segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Cristo: Sua Mobilidade descensional e Ascensional





Serie preexistencia de Cristo Parte III



Está escrito em João 3:13: “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem que está no céu” talvez poucos notem o sentido amplo dessas palavras. Quando Jesus pronunciou essas palavras Ele estava na terra, junto aos discípulos, cumprindo a sua missão junto ao mundo, a saber a redenção. Mas note que Jesus afirma “O Filho do homem que está no céu”, mas Ele não está no céu. Onde ele pronuncia essas palavras? Na terra! Aqui temos um sinal da onipresença de Cristo, são sinais quase imperceptíveis aos olhos comuns, mas essas perolas podem ser adquiridas  quando cavamos a palavra de Deus. O que vejo nesse versículo, corrobora a preexistência de Cristo, e vou explicar porque compreendo assim. O evangelho de João destaca um Cristo eterno que esta em movimento, esse movimento do atemporal para o temporal, do infinito para o finito, pode ser percebido desde João 1:1.  Chamo isso de mobilidade descensional e mobilidade ascensional, porque o testemunho de Cristo me que Ele veio do céu, ou do Pai, e para lá retornaria quando cumprisse sua missão redentora aqui no mundo. Na mobilidade descensional (Estou usando esse termo para descrever uma descida de um lugar para outro, nesse caso, do Céu para a terra) mostra que Ele existia com Deus Pai e em Deus Pai, antes que Ele se fizesse carne. Ele foi gerado pelo Espirito Santo no interior de Maria. Essa mobilidade descensional, cumpre um rigoroso método de humilhação. Porque além de se fazer carne, o Logos Eterno, teve que respeitar as condições de como um homem vem a esse mundo. Já desde o principio, no seu nascimento, enfrentando as condições rigorosas das dificuldades impostas por uma geração que tinha o coração endurecido pelas religiões mortas. Assim como existiu a mobilidade descensional, onde mostra claramente que Cristo desceu do céu, vimos que também Ele sobe para o céu depois da sua ressurreição e isso é corroborado de forma muito clara, porque o testemunho do Novo Testamento é muito forte com relação a esse fato.(Atos 5:1 a 11, I Corintios 15:1 a 23 etc). Jesus falou sobre esse retorno, geralmente se estuda muito sobre a segunda vinda de Cristo, o seu retorno a esse mundo, pouco se fala sobre um outro retorno, a sua volta até o céu de onde Ele saiu, sua ressurreição e ascensão, foi uma  espécie de retorno para lá, Assim como houve uma vinda do Cristo do Céu para a terra, houve também um retorno para lá, assim como houve um retorno para o Céu, haverá também um retorno para a terra (João 14:1 a 14) Essa é uma doutrina maravilhosa! Como existiu essa mobilidade descensional e ascensional de Cristo, ou seja, ele saiu de um lugar geográfico (o Céu) veio para um lugar geográfico (A terra) e retornou para lá (O Céu) virá novamente, mas em glória e majestade, não em forma de humilhação, mas como Senhor Todo Poderoso. Vimos como toda a história da redenção é uma historia de movimento no espaço e no tempo, compreendido de forma literal e histórico. Temos assim, nas declarações do próprio Cristo, provas que evidenciam sua preexistência, porque ele era com o Pai, antes de ser em Maria, e depois da sua morte e ressurreição, teria que novamente retornar para seu Pai (João 14:12)

Pr Clavio Juvenal Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content