sexta-feira, 1 de abril de 2016

TEM CUIDADO DE TI MESMO

"Tem cuidado de ti mesmo..." (I Timoteo 4:16)

Os homens tem um defeito generalizado, olhar sempre para as falhas e os defeitos alheios, e nunca reconhecer as próprias. Somente pessoas cristãs com um alto grau de santificação e na plenitude da humildade, podem olhar para si mesmas e enxergarem a total dependência de Deus e ver pela glória de Deus, suas próprias falhas e defeitos. O mundo está cheio de gente orgulhosa, e as igrejas também. O que comprova isso é que a maior parte da humanidade é escrava do egoismo e da vaidade. As escrituras nos ensinam que devemos cuidar de nós mesmos. Essa é uma tarefa árdua, porque revolvendo o nosso coração em busca de coisas, acharemos escondidos dentro dele coisas terríveis. A questão da fidelidade requer uma disciplina rígida e pessoal.  Brada o apostolo que cada um de nós vai prestar conta a Deus. é necessário que tratemos desse assunto, reconhecer que precisamos cuidar de nós mesmos, porque s[o uma pessoa que tenha avançado na vida espiritual, poderá ter capacidade de ajudar quem está em situação espiritual precária. Há um contraste interessante entre um homem que cuida de si mesmo, esse é um homem espiritual, porque o cuidado pode ser a consequência de algo que se quebra fácil ou é muito frágil. Quase sempre entendemos a nossa fé pelo modo mais comum, a de que somos valiosos perante Deus, mas raramente olhamos para nós como breves homens frágeis, que a qualquer momento pode cair em graves pecados, e por isso precisa ter uma comunhão profunda e intima com Deus, e depender da sua infinita graça, para não cair nessa terríveis gravidades. Olhar na direção da nossa fragilidade e dependência, nos constrange, a tendencia do homem é ser um "herói" ou uma "estrela". Amamos a proeminência, os primeiros lugares e os púlpitos. qualquer lugar que realce a nossa personalidade e promova nosso nome. O caminho de Cristo é um caminho mais radical, é o caminho inverso do espetáculo, do estrelismo e do brilhantismo. O caminho de Cristo é o caminho do negar-se a si mesmo.


Mas há sempre uma outra questão que precisa ser resolvida: Se temos que cuidar de nós mesmos, isso significa que não devemos nos importar com os outros? não! não é exatamente isso que as escrituras ensinam. Temos que entender que a luz que acendemos no nosso coração, possibilitará iluminar o caminho de quem se encontra em trevas. Há vários níveis de serviço espiritual. Como igreja, cada cristão deve ser um servo, cada líder deve ser um servo. Com relação ao mundo, cada cristão deve ser um socorrista, deve ser uma lampada colocada no velador, deve ser um atalaia e deve ser um grande intercessor. Mas nunca podemos tentar levar pessoas para um altar, se o próprio estiver desconcertado. Quanto mais um cristão torna-se humilde e dependente da graça e da misericórdia de Deus, mas possibilidade ele terá de ser cheio do Espirito Santo, e então ele estará sendo capacitado para um ministério. Mas as coisas espirituais funcionam através de princípios espirituais. Não de outra forma. Quando andamos pelas veredas do quebrantamento, quando experimentamos pela verdadeira humildade, as nossas próprias deficiências, então Deus age para nos tornar mais proficientes. Tudo porém no caminho da dependência dEle., e para sermos completamente dependentes de Deus, temos que reconhecer que precisamos ser humildes e cheios do Espirito Santo. Só assim poderemos realizar uma grande obra, poderemos progredir, então se encaixa uma breve explicação de um pregador do movimento de santidade, Morris Chelfant, que afirmou: "Aquele que, com o coração partido, chora com frequência, não apostatará. Aquele que derrama as suas lagrimas em oração e estudo biblico nunca se tornará fanático. Aquele que sai, com coração sangrando, para semear a preciosa semente do evangelho, tem a certeza de que colherá almas para Deus. Aquele que geme com agonia de alma pelas almas dos outros dará a luz a filhos espirituais"


Para sermos um bom samaritano, temos quer ter uma vida completamente rendida ao Senhor, servindo a ELE em sincera piedade e humildade


Pr Clavio Juvenal Jacinto
(48) 9622-8870
claviojj@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content