sexta-feira, 4 de março de 2016

Voce Está Fora do Foco?


VOCÊ ESTA FORA DO FOCO ?




Embora as escrituras os exortem a olhar para Jesus, autor e consumador da fé (Hebreus 12:2) muitos cristãos estão perdendo o foco. O Centro da fé é Cristo, mas Ele também é o centro da história. A igreja de Cristo tem uma cosmovisão, uma esperança e uma perspectiva. O mundo e as outras religiões tem seus focos, seus pontos de vistas e suas teorias. Os cristão tem os fatos e a verdade, a diferença é muito grande, quando comparada. Enquanto que a verdade das religiões é um amontoado de dogmas, o cristianismo tem o próprio Cristo como a verdade, antes de considerar qualquer doutrina como verdadeira.

Quando Cristo ascendeu aos Céus, os seus seguidores tinham um foco, o próprio Cristo que subiu as nuvens. Quando João chegou em Patmos por causa da sua fé, ele tinha um foco, o Cristo glorioso, Ao escrever o livro de Hebreus, o autor misterioso daquela magnifica epístola, exortou os cristãos hebreus a olharem para Cristo. Nesses últimos dias, não podemos perder o foco, não podemos deixar de olhar para o Cristo triunfante que retornará em glória.

Há porém sérios desvios, forças espirituais emergentes na cristandade que querem tirar Cristo do foco, isso é um perigo, pois Cristo faz serias advertências sobre o engano dos últimos dias, e então ele admoesta "Olhai por vós mesmos" (Lucas 21:34) Paulo também admoesta: "Examinai-vos a vos mesmos, se permaneceis na fé, provai a vós mesmos" (II Corintios 13:5) As escrituras nos ensinam a examinar a nossa fé, a fazer as verificações para saber se tudo está em ordem, nossa esperança, nossa cosmovisão, nossa doutrina, nossa comunhão e a nossa esperança. Cristo é o foco. O Cristo revelado nas escrituras. Atualmente há muitos movimentos religiosos que não colocam o nosso coração na bendita esperança que é a vinda do Salvador, essas doutrinas errôneas, não sustentam a nossa esperança e não firmam a nossa fé nas coisas verdadeiras. Vejamos algumas.

O Evangelho do Entretenimento- A igreja não é um palco e o culto não é um show. Vivemos dias em que os valores morais judaicos-cristãos estão sendo solapados, dias contaminados pelo liberalismo, e  muitos cristãos são atraídos pelo entretenimento religioso. A religião diversão é a marca de nossos dias. um cristianismo marcado pelo mundanismo e a arte de se divertir. Não há contrição, nem consagração. Eu vos pergunto, é frequente você encontrar um cristão inconformado com este mundo? você encontra com frequência, cristãos entristecidos pelo fato de viverem em um mundo pecador, e percebe que Deus tem sido ofendido com tanta iniquidades? Não! a igreja moderna é um lugar onde você é espiritualmente anestesiado, ao invés de receber um brado de alerta sobre o fim dos tempos, você recebe o som da sonolência, e acaba perdendo o contato com a verdadeira realidade. Resultado: torna-se um cristão despreparado para a vinda de Cristo, seu foco não é esse grande evento. Você achou uma maneira de servir a Deus sem deixar o mundo. (Romanos 12:1 e 2)

O Evangelho da prosperidade- Seu foco é ficar rico, ter boa saúde, viver muitos anos sobre esse mundo. Que geração corrompida! não que seja errado possuir bens e ter saúde, pelo contrario isso são bençãos, se estiverem em equilíbrio com os propósitos de Deus, mas isso não é o foco. o proposito do evangelho não é ensinar você a ficar rico, mas a ser um salvo. Em outras épocas, os cristãos eram peregrinos, e amavam o céu, queriam ir para lá, não se sentiam bem em viver em um mundo que jaz no maligno. Não existe um mandamento, nenhum sequer que te ordene: "Fique rico" porém há aquele que te ordena "Seja santo" (I Pedro 1;15). O Evangelho da prosperidade, força o crente a mudar de foco. voce vai ficar rico pra que? pra desfrutar das coisas boas do mundo, passear muito, ter casa boa, bom emprego, ficar muito rico e mais rico ainda, viajar, comprar roupas luxuosas, ter uma fazenda, muitos carros na garagem, envolver-se completamente com os negócios dessa vida, e curtir os prazeres do mundo...isso é tirar o cristão do foco...com muitas riquezas e luxos, vai sobrar tempo para se santificar e aguardar a vinda de Cristo? duvido!

