terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

As Riquezas da Injustiça de Lucas 16:9

E eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas das injustiça;para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos. (Lucas 16:9)

Essa é uma das declarações polemicas de Cristo, sem duvida, de difícil interpretação. Precisamos olhar para o contexto, pois trata-se da parábola do mordomo infiel. Cristo fala sobre a astucia preventiva de um mordomo infiel. O cerne da parábola fala sobre a prudencia do mordomo, que de forma sutil e astuta, ainda que de forma injusta resolveu um grande problema. Jesus Cristo, nosso Senhor, ensina-nos que os filhos das trevas possuem uma prudencia cuidadosa com relação aos cuidados dessa vida, e isso serve de exemplo para nós, com relação as coisas eternas. Mas o versículo 9 do capitulo 16 de lucas para incentivar a desonestidade. Como explicar isso?
 Bem, devemos ter uma visão geral da parábola. Os filhos das trevas, ou o mundo e as pessoas que não servem a Cristo, fazem seus negócios e lutam para satisfazer suas necessidades nesse mundo. O mundo de certa forma interfere em nossa vida secular. As riquezas da injustiça seriam por exemplo, o salario que um patrão incrédulo paga a um cristão. O cristão pode ser honesto, fiel aos compromissos sociais, uma homem prudente e justo. O patrão não! sendo um incrédulo, pode por exemplo sonegar impostos, cometer injustiças, no final do mês o cristão recebe o seu salