quinta-feira, 24 de novembro de 2016

COAR UM MOSQUITO E ENGOLIR UM CAMELO?


Autor:Pb. André Sanchez

O que significa coar um mosquito e engolir um camelo?

(1)Os fariseus eram extremos na obediência às leis do AT, que  davam dízimos até dos ramos das plantas, para se mostrar aos outros como mais espirituais e deixavam preceitos importantes para trás como a justiça, a misericórdia e a fé (Mt. 23:23).
(2) O mosquito era o menor animal impuro que constava nas leis de restrições alimentares do AT (Lv. 11:23). Os fariseus tinham o hábito de coar suas bebidas para que não ingerissem um animal imundo e transgredissem essa lei.
(3)O maior animal impuro era o camelo (Lv. 11:23). Animal grande e que não era tão fácil engolir como um pequeno mosquito.
(4)Coar um mosquito e engolir um camelo significa que os fariseus haviam perdido o sentido de proporção, ou seja, se preocupavam demais com coisas insignificantes como um mosquito, mas não tinham a mesma preocupação com aquilo que era muito maior, que representava pecados terríveis como a hipocrisia, a desonestidade, a crueldade, a ganância, etc. em suas vidas. Coisas grandes e imundas tal qual um camelo. Jesus não estava dizendo que pequenos erros e pecados estavam liberados, antes, que não adiantava tanto rigor em algumas áreas da vida (coar um mosquito) quando não existia nenhum rigor para outras áreas mais importantes (engolir um camelo). O que está em vista aqui é a hipocrisia. Diante das pessoas eles faziam questão de mostrar que estavam coando as suas bebidas para não ingerir um mosquito, mas dentro do estômago deles estava uma quantidade enorme de “carne imunda”.

(5) Dessa forma, os fariseus são acusados por Jesus de serem seletivos naquilo que “coavam”, ou seja, eles faziam apenas aquilo que queriam, com objetivos políticos, e não aquilo que Deus exigia deles em sua totalidade. Eles passaram a se considerar os donos da lei de Deus, como se eles tivessem autonomia para dizer o que devia ou não ser cumprido. Pelas suas peneiras não passavam um mosquito, mas o que chegava ao seu estômago era o maior animal impuro. Suas peneiras eram falhas. Devemos viver a nossa vida tomando o cuidado para não sermos hipócritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content