O Evangelho do reconstrucionismo- Também chamado de teologia do dominionismo.  Esses querem dominar o planeta, conquistar cada área da sociedade para preencher os requisitos fundamentais para a vinda de Cristo. argumentam que a igreja ja possui o reino, e para que Cristo desça para reinar no mundo, ele precisa estar completamente conquistado, e a função da igreja é conquistar e dominar o mundo. Isso seria uma especie de implantação de um sacrossanto império mundial evangélico. Imagine! assim ficam sem o foco. Querem a qualquer custo dominar as nações, todos os setores, a politica, a economia, as religiões, etc. A atenção é voltada para a politica e as obras, como se Deus dependesse completamente do homem para cumprir a sua agenda escatológica. Cristo estaria de braços cruzados esperando os apóstolos, teologos e profetas dominionistas conquistarem as nações, povos e tribos, e então preparasse o cenário para a vinda de Cristo. Para alguns esse processo pode levar ainda muitos anos, talvez centenas...Cristo então vai levar muito tempo para voltar...e perde-se o foco da esperança de que Ele voltará em breve.

O Evangelho ecumênico- Não preciso dizer muito sobre essa mistura de religião com superstição e paganismo. aqui o homem perde o foco, deixa de olhar para Cristo e seus ensinamentos, para olhar para Roma e para as conveniências pessoais...

O Evangelho carismático- Esse cria seus próprios deuses. Cristo perde o foco. a atenção é voltada para popstars, estrelas de musica gospel, pregadores, apóstolos, profetas e uma multiplicação em serie de semi-deuses que são adorados na mesma intensidade  que os astros de futebol, novelas e cinemas do mundo secular. Não é de admirar que o foco seja o homem, muitos lideres carismáticos gostam do exibicionismo, colocam suas imagens estampadas em fachadas de templos, aparecem com frequência na televisão, produzem a religião show, e seus seguidores os defendem com unhas e garras, mesmo que a duplicidade de caráter seja evidente. Esses ungidos, são semi deuses, não podem ser tocados, estão isentos de qualquer critica. Para provarem que são semi-divinos, apelam para sinais e maravilhas e misticismo. Pedro até pode ser repreendido quando errou (Gálatas 2:11) mas os "ungidos" modernos estão isentos de qualquer critica. Esse evangelho carismático é humanista e antropocêntrico. o foco é o homem, Deus é apenas um servo utilitarista, que distribui as bençãos conforme as determinações de seus apóstolos. As musicas, são comerciais e antropocêntricas, próprias para provocar a combustão emocional das pessoas. Cristo não é o foco, ele é apenas um empregado, uma figura religiosa, que fica as margens da espiritualidade.

O Evangelho mistico- A experiencia está acima das escrituras. nas reuniões o que sobressai são revelações, profecias, e êxtases experienciais, como arrebatamento de sentidos seguido de visões do céu ou do inferno. Ao invés do foco ser a palavra da verdade (João 17:17) e a verdade como pessoa revelada pela palavra (João 1:1 com 14:6) o foco são as experiencias misticas. O que ocorre é que Deus fala com um teor elevado de credibilidade por visões e revelações, mas quando a bíblia é lida e pregada, então Deus fala de modo menos emotivo e com menos intensidade. Isso pode ser visto, pelo modo como esses cristãos se comportam diante dessas circunstancias. Se uma pessoa recebe uma suposta revelação ou uma suposta profecia, ela chora e se emociona, mesmo que nesse caso, teria que ser julgada, para testar a sua autenticidade conforme I Corintios 14:29 mas se a bíblia é lida ou se faz uma pregação expositiva das doutrinas, então  não há qualquer comoção quanto a isso. O foco não é o Cristo revelado nas escrituras, o foco é as experiencias espirituais e os sinais e maravilhas.

Conclusão: Cristo precisa ser nosso foco. Sua vinda e seu reino, como Paulo devemos também nutrir a verdadeira espiritualidade, onde o viver é Cristo e o partir para eternidade, lucro! Olhar para os Céus, porque de lá virá o Senhor e Salvador para buscar um povo santo zeloso e de boas obras, olhar para o lugar onde o Salvador bendito foi preparar e aguardar com vigilância e sobriedade a sua Vinda,  Crer na vinda de Cristo , como se fosse uma doutrina superficial, pode trazer consequências serias para o nosso destino "E agora, filhinhos, permanecei nele, para que,  quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundido por ele na sua vinda" (I João 2:28)  

Autor : Clavio Juvenal Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content