segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

O CRISTÃO, LOTERIAS E JOGOS DE AZAR





Cada vez mais em nossa época não se fala sobre certos assuntos que são claros nas escrituras, infelizmente pelo fato da sociedade atual ser “pós-moderna”, os conceitos da pós-modernidade também se infiltraram na igreja, e a “pós modernidade’ é materialista e consumista, a geração atual de cristão tende a ser também. Para ser consumista é necessário que haja dinheiro, sem a posse de muito dinheiro, não se pode corresponder ao apelo midiático de que a felicidade consiste em ser rico, ou ter posse de parafernálias tecnológicas. Se por um lado,a sociedade é altamente consumista, lembremos que por outro, nunca houve um tempo em que tanta gente sofre com depressão e tantas doenças psicológicas. As suportas enfermidades mentais, são uma evidencia clara de que o consumo e o conforto  e as vantagens de um mundo tecnológico, não satisfazem o coração do homem.
Para alguns, ou melhor, para a maioria dos cristãos, não há qualquer mal em fazer uma “fezinha” em jogos como a megasena, ficar rico seria uma benção, assim como a lavagem cerebral, provocada pela falsa impressão de que as posses e as riquezas são teologicamente, a vontade de Deus para com o homem. A Religião utilitarista de nossos dias alardeia que Deus existe para abençoar e servir o homem, portanto devemos tomar posse de todo o ouro e de toda prata. Essa é parte da cosmovisão cristã contemporânea, servir a Deus, pra ficar rico e ser feliz! Não estou ensinando que Deus não deseja que um cristão fique rico! Não estou afirmando isso. Deus pela sua soberania e por sua misericórdia abençoa sim, alguns de seus filhos para que fiquem de alguma forma ricos, no sentido literal da palavra, com o propósito definido de repartir com quem tem necessidade! Isso é claro nas escrituras,  e Paulo dá uma das poucas orientações no Novo Testamento, do motivo porque Deus abençoa de forma justa alguns de seus Filhos: repartir e suprir a necessidade de irmãos pobres. Não é uma riqueza para reter, e para o desfrute egoísta. Mas para o desfrute dos pobres e necessitados. Leia I Timóteo 6;17 a 19, e verifique as orientações de Paulo sobre o assunto.
Mas voltemos para o assunto. É errado um cristão jogar em loterias, para ficar rico?
Primeiro devemos olhar para as motivações, quem joga quer ficar rico sem trabalhar. E aqui já existe uma motivação errada. O caminho da insensatez dessa visão, foi o caminho daquele fazendeiro que disse: alma come e bebe regaladamente, porque tens muitos bens para desfrutar na vida, enquanto de Céu, a voz do Deus soberano ecoou dizendo: “louco, hoje pedirão a tua alma, o que tens preparado para quem será?”  é quase impossível dominar os desejos egoístas, quando as riquezas são posses reais. Muito dinheiro trás consigo sementes de mesquinhez e avareza. Esse é um problema que acompanha sempre as riquezas, de sorte a prosperidade sempre tem sido uma força propulsora que conduz o povo de Deus para apostasia.
Segundo; loterias são disputas sociais. Todo mundo joga, porque quer ficar rico. E pensando nas riquezas, parece que nelas há uma esperança de que iremos nos tornar imortais. Assim diminui nosso conceito de que somos entidades passageiras no mundo rumando em velocidade extrema para a eternidade. Perde-se a noção da realidade, e noção da ética, um homem que enriquece, é um homem que precisa lutar contra seus próprios instintos caídos.
Terceiro: Provérbios 28:22 é muito claro “o que quer enriquecer depressa, é homem de olho maligno, porem não sabe que a pobreza há de vir sobre ele” aqui está algo que torna-se a realidade de quem desce aos abismos do vicio em jogos de azar, mas o princípio é valido para qualquer  tipo de jogos, que tentam o homem a possuírem riquezas de imediato, sem precisar trabalhar.

Quarto: o equilíbrio da vida emocional e espiritual está nas palavras de Provérbios  30:8 “afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa. Não me dês nem a pobreza e nem a riqueza, mantém me do pão da minha porção de costume”. Vejo nessas palavras uma petição, a pergunta é: dá pra jogar na loteria com a intenção de ficar rico e orar as palavras do versículo acima?
Quinto: quando você tem intimidade com muito dinheiro, ele exerce um poder de atração muito grande, de sorte que o homem começa a amar o dinheiro e esse amor tende a crescer mais e mais, até que as riquezas tornem-se divindades, e o rico torna-se um candidato potencial a pratica de idolatria. Paulo Fala em I Timóteo 6;10 que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, e a cobiça faz as pessoas se desviarem da fé. Em Colossenses 3:5 Paulo afirma que a avareza é idolatria.
Sexto: As riquezas produzem incertezas, destroem a fertilidade do coração, impedindo que a Palavra de DEUS tenha efeito sobre a vida dos homens (Lucas 8:12 e I Timóteo 6:17)
Sétimo: ao jogar em loterias para ficar rico, qual é a intenção da pessoa? Ajuntar tesouros aqui na terra! E isso vão contra o ensino de Cristo (Mateus 6:19 a 21) infelizmente muitos cristãos agem como ímpios, que depositam nas riquezas a esperança, e por isso fazem de suas posses, suas divindades. O cristão moderno é enganado com a propaganda do diabo, de que a felicidade e o contentamento da vida só podem ser experimentados através da posse de dinheiro e muitas riquezas. O que é uma mentira, e porque não dizer, uma heresia! Paulo fala de forma clara que o contentamento, ou a felicidade vem através de uma vida de piedade, gratidão, não de muitas posses, mas tendo o necessário para a nossa sobrevivência. (I Timóteo 6:6 e 8)

Conclusão

É completamente antibiblico jogar em loterias.



 Pr Clavio Juvenal Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content