quarta-feira, 16 de março de 2016

Casa de Oração ou Casa de Perdição?





A minha casa será chamada casa de oração (Mateus 21:13)

 Há uma polemica hoje com relação ao local do culto, alguns chamados "desigrejados' apelam para uma formulação simples da constituição da igreja, e que nosso corpo é o templo da habitação de Deus na Nova Aliança. Em parte concordo com essa formulação. Mas não vejo erro nenhum em se reunir como família em um lugar apropriado como um templo.  Um local consagrado para se cultuar a Deus tem seus benefícios, embora não descarte a possibilidade dos lares tornarem-se locais de reuniões cristãs.  Dos pulpitos cristãos foram proclamadas mensagens que até hoje ecoam. Veja por exemplo as mensagens de Martin Lloyd Jones, Charles Spurgeon, Jonathan Edwards etc. Deus usou esses homens de cima de um púlpito em um templo, porém hoje, vimos como a reunião cristã tem deixado de ser um lugar de oração e adoração, para se tornar um lugar estranho e divorciado dos propositos de uma verdadeira espiritualidade


Agora desejo refletir um momento sobre o que Jesus disse: a minha casa será chamada casa de oração. Ele estava fazendo uma referencia ao templo, mas também a um lugar de culto, de reunião. o centro da vida comunitária do povo de Deus, deve ser alicerçada sobre uma vida de oração e piedade. É sensato concluir que sendo uma casa de oração, o que nunca deve faltar a um local de reunião para cultuar ao Senhor é a oração. A vida piedosa deve ter um fundamento autentico: um relacionamento real com Deus e isso não se dá através de entretenimento, mas através de  santa reverencia e temor a Deus, e acima de tudo cultivando uma vida de oração intensa. Aqui está o fato


Casa de oração e não casa de negociação. Sim! a igreja apostata faz do evangelho um negocio lucrativo, vende a cruz, ao invés de pregar a cruz. negocia com a religião cristã ao invés de denunciar o pecado do homem e a redenção em Cristo. A enfase do apostata é falar que Jesus tinha uma casa a beira mar em Cafarnaum, e não sobre a cruz que retalhou impiedosamente as suas carnes por causa dos nossos pecados. A enfase está sobre um evangelho que promove a satisfação dos desejos egoístas do homem, a igreja apostata não prega um evangelho para obediência, prega outro evangelho, onde um deus utilitarista satisfaz a vontade do homem carnal. A mensagem atual não é chamar o pecador ao arrependimento para ser santo e ser feliz, mas chama o pecador para negociar com dízimos e ofertas, para receber receber em troca, proteção saúde e prosperidade. Não é de admirar que se pregue o que a turba gosta de ouvir. Se jesus fosse pastor de uma igreja hoje, para pregar o sermão da montanha, sua igreja seria uma igreja vazia...Ele proclamaria "negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" tal convite não atrai gente que deseja misticismo barato e experiencias psíquicas coloridas. A casa de negociação faz uso da artimanha do comercio, estrategia de marketing, e faz da religião um negócio para a construção de impérios pessoais, a custa do nome de Cristo. Mas Jesus clama: minha casa será casa de oração.

Casa de oração e não casa de confusão. Sim! digo com muito pesar que hoje se prega confusão, uma mistura de psicologia e evangelho, uma mistura de humanismo com evangelho, uma mistura de metafisica do novo pensamento com evangelho. Há uma confusão terrível em nossos dias. As muitas vozes são confusas, porque as escrituras não estão sendo ensinadas de maneira contextualiza. Além da falta de preparo, muitos lideres querem pregar o que o povo deseja ouvir. As necessidades físicas são colocadas como prioridades em detrimento das espirituais. A proclamação de assuntos estranhos as paginas do Novo Testamento tem sido comum em nossos dias. Doutrinas estranhas, ensinos heréticos, aberrações espirituais. Mas não se perde em meio a essa confusão quem ainda tem a palavra de Deus como lampada para os pés e luz para o caminho.


Casa de oração e não casa de diversão. Sim, culto não é um lugar de de entretenimento! não é lugar de diversão. Culto é um lugar onde corações contritos e verdadeiros adoradores se reúnem para amar, adorar e cultuar a Deus. Hoje o show e o entretenimento tem invadido as reuniões cristãs. é grave o erro desse culto diversão. Não sabem discernir as coisas espirituais os indoutos e incautos que assim procedem, transformando um culto em danceteria, como se o santo e o profano pudessem ser unidos para promover uma religião que une o útil com o agradável. Fora com esse disparate! Essa profanação do sagrado de forma tão ridícula, mostra a mornidão que caracteriza a maioria dos evangélicos modernos.

Casa de oração e não teatro. Culto não é lugar de manipulação, de enganação e faz de conta. As vezes me assusto pelo modo como muitos pregam ou melhor manipulam. As tecnicas que usam para emocionar os ouvintes, a arte da retorica ao invés da unção, fabulas ao invés da exposição das sagradas escrituras. Mentiras, o espetáculo e a teatralização da religião, é um sinal claro de apostasia e falta de poder espiritual.

Casa de oração e não casa de  filosofia. No culto e na adoração, os fins não justificam os meios, aliás essa tendencia filosófica não está a altura dos valores judaicos cristãos. O culto não é verdadeiro, se o homem é o centro da atenção. aqui jaz a mais refinada idolatria, quando o homem passa ser o centro das atenções. A musica antropocêntrica, a mensagem antropocêntrica, tudo gira em torno do homem, isso se chama humanismo, é uma lastima que as igrejas modernas estejam impregnadas dessa filosofia anticristã.

Casa de oração não palco magico. Hoje há a religião fast food, comida espiritual rápida, enlatada e bem artificial. As invenções de talimãs e artefatos mágicos, para engodar as mentes materialistas, de forma a enganar incautos, não é novidade em nossos dias. Quer vencer ou ter proteção espiritual? compre uma rosa ungida ou um quilo de sal grosso. Num toque de magica, os problemas financeiros, matrimoniais, familiares,  serão resolvidos. As vezes um "ungido" a titulo de profeta, apostolo ou pastor determina a vitoria sobre a vida do moribundo ou fracassado, e em um toque de magica, os problemas desaparecem. Inventaram um culto de vitória, e então o homem, muitas vezes que se professa cristão, vai em busca de uma vitoria, prometido através de hinos cujas mensagens, preenchem bem os requisitos das circunstancias. Esquecem que quando pedro estava preso, a igreja se reunia para orar, e assim as mãos do Senhor moveram-se favoravelmente ao discípulo que estava preso. Nada de determinação, nada de magica, o milagre era conquistado pelo preço de vigílias e orações fervorosas, e muita consagração. Hoje querem o milagre e o avivamento instantâneo, sem precisar pagar o preço com a oração fervorosa e piedosa. Não é de admirar que a cristandade tenha sustentado uma religião barata e mundana.

Casa de oração, não casa de sensualidade. Os cristãos perderam a virtude da modéstia, substituíram pela moda sensual, roupas curtas e coladas, para expor as partes sensuais do corpo. a grande profanação do culto está no erotismo das vestimentas dos crentes modernos. Roupas sensuais inspiradas em atrizes de novelas e filmes eróticos. A regra não é a reverencia e o pudor, mas a exposição do corpo, para provocar os olhos alheios. Como poderia descrever um lugar onde predomina o erótico o sensual, a falta de modéstia e a falta de pudor? Se uma geração de cristãos do passado, junto aos seus melhores teólogos ressurgissem para classificar que tipo de moral e ética seria essa, o que acha que eles falariam?  Esse desrespeito ao sagrado, esse amor a sensualidade, essa tendencia carnal, revela que não há quilate nenhum na moralidade cristã moderna, salvo as exceções que são raras em nossos dias. o erótico e o sensual predomina com tanta força em nossos dias, que a modéstia transformou-se em uma especie de legalismo aos olhos liberais. Os crentes sensuais odeiam o pudor, não sei qual espirito que os inspira tanto ódio e tanta aversão a modéstia, com certeza não é o Espirito Santo Consolador.

Olhamos para as lições do Velho Testamento, e encontramos muitas vezes, exemplos, de como o desvio espiritual e a apostasia conduziu o povo de Israel para cultos mistos e a profanação do santuário. Hoje, não é diferente, as inovações tendem sempre a exaltar o ego humano e a danificar a espiritualidade genuína. Quando o carnal prolifera, quando métodos carnais são usados, os resultados não são muito diferentes daqueles descritos na primeira carta de Paulo aos Corintios: falta de discernimento, bagunça, desordem e confusão.

O culto espiritual, a adoração, a exposição das escrituras e de todos os conselhos de Deus, devem sustentar o verdadeiro culto. a reverencia, o temor a Deus e um amor incondicional a Ele deve ser uma prioridade inegociável. falsos cultos não produzem verdadeiros adoradores. esteja ciente disso, e busque se reunir com quem ainda levanta a bandeira do culto espiritual e verdadeiro.

Clavio Juvenal Jacinto
Igreja Evangelica Caminho da Paz
Paulo Lopes SC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content