quinta-feira, 6 de outubro de 2016

O PODER FUNCIONAL DA PALAVRA DE DEUS



A bíblia desempenha um papel importante na vida da igreja e em cada cristão particular. Trata-se de um assunto extremamente sério, pois as escrituras tem sido negligenciada por muitos, quando não é usada de forma errada, é totalmente ignorada, pela grande maioria daqueles que de declaram cristãos. Porque a bíblia é importante? Porque ela tem um poder funcional na nossa vida. Tiago em sua epístola adverte que não devemos ser somente ouvinte, mas praticante da palavra de Deus. Porque praticante? Porque partindo da ação, de acordo com os princípios bíblicos encontramos as normas, as diretrizes da vida espiritual autentica. A palavra de Deus tem em si mesma um poder profundo que nos capacita a viver de acordo com a vontade de Deus, mas também realiza em nós as ações necessárias para a nossa transformação, nossa capacitação e a nossa maturidade e o progresso espiritual. Podemos perceber isso olhando para a própria declaração de Cristo. Em João 15:3 Jesus mesmo declara: Vos já estias limpos, pela palavra que vos tenho falado. As palavras e os ensinos de Jesus Cristo contida e registrada nos evangelhos, nos limpa. Ou seja, ela interfere e age na nossa vida mais profunda, e transforma o nosso ser por completo, nos capacitando a sermos cristãos de verdade.
 As palavras de Cristo nos orienta a viver de um modo radical nessa vida, seus ensinos são as luzes suficientes para que tenhamos a capacidade de andar pelas veredas difíceis desse mundo caído, com uma direção segura.  A palavra tem o poder de nos ligar ao Nosso Senhor Jesus Cristo de uma forma tal, que passamos a ter a mesma como parte integrante da nossa própria vida. Deus tem um modo de limpar o homem, e essa limpeza se processa por meio da palavra., pois Cristo mesmo nos diz que o Deus Santíssimo limpa toda a vara que está ligada a videira verdadeira para que dê mais fruto ainda. Por isso vimos que do ponto de vista espiritual, a frutificação multiplicada se dá através de uma limpeza constante.
 Tudo é um processo minucioso e maravilhoso. A palavra de Deus nos impulsiona a uma comunhão com o autor das escrituras, nos direciona a uma ligação intima com Cristo, e essa múltipla aproximação da Palavra de Deus com o Deus da Palavra, nos proporciona um relacionamento maravilhoso.
 Será que de fato a palavra tem tido uma prioridade, e tem sido a bússola na vida das igrejas de hoje?
 Conversei com um pregador itinerante, que me afirmou que algumas semanas atrás ele foi convidado para pregar em um “igreja evangélica” e a missionária, fundadora do ministério afirmou em púlpito que o que Deus revelava a ela deveria ser levado em conta, e não o que a bíblia diz, meu amigo pregador se assustou quando ela disse que a bíblia contém alguns erros, mas o que Deus “revelava” a ela, deveria ser acatado sem qualquer questionamento.  Uma pessoa que através de experiências carismáticas se coloca além da autoridade das escrituras deveria ser visto como repugnante, mas a maioria, se não todos os adeptos de seu movimento conferem a ela essa autoridade. A deterioração desse cristianismo apostata pode ser visto por esse ângulo perigoso, nefasto literalmente antibíblico, e por essa mesma razão passa a ser anticristão. Quando a bíblia deixa de ser uma bússola, a igreja perde a direção, e o povo se perde juntamente com os seus lideres. Desprezar a palavra de Deus é desprezar o Deus da palavra. Nenhum outro fator contribui mais para a purificação da igreja e a sua santificação do que a Palavra de Deus. Vimos isso claramente na passagem de Efésios 5:26 e 27 onde Paulo inspirado pelo Espírito Santo diz “Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, a fim de apresentar para si mesmo, igreja gloriosa, sem macula, sem ruga, nem coisa alguma semelhante, mas santa e irrepreensível” tempos aqui um relato claro do poder funcional da palavra de Deus, em conduzir o povo ao caminho seguro da vontade de Deus, e isso se encaixa perfeitamente com as palavras do próprio Cristo em Mateus 7:21, onde não inverte as coisas, mas põem tudo em seu devido lugar. Alguém pode conhecer de boca pelo ato da invocação o Senhor, mas pode na pratica está cometendo iniquidade. Isso é o que Jesus Cristo adverte ali na passagem de Mateus 7. o que vale não é a experiência espiritual, mas a obediência na vontade de Deus. Êxtase sem obediência é uma ponte sem as colunas sustentáveis, cai toda a religião por terra, palavra negligenciada, é naufrágio espiritual certo, e se não for nessa vida, com certeza o será na eternidade.
