sexta-feira, 8 de abril de 2016

O CAMINHO DA VIDA ESPIRITUAL


Princípios para o bom combate da fé



1-Amar a DEUS. Cultive um amor que cresça cada vez mais. Não há limites para amar aDeus. A meta do cristão é sempre amar mais e mais ao Senhor, um amor que se aperfeiçoa pelo caminho da obediência e da santidade. Pois nosso Bendito Salvador nos ensinou: "Amarás o Senhor teu Deus, de todo o vosso coração, de toda a vossa alma e de todo o vosso entendimento"(Mateus 22:37) quem ama mais, trona-se espiritualmente mais forte.

2-Leia o Novo Testamento com ousadia determinada de confrontar os ensinos de Cristo e dos apóstolos com o seu estilo de vida. Tenha coragem de reajustar e viver a vida cristã de acordo com os princípios e normas das sagradas escrituras. Cave fundo no estudo, e pratique o cristianismo. A fé cristã não deve ser vivida de forma passive, mas de forma ativa.

3-Pessoas são placas que indicam a direção da vida, muitas delas são sinais de advertência outras indicam o caminho do pecado e da destruição. Poucas são as pessoas que nos levam por direções seguras. Na vida cristã, pessoas de bom exemplo nos indicam como agir com sabedoria, pessoas de maus exemplos nos fornecem advertências fundamentais: Não devemos cometer os mesmos erros! Se conheceres pessoas arruinadas, não deves seguir o caminho delas. Só aqueles que te conduzem por caminhos de justiça, devem ser o referencial. O prejuízo e o dano causado por falsos amigos são devastadores, os condutores do erro podem te levar por caminhos irreversíveis

4-A oração e a respiração da vida cristã, o folego da vida espiritual. Orar é unir dois mundos. O mundo da nossa fé com as realidades espirituais., é relacionar-se com Deus. A oração nunca deve ser uma atividade superficial, mas intensa e sincera. Deve ser perseverante e frequente. Todo o exito na vida se cristã se fundamenta vida de oração frequente, todas as batalhas espirituais, todas as conquistas e bençãos são ganhas pela vida de oração.

5-Cultivar uma vida de piedade. A Bíblia ensina que devemos santificar todas as áreas da nossa vida(I Pedro 1;15), nossa linguagem, nossas vestes, nossos pensamentos, nosso coração, tudo isso deve passar pelo processo de santificação. Por isso devemos avançar, progredir em santidade. A tendencia de sermos influenciados pelo mundo é frequente, o progresso espiritual deve ser sempre constante. Cultivar é semear na nossa alma. Jesus chama o coração que aceita a palavra de Deus como terra fertil. Essa palavra que cresce no coração, se transforma em atitudes. Um homem piedoso é uma lampada que indica a direção do céu. é um homem que vive na presença de Deus, tem temor e reverencia e vive para servir ao Deus bendito e soberano.

6-Reajuste o foco da sua vida. Olhe para Cristo, somente para Cristo. Não olhe para homens, eles te decepcionam Olhe somente para Cristo, autor e consumador da fé. Não olhe para quem cai no caminho, olhe para o caminho. Não procure defeitos nos outros, procure os seus, assuma a correção de si mesmo. Procure acima de tudo a perfeição de Cristo, e adote como modelo, como estilo de vida. Não olhe para a falsidade que pode existir nos homens, olhe para Cristo que é a verdade. Jesus é modelo de vida, é exemplo a ser seguido, é confiando nele que fortalecemos nossas convicções.

7-Fugir da aparência do mal. Qualquer cristão está habituado a fugir do mal. Mas as escrituras nos ensinam a fugir da aparência do mal. Isso exige mais cuidado, mais vigilância, mais atenção, mais discernimento. Muitas vezes o mal vem disfarçado de beleza, brilho, prazer etc Precisamos evitar muitas coisas que nos enganam, elas são malignas na sua essência. Cuidado com amizades, hábitos, filmes, televisão, negócios. imagens idolatras, fetiches, símbolos satânicos, tudo isso muitas vezes entra disfarçado em nossa casa, para trazer ruína e maldição. Ore sempre por discernimento e sabedoria, e tome conselho com pessoas competentes sobre o assunto.

