quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Sobre Satanás : Identidade e Ação

1 - O diabo realmente existe, ou foi uma invenção do cristianismo quando entrou em contato com a cultura grega nos primeiros séculos da Era Cristã?

Resposta: O diabo existe. Não é uma invenção do cristianismo, porque a ideia de uma entidade adversária dos planos de Deus já se desenvolveu muito cedo nas escrituras.  A ideia do diabo ou satanás vai além da tradição judaica. Pois se levarmos em conta a antiguidade do livro de Jó (aproximadamente 1800 AC) já vimos como se desenvolve no texto a existência de uma entidade sobrenatural que atua na esfera celeste e terrestre. Esse progresso da revelação tem a sua consumação no livro de Apocalipse e ali satanás é chamado de diabo, antiga serpente, satanás e dragão (Apocalipse 12:9), portanto um paralelo com Gênesis 3. E com o contexto geral de todas as escrituras. O mais antigo livro da bíblia já cita satanás como oponente, e isso coloca a crença dele antes do judaísmo organizado, antes das tradições rabínicas, antes da mitologia grega e antes do advento do cristianismo.

2- O diabo é apenas um e seria um tipo de rei entre os demônios?

Resposta: Num contexto geral, no Antigo Testamento, o termo satan, pode ser aplicado muitas vezes a um adversário, mas como a revelação é progressiva, no Novo Testamento, satanás é visto como um opositor e chefe, um ser sobrenatural. Um líder que tem ao seu lado um numero indeterminado de anjos e espíritos imundos. Vimos isso claramente quando batalha com Miguel e é expulso com seus anjos (Apocalipse 12:7 a 9) na tentação de Cristo(Mateus 4:1 a 11) e na disputa do corpo de Moisés (Judas 9). Vimos também como nas tradições do Talmude, existia um ser chamado de Samael, que era um anjo com funções destrutivas e malignas e era chefe de espíritos malignos, um equivalente muito próximo de satanás do Novo Testamento. Podemos entender a partir de Apocalipse 20;10 que Satanás ou diabo é um ser que será lançado no lago de fogo com a besta e o falso profeta. Portanto sem duvida ele é um ser pessoal com características de um rebelde que comanda espíritos enganadores.
3- O diabo está aprisionado ou será aprisionado? (3 minutos)
Na escatologia pre-milenista e pre-tribulacionista ele está ativo na terra e continuará ativo durante a grande tribulação. Essa é a perspectiva da escola escatológica dispensacionalista. De qualquer forma, a bíblia é clara em nos revelar que ele de fato está ativo. O que a bíblia ensina é que uma classe de anjos caídos está encarcerada como podemos ler em Judas 6: “E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia” (Veja também II Pedro 2:4) um estudo atencioso do Novo Testamento, revela que satanás está em plena atividade em nossos dias. Assim como também certa classe de demônios está em “liberdade condicional” pois Paulo faz advertências que nos últimos dias apostatarão alguns da fé dando ouvindo a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios” (I Timóteo 4:1). Está claro que uma classe de espíritos rebeldes está solta e outra classe está presa aguardando juízo. Satanás porém está solto, pois ele é chamado de “o deus deste século” e como um enganador que se transfigura em anjo de luz. (II Coríntios 4:4  e 11:4). Segundo as escrituras, satanás será aprisionado no milênio (Apocalipse 20:1 a 3)

4- É correto dizer que satanás era um anjo de luz chamado lúcifer?

Resposta: Os  quatro nomes aplicados a satanás estão em Apocalipse 12:9 Satanás, Diabo, Dragão e antiga serpente. Alguns judeus também chamavam o príncipe dos demônios de belzebu e de Belial. Aplicar o nome de “Lúcifer” a satanás é polemico. Porque lúcifer é uma palavra latina.(foi a tradução da palavra hebraica “Heylel” pela vulgata) Não é uma palavra hebraica, porem vimos ela inserida em Isaias 14:12 (Na ACF da SBTB) Heylel no hebraico, Lúcifer no latim e phosphoros no grego  tem significados iguais: brilhante, esplendoroso, portador da luz. Lúcifer estava relacionando ao planeta Venus o astro mais brilhante no céu depois do sol e a lua. Se a exegese de Isaias 14 e Ezequiel 28 estiver correta, o nome poderia ser aplicado a satanás antes da queda. Porém não acho que seja correto conceder a ele, esse titulo hoje. Porque ele agora só se transfigura em anjo de luz (A característica sobrenatural  das entidades do mundo espiritual caído é descrita em Efésios 6;12 entre outros, como príncipes das trevas desse século) Por isso, o correto seria chamá-lo de pseudo portador da luz, o termo”lúcifer” não pode ser mais atribuído a satanás depois da queda.

  5- É correto associar o “ladrão” João 10.10? Ali não estaria Jesus se referindo a líderes maus?  
Resposta: Nessa passagem e no seu contexto geral, o “ladrão” ao qual Jesus se referia, não era o diabo, o assunto ali era outro. A passagem deve ser interpretada dentro do seu contexto. Sem duvida, de forma simbólica, as características podem ser atribuídas ao diabo “matar, roubar e destruir”. Mas o texto de João 10;10 não se refere ao diabo. Por isso, não acho correto associar o texto como uma prova  direta de atividades satânicas. Jesus estava fazendo uma referencia aos falsos profetas e aos falsos messias. Essa é a interpretação correta do texto. Agora se entrarmos em um estudo de quem influencia os falsos profetas e os falsos messias, então talvez, podemos tirar conclusões indiretas, de que o diabo trabalha através deles e influenciando eles, para enganar as pessoas. Mas o texto de João 10:10 se refere aos falsos profetas, falsos messias e falsos mestres que enganam as pessoas, roubam-lhes a verdade, destroem a esperança pelo engano espiritual conduzindo suas vitimas para o caminho da destruição eterna. Essa é a interpretação correta de João 10:10 aplicando uma exegese correta respeitando o contexto

6- Qual o poder de satanás sobre a vida humana?

Resposta: Seu poder e influencia podem ser observados desde a queda. Ele cega o entendimento dos incrédulos (II Coríntios 4;4) engana todo o mundo (Apocalipse 12:9) Enche o  coração das pessoas com mentiras e más intenções (Atos 5: 3) ele conseguiu entrar no coração de Judas Iscariotes (Lucas 22:3) Disputa e peleja com anjos (Judas 9) Por isso sua influencia na esfera terrena é extensa e intensa.  Em todo o Novo Testamento encontramos suas atividades, sua influencia no sistema pelo qual chamamos de “O mundo”. Segundo as escrituras, o mundo jaz no maligno (I João 5:19) Vimos sua atuação e seu confronto com o Senhor Jesus em Mateus 4:1 a 11. Ele mudou o curso da humanidade através do engano no Éden, e desde então vem lutando para desviar a humanidade dos propósitos de Deus.


Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content