sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

O Cristo que Sustenta todas as coisas.

Serie Preexistência de Cristo - Parte V




As escrituras afirmam que Cristo é o Criador e mantenedor das coisas criadas (Colossesnes 1:16 e 17 com Hebreus 1:3. A matéria não é eterna, Deus é eterno. Não sabemos exatamente quando todas as coisas foram criadas. É lógico acreditar que antes de um universo físico havia um universo espiritual, pois sendo Deus eterno, haveria de existir também um lugar eterno, habitação do Deus eterno. Nossas experiências são terrenas e físicas, então temos uma visão muito limitada. Achamos que as coisas precisam ser físicas para serem reais, mas não é assim, as coisas mais reais são as mais espirituais. Concluímos que o ser mais real que existe é o Deus triuno, por ser criador e mantenedor. No Novo Testamento, é dado a Cristo os atributos de criador e mantenedor. Ora por causa desses atributos, concluímos que sua preexistência é um fato, de outra forma, como Cristo poderia ser o mantenedor das coisas antes de seu nascimento? Uma vez que não existe uma mutabilidade na essência da pessoa de Cristo, como advoga o autor aos Hebreus (Hebreus 13:8) sabemos que o universo na era adâmica, era mantido por Cristo, ainda quando estava encarnado na plenitude do tempo,de alguma forma, o universo estava sob seu controle, e agora a destra da Majestade nas alturas, ainda continua exercendo esse domínio. Talvez seja um pouco difícil entender isso. Mas um estudo cuidadoso das escrituras sobre o assunto, não nos leva para um caminho diferente. Quanto mais estudamos a pessoa de Cristo e a sua associação com a criação, mas descobrimos o poder que Cristo exerce sobre as coisas criadas. Como em estudos anteriores, falei sobre o espaço e o tempo, que Deus é um eterno presente, e Ele é o criador de ambos, preciso agora acrescentar algo: Deus não precisa de espaço e tempo para ser Deus, é o espaço e o tempo que precisam de Deus para existirem, e nós, em nossa forma física precisamos de Deus para existirmos, e precisamos também do espaço e do tempo, somos dependentes de Deus,  do espaço e também do tempo, somos bem limitados nessa condição atual. Parece que o novo céu e a nova terra, na idade da restauração de todas as coisas, e quando tivermos corpos gloriosos, como o de Jesus Cristo, o espaço e o tempo terão sidos modificados de tal modo que teremos experiências diferentes dessas que temos nesse espaço fechado. Porém esse assunto pode ser tratado em outro estudo, porque o foco é a preexistência de Cristo. Desde que o universo foi criado, tudo indica, pelo estudo das escrituras, que Deus Pai deu ao Filho a responsabilidade de manutenção. Assim as coisas são coordenadas e controladas e mantidas pelo Filho como descreve de forma clara Hebreus 1:3. No versículo 2 do mesmo capitulo o autor nos fala sobre a criação “Por quem fez também o mundo...” e então no versículo 3: “sustentado todas as coisas pela palavra do seu poder”. Essa sustentação é universal, ela inclui a segurança dos salvos, inclui a manutenção das coisas espirituais, inclui a s bênçãos da redenção, inclui também a ordem física das coisas criadas, a manutenção do tempo e do espaço, do universo e o sustento essencial para a existência continua da criação, até que se cumpra todo o propósito de todas as coisas. Isso é reforçado pelo que lemos em Colossenses 1: 16 e 17: “Porque nele foram criados todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele” (Colossenses 1:16 e 17). O versículo 17 é claro em afirmar que “Ele é antes de todas as coisas” e como não haveria de ser assim? Sendo ele o bendito mantenedor de todas as coisas, essas coisas subsistem por causa do seu Poder e Autoridade. Assim vimos de forma clara que as escrituras ensinam que Jesus existia antes de sua encarnação, negar esse fato é negar o que a bíblia ensina de forma clara.


Pr Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content