quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

As Aguas do Batismo Apagam Nossos Pecados?




A regeneração batismal é a doutrina de que o batismo nas águas tem efeito salvífico e regenerativo, alguns apelam para textos como Atos 2;38 João 3:5, Marcos 3;21 etc. Embora essas passagens pareçam apoiar tal doutrina, devemos sempre respeitar todo o contexto das escrituras com relação a doutrina da regeneração. O batismo não salva ninguém, porque a salvação não vem por obras humanas, mas através do salvador Jesus Cristo.(João 14:6 com Atos 4:29) essa declaração é uma ortodoxia pura e por si só já refuta a teoria doutrinal da regeneração batismal. Toda a economia da redenção está fundamentada no derramamento de sangue, não a imersão em águas. É o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29) É Cristo quem leva nossos pecados no madeiro (I Pedro 2:24) Sem derramamento de sangue, não há remissão de pecados (Hebreus 9:22 com Levítico 17;11 ) O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado (I João 1:7).  Todo o Novo Testamento apoia-se na inauguração de uma Nova Aliança cujo fundamento é o sangue de Cristo que foi derramado no Calvário. Pedro ensina-nos em I Pedro 1:18 e 19 que não foi com coisas corruptíveis como prata ou ouro (matéria maculada pela queda) que fomos resgatados da nossa vã maneira de viver, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado(Corpo e sangue não maculados pela queda e pelo pecado).  Constitui-se um erro forçar certos textos das escrituras relacionados ao batismo nas águas, para minimizar a obra de Cristo na cruz. Ora o batismo tem  um efeito posterior a redenção, uma identificação com a morte e a ressurreição de Cristo. As águas batismais de nada valem, se elas mesmos não estiverem debaixo do poder e da autoridade do sangue redentor do Senhor Jesus Cristo. A realidade de todas as coisas espirituais é a pessoa de Cristo e a sua obra redentora, não os ritos e os processos litúrgicos. Esses últimos  devem estar debaixo dessa realidade que dá vitalidade e substancia a elas. Um salvo é visto no céu com os efeitos da redenção realizado pelo sangue de Cristo, a macula do pecado é purificada por esse sangue imaculado (Apocalipse 7:14) Que as águas do batismo apenas simbolizam o que Cristo fez na cruz, e que essa ordenança está sob os efeitos e os méritos do sangue do Cordeiro de Deus, o nosso Salvador Jesus Cristo, pode ser visto de forma clara em passagens como Apocalipse 1:5 “...Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou de nossos pecados”.  Ainda em Efésios 1:7 lemos “Temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados”. Esse é o testemunho universal das escrituras. O batismo por sua vez cumpre apenas o papel de simbolizar as realidades da redenção, e é dentro dessa cosmovisão que precisamos entender todas as ordenanças do novo testamento, Cristo é a realidade que dá vida a todas as coisas relacionadas a fé cristã.

DEUS abençoe a todos


Pr Clavio J. Jacinto

2 comentários:

  1. Amém. Mc 16:16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
    Bem simples. "..quem não crer será condenado."

    ResponderExcluir
  2. Mc 16:16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
    Amém.

    ResponderExcluir

Footer Left Content