8-Destruir velhas pontes e construir novos caminhos. Quando queremos servir a Deus com sinceridade e verdade, precisamos nos desprender de coisas e hábitos e cortar as ligações que nos ligam ao pecado e a perdição. Precisamos também abrir caminhos que nos conduzem as bençãos e ao crescimento espiritual. precisamos ser desbravadores de uma nova vida em Cristo. Abrir caminhos de santidade e amor, procurar sempre seguir o cordeiro, para onde quer que Ele vá. Novos amigos e irmãos, relacionamentos sadios, leitura de bons livros, ouvir sermões que edificam e frequentar uma igreja que pregue a bíblia e seja fiel aos preceitos bíblicos.

9-Comunicação santificada. A bíblia nos dá sérias advertências sobre nossa comunicação, o tipo de palavras que devemos usar, hábitos que devemos evitar. ao cristão não convém palavrões xingamentos e coisas dessa natureza. nossa linguagem deve ser santa e irrepreensível. Com relação aos nossos negócios e compromissos, o padrão de Cristo é: Sim! sim! não! não! A bíblia também ensina que devemos cuidar do nosso coração (Mateus 15:19) O nosso coração fala, e o Espirito Santo ouve os nossos pensamentos. Controlar os nossos pensamentos, só é possível para quem disciplina a sua vida interior. Lembre-se que nossos pensamento são considerados como ações, aos olhos do Senhor. Por isso a exortação bíblica é: "Tem cuidado de ti mesmo"(I Timóteo 4:16)

10-Deixe o Espirito Santo trabalhar em sua vida, através da Palavra de Deus. Precisamos nos aperfeiçoar em nossa fé, progredir cada vez mais. Para isso precisamos praticar a palavra de Deus. Arrancar as ervas daninhas do nosso coração, aprimorar o nosso caráter, cultivar a mansidão, a perseverança, a paciência e o temor a Deus. Deus quer que o nosso interior seja limpo e santificado, para nos encher com a presença do Espirito Santo.

11-Desenvolver o habito de ler a bíblia todos os dias, decorar versículos bíblicos, narrativas que trazem lições espirituais. Cultivar a meditação e a reflexão. Aprender cânticos, hinos e corinhos. testemunhar, convidar pessoas para irem a igreja, presentear amigos e familiares com CDs, Bíblias, Livros. Desenvolver uma conversa centralizada em cristo, Salvação e vida espiritual.

12-Buscar a presença constante com consolador: O Espirito Santo. Ser cheio do Espirito Santo é ser cheio da verdade (O João 5:6) quando o Espirito Santo mora em plenitude dentro de nós, teremos paciência, amor, compaixão, bondade, paciência, perseverança, alegria, paz, etc. A plenitude do Espirito Santo nos dá autoridade e proteção. A presença do Espirito santo é uma blindagem espiritual que nos protege, assim como as armaduras espirituais descritas em Efésios 6. esse é o meio de proteção contra maldições, feitiçaria, influência e opressão espiritual maligna como ocultismo, magia, bruxaria etc. Para sermos cheios do Espirito Santo, precisamos cultivar uma vida de consagração, leitura das escrituras, jejuns, separação do mundo etc.


13-Viver no mundo mas não pertencer ao mundo. Viver a vida cristã com cuidado e  vigilância, como se Cristo voltasse hoje. O motivo da nossa alegria e felicidade deve ser a pessoa de Cristo, a salvação que Ele nos concedeu pela obra de redenção realizada na cruz. Além disso devemos amar a vinda de Cristo, pois esse é o alicerce da nossa esperança Tudo nos mostra que Cristo voltará em breve. Não há um futuro glorioso para quem não sustenta a realidade dessa esperança.

Clavio Juvenal Jacinto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content