 Muito se fala hoje em dia sobre batalha espiritual, e nenhum combate foi mais ferrenho do que aquele em que cristo enfrentou no deserto, no inicio de seu ministério, e o próprio Senhor usou a palavra de Deus como arma para combater frontalmente o diabo. E venceu o conflito com o “está escrito”.  Imagine uma comunidade e um líder que se diz cristão, ignorando e menosprezando completamente a palavra de Deus, aquela mesma que Jesus usou como a arma principal no combate espiritual contra o diabo. De fato estamos vivendo um tempo muito perigoso, e mais do que nunca é a palavra de Deus que deve ser a nossa espada e o nosso escudo, a nossa lâmpada que alumia nessa escuridão espiritual, como podemos ver, em Salmos 119:105, a palavra de Deus como lâmpada tem o poder funcional de nos conduzir por caminhos seguros. Quando uma pessoa que se diz cristã, não tem um conhecimento básico das escrituras, sua proteção contra falsas doutrinas cai por terra, e fica completamente exposta a todo o tipo de distorções aberrações e heresias, por isso mesmo, a negligencia a bíblia e a omissão do estudo sistemático dela abrangendo todos os assuntos, leva o cristão para um capo espiritual sem proteção, a bíblia quando não lida e não aplicada na vida diária, quando ela não é levada a serio e não é tida como bússola e prumo, perde o seu poder funcional de proteção. Se a nossa posição doutrinaria não estiver correta e de acordo com as escrituras, nada mais está correto, é por isso mesmo que Oswald Chambers afirmou: “A melhor medida de uma vida espiritual não são os êxtases, mas a obediência”. A grande maioria dos cristãos que negligenciam as escrituras, não podem estar seguros em sua caminhada para o céu. O renomado teólogo Herman Bavinck afirma: “O cristão que vê tudo a luz da palavra de Deus, pode ser qualquer coisa;menos estreito em sua perspectiva. Ele tem amplitude de coração e mente” não há nada de santidade numa igreja ou em crentes que não levam em conta a palavra de Deus e seus princípios. Muitos vivem sobre uma quase perfeita higiene moral, mas a verdadeira santidade está biblicamente alicerçada na obediência aos mandamentos da palavra de Deus. Vimos isso claramente em passagens diversas das escrituras, e cito uma para exemplo claro e irrefutável: “aqui está a paciência dos santos,os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Apocalipse 14:12)A palavra de Deus tem o poder funcional de nos identificar diante de Deus, sem seus princípios aplicados em nossa vida, não há como ter posição diferenciada diante dos céus. A vida cristã autentica, não gera outro tipo de atitude, senão a de nos conformar com a vontade de Deus e a nunca nos conformarmos com esse século.
A palavra de Deus tem um poder santificador, e devemos sempre entender que a santificação não está divorciada da aplicação contínua da palavra de Deus, em I Timóteo 4:5 vimos como coisas que são proibidas por falsos mestres, podem ser santificadas pela oração e pela palavra de Deus.  Em II Pedro 2:19, há a exortação de termos firme, as palavras dos  profetas, ou seja os registros proféticos das escrituras sagradas.
 Embora seja uma realidade  que as escrituras sejam tão distorcidas e tão negligenciadas em nossos dias, a palavra do Senhor continua firme em nossos dias, eis que Jesus disse: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos”(João 14:15).  A lógica espiritual é que a prova do verdadeiro amor por Cristo é a guarda dos seus mandamentos, não menos que isso. Hoje há muita identidade falsa dentro do cristianismo, a corrupção moral e espiritual se alastrou de forma terrível em nossos dias, dentro das denominações. Coisas terríveis estão acontecendo, tudo isso é conseqüência da ignorância e da distorção da palavra de Deus. Devemos porem continuar firmes amando a palavra de Deus, e permitindo que o seu poder molde nossa vida e nossa conduta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content