito, para poder submeter-se a condição de ser o primogênito de toda a criação. Ao usar essa palavra “Primogênita” nunca que o Espírito Santo quis dizer que Cristo é o primeiro que vem de uma inexistência para uma existência, pelo contrario, significa que sai de uma condição perfeita de criador para assumir uma perfeita condição de criatura. A dupla primogenitura de Cristo nos ensina coisas maravilhosas. Como primogênito dentre os mortos, Cristo revela que venceu a morte, na área teológica e pratica entendemos que a morte de Cristo na Cruz não foi somente redimir o homem, mas destruir aquilo que destrói o homem, Cristo aniquilou o que tina o império da morte (Hebreus 2:14) é primogênito porque foi o único que ressuscitou em corpo glorificado. A plenitude da lei de Lavoisier é plena na ressurreição de Cristo, “Na natureza nada se cria, na se perde, tudo se transforma” Pelo fato de Cristo ser o Verbo que se fez carne sem pecado, sua transformação pela ressurreição, foi perfeita, a morte não aniquilou Cristo, aniquilou o efeito do pecado, não aniquilou a Cristo, aniquilou o que tinha o império da morte, não aniquilou a pessoa de Cristo, aniquilou a maldição imposta sob Adão. Então o que vimos na ressurreição não é algo completamente mítico, mas cientifico, real, verdadeiro. Não é de admirar que Cristo volte ao seu trono, depois da ressurreição, a ascensão veio depois da ressurreição, em seguida a entronização, e depois a volta triunfante, não como o verbo na humilhação, mas como O Alfa e o Omega. Mas devemos entender que a dupla primogenitura de Cristo, atesta sua perfeição, sua divindade e a sua preexistência como Filho de Deus.


Pr Clavio Juvenal Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content