terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Futebol e idolatria

Futebol a idolatria sutil dos dias modernos.


O mundo moderno tem seus ídolos, antigamente os pagãos divinizavam pessoas e inventavam deuses, e então tentavam imortaliza-los através da fabricação de ídolos de pedras e metais, construíam templos pomposos e cultuavam fanaticamente a esses deuses. Os ídolos modernos são diferentes, eles são os astros de cinema, as atrizes de novelas, os cantores pop, os roqueiros, os jogadores de futebol. Essa idolatria é mais sutil, engana de forma imperceptível, e leva muita gente pro inferno.

O futebol é uma espécie de religião, embora alguns apologistas evangélicos não admitam isso, assim como partidos políticos e seitas produzem fanáticos, o futebol também produz. Aqui está algo que temos que meditar. Quando crente se une aos incrédulos num campo de futebol, em meio aos bêbados e zombadores, vai ouvir tudo o que não presta, palavras malignas, xingamentos, palavrões e tudo mais. É correto está no meio de um ambiente destes e ser santo e espiritual? No Brasil futebol torna os incrédulos emocionalmente doentes. A paixão pelos times é extremamente fanática. As pessoas, choram, gritam, se emocionam, tornam-se depressivas e abusivas, quando o time perde ou ganha, vivem o extremo da emoção por um amor ao seu time de futebol que ultrapassa qualquer devoção de um crente normal. Quem vai desmentir isso?
Estamos vivendo uma inversão de valores, pesquisando sobre esse assunto, acabei me deparando com o artigo de um cristão fazendo apologia ao futebol e logo em seguida li o comentário de um incrédulo que não concordava com a posição do dito apologista. Pois considerava o futebol, um movimento de fanaticos.

Basta olhar para o comportamento dos futebolatras, para ver como se portam diante da tela e diante de seus ídolos jogadores. Conheço muitos, e você também conhece com certeza. Idolatram o time, vestem camisa, levantam bandeiras, fazem carreatas, estouram foguetes, festejam e farreiam durante horas, enfrentam filas, suportam horas a frente de uma televisão ou no estádio, sem se preocupar com mal tempo frio ou calor, quem em nossos dias faz isso pela causa do evangelho e por amor a Cristo? O extremo dessa devoção é idolatria, porque fazem mais por amor ao futebol do por amor a Deus. Não preciso de argumentos que justifiquem que isso não é errado, porque o obvio está diante de nossos olhos de forma irrefutável. Não vê quem não quer.
Falando sobre o futebol, Pr João Souza Filho, adverte com relação a um jogo da seleção brasileira detalhes que passam despercebidos aos olhos dos muitos ‘crentes’ futebolistas:

"As cores da bola de futebol, a chamada brazuca foram inspiradas propositalmente nas cores dos orixás do candomblé, bem como a decoração da central da copa no Rio de Janeiro ornamentada com as mesmas cores. Ainda tem o mistério das mãos segurando a brazuca, e, alguns mais perspicazes afirmaram tratar-se do ato em que Xico Xavier fazia quando psicografava suas mensagens: Ele colocava uma mão semiaberta sobre os olhos. Quanto a isto, não posso confirmar a veracidade" (1)
 Em outro artigo escreve:

"A segunda religião dos crentes é o futebol. Não há nada de errado em se gostar de futebol e apreciar um clássico, mas não se deve perder tempo indo a estádios de futebol e vestir a camiseta de um time. Quando o futebol toma o lugar de Cristo no coração, a fé é deixada de lado, como esse irmão que veio ao culto enrolado numa bandeira do seu time. É preciso vestir outra camiseta: A camiseta do Cordeiro de Deus. Vir aos cultos com camisetas de time de futebol indica que a pessoa tem outra religião que ocupa o primeiro lugar em sua vida. Além de que a maioria das programações dos irmãos da igreja é agendada pelo horário de transmissão dos jogos" (2)
Ele ainda acrescenta:
"E esta religião que tomou conta do mundo tem em sua patrocinadora, a FIFA a entidade mais rica e com capital maior que muitos países do mundo. A FIFA ordena, impõe, porque à semelhança de uma religião seus líderes querem dinheiro e não futebol. A copa do mundo no Brasil será a grande festa desta religião que cativa as massas. Mamom deve rir à toa" (3)

Ora meu amigo leitor. Não são claras e evidentes essas palavras vindo de um ministro do evangelho? se é uma religião ou se porta como um movimento religioso, cheia de gente fanática, são verdadeiros os deuses dessa religião? Que tipo de mensagem de esperança o futebol traz ao mundo? brigas, salários bilionários a esses jogadores que não fazem nada pelo nosso país, enquanto nosso professores e nossos trabalhadores de roça que lutam para sustentar a nação ganham míseros salários? Futebol também é uma injustiça social. Jogadores de grandes times ganham fortunas, enquanto os trabalhadores que fazem nossa nação se desenvolver ganham salários reduzidos. Isso é injusto, próprio do mundo caído.
Não é admirável que os jogadores de futebol sejam tratados como ídolos, ora se os jogadores são ídolos, isso significa que os amantes do futebol são idolatras (4)

 Acima, capa do Livro escrito por Ronaldo Helal, Antonio Jorge Soares e Hugo Lovisolo, é um livro secular contando a historia do futebol em nossa nação: A Invenção do País do Futebol, Midia raça e Idolatria. Sugestivas informações: futebol e idolatria...






 Jogadores de futebol tratados como ídolos, podem ser vistas em capas de jornais e revistas seculares com frequência...
Alguém pode argumentar que vai pro estádio mas não adora ídolo, mas você está pregando contra a idolatria de quem esta lá venerando os deuses do futebol? Não! Você está lá para torcer pro time...compartilhando num mesmo ambiente, seria como se fosse ao baile, justificando que vai ouvir sua musica preferida....
Atualmente há até uma igreja para reverenciar o jogador argentino Diego Maradonna, que segundo aluns futebolatras, ele é o “pai, o filho e o espírito santo” (5)
 igreja maradoniana reverencia Maradona como se fosse um deus...

 
Manchetes sobre a violência nos estádios de futebol são comuns em nossos dias. Os frutos do futebol são evidentes.

O que a bíblia tem a dizer sobre isso?
Primeiro: que devemos amar a Deus de todo o nosso coração, alma e pensamento (Mateus 22;37)
Segundo: Não terás outros deuses alem de mim (Êxodo 20:3)
Terceiro: Não devemos nos conformar com este século (Romanos 12:1 e 2)
Quarto: A bíblia adverte que os covardes, incredulos e idolatras serão lançados no lago de fogo(Apocalipse 21:8)
Quinto : Não devemos andar em jugo desigual com os incrédulos, pois não pode haver comunhão entre a luz e as trevas ( II Corintios 6:14)
Sexto :Paulo admoesta que devemos fugir da idolatria, e não compartilha-la com incrédulos (I Corintios 10:14)
Sétimo: A idolatria está associada com a feitiçaria, sendo ambos frutos da carne (Gálatas 5:20)
Oitavo: As Escrituras exortam os cristãos a viverem de modo irrepreensíveis e inculpáveis em meio de uma geração perversa e corrompida (Filipenses 2:15)
Nono: A bíblia adverte que não devemos ser idolatras e nem se envolver com idolatras que gostam de farras (I Corintios 2:7)
Décimo: A bíblia diz que ficaram de fora do lar celestial, os idolatras e os que cometem a mentira (Apocalipse 22:15)

Poderia citar inúmeras outras passagens das escrituras, porém creio que essas são suficientes para sustentar as evidencias de meus argumentos.



Notas
(1) http://www.pastorjoaodesouza.com.br/123/?p=2672
(3) Idem
(5) http://www.paulopes.com.br/2013/02/igreja-de-maradona-tem-cultos-e-mandamentos.html#.VoWoAsQr0_M

Um bom artigo sobre o assunto pode ser encontrado em:

http://mcapologetico.blogspot.com.br/2013/12/futebol-idolatria-brasileira-permitida_9.html



Autor:
Pr Clavio Juvenal Jacinto

2 comentários:

  1. Em similar sentido, com mais enfoques e ampliando a pesquisa desde 2002, http://padilla-luiz.blogspot.com.br/2015/09/idolatria-no-futebol.html

    ResponderExcluir
  2. cara que interessante essa reflexão. Muitos cristãos protestantes estão cegos com isso, eu conheço vários. Não se adora ídolos como antigamente, porém o diabo é astuto duvido que ele não esteja por tras disso e de outras coisas que afastam as pessoas da perfeita comunhão com Deus.

    ResponderExcluir

Footer Left Content