quarta-feira, 23 de março de 2016

Evangelho da Salvação ou da Prosperidade




A grande meta do diabo é perverter a mensagem do evangelho, afim de enganar o pecador a respeito da salvação, não é admirável que Paulo afirme que o o deus desse seculo cegou o entendimento dos incrédulos, para que não resplandeça a glória do evangelho. Essa é sua estrategia: diluir a mensagem e desviar o coração do pobre pecador da essência do sacrifício de Cristo, que é a salvação, para que o pobre e miserável homem adâmico, não recorra na danação da segunda morte. O assunto do Novo Testamento é a salvação. Um texto bíblico amplamente citado e muito apreciado é João 3:16, porém de que forma isso está sendo uma realidade nas mensagens que se houve hoje? Temo que a diluição da mensagem salvadora, uma chamada séria ao arrependimento, tenha sido omissa, e isso irá trazer consequências devastadoras na vida espiritual de muitas pessoas que frequentam uma denominação evangélica.

O discipulado tem um custo, e a vida cristã e a escolha que fizemos em seguir a Cristo trás implicações sérias na vida. Aos olharmos para a história da igreja, descobrimos que a fé levou os cristãos para as fogueiras, prisões, campos de concentração, decapitações etc. Porém essa realidade está longe da mentalidade da cristandade ocidental, que vive um amortecimento espiritual terrível. A igreja moderna é uma ampla Laodiceia, rica e miserável. Enquanto que se prega a prosperidade e endeusa-se o materialismo, a vida de piedade e santificação tem se reduzido a escombros. a maioria dos crentes modernos odeiam o compromisso e a obediência a palavra de Deus,  tais são vitimas de uma lavagem cerebral, e acreditam em um outro deus, um que satisfaça seus desejos egoístas e consumistas. 

Estejamos cientes, que o que encontramos em I Timóteo 6:6 a 9 e 17 a 21, é completamente ignorado hoje em dia. O proposito da teologia da prosperidade não é pregar as riquezas como forma de benção para a partilha com o próximo, porque não se vê profetas da prosperidade fazerem isso. O consumismo egoísta e a vareza movem esses profetas e mestres da prosperidade, e incentivam os seguidores ignorantes a seguirem na mesma direção 

A mensagem tendenciosa de que Jesus não veio salvar o pobre mas enriquecer o pobre, é maligna, porque desvia a missão de Cristo da realidade da redenção para uma fabula. Embora seja verdade que Deus abençoa materialmente seus filhos, o centro da redenção e tudo o que se move em torno do Novo Testamento não é riquezas materiais, mas a obediência, o negar-se a si mesmo, o carregar a cruz, o ser fiel até a morte, o faça-se a vontade de Deus assim na terra como no céu, o sofrer por causa da justiça, o sofrimento pela causa do evangelho, a perseguição por causa do amor a Cristo. Deus sabe que a prosperidade embrutece e danifica o coração do homem, e a unica semente capaz de germinar com força em um coração avaro é a ingratidão e o egoismo. A teologia da prosperidade funciona muito bem para quem prega, não para quem houve, e de fato tenho visto, que entre os que conheço, e que professam a fé carismática metafisica da teologia da prosperidade dentro do alcance do meu convívio pessoal são pessoas que em nada são exemplo de piedade, amor ao próximo, não possuem uma boa base teológica, não defendem a sã doutrina, o conhecimento bíblico é reduzido, em nada são exemplo de boas obras, não há praticamente nenhum vestígio de piedade.

O caminho da cruz, não é um caminho de prosperidade, ao lidar com a questão da soteriologia e a obra de Cristo, alguns falsos mestres argumentam que Cristo tinha uma casa em Cafarnaum, (Para alguns mestres da prosperidade, uma casa de descanso a beira mar) isolar um texto do seu contexto e construir encima disso uma doutrina, é um erro grave! Cristo move-se no evangelho, sempre em direção a renuncia, e leva consigo os seus discípulos. Ele convida seus seguidores a irem pela mesma direção, Paulo não disse que estava rico por servir a Cristo, mas que estava crucificado com Cristo (Galatas 2;20) na perspectiva de Paulo o único lucro em servir a Cristo era morrer por Ele.(Filipenses 1:21)  os cristãos modernos pensam assim?

A prosperidade era o centro da igreja de Laodiceia (Apocalipse 3:14 a 22) era a igreja menos espiritual, a mais miserável de todas as congregações descritas entre as sete igrejas da Asia. Nem sempre prosperidade material, mesmo num âmbito religioso significa a benção e a aprovação do Senhor. O grande erro, a distorção da metafisica evangélica carismática, vem por causa da sua falta de compreensão das coisas espirituais. A enfase é sempre colocar a culpa em demônios, quando caem em erros e pecados graves, ignoram os ensinos das escrituras sobre as potencialidades da natureza carnal e suas obras(Galatas 5:19 a 21). Pior ainda, sempre associam pobreza com maldição, quando na realidade a história da civilização revela, que o amor ao dinheiro e ao poder, a fome famigerada pelas riquezas, tem sido a causadora dos maiores flagelos que a humanidade enfrentou nos últimos seculos, o que nos leva a entender com muito bom senso, que as riquezas e o amor ao dinheiro tem sido uma das maiores maldições que a humanidade vem enfrentando.

As escrituras nos admoestam a examinar tudo e reter o bem (I Tessalonicenses 5;21) é hora de despertar alguns do engano em que se encontram. sei que o debate contra a teologia da prosperidade e outras teologias espurias tem se desgastado na igreja, e tem-se escrito muitos livros e artigos sobre o assunto. A questão é que mesmo diante de tantos ataques, o erro continua firme em sua jornada, arrastando consigo um numero quase incontavel de incautos que se deixam levar por ventos de doutrinas. O grito em favor da sã doutrina deve continuar...

Pr Clavio Juvenal Jacinto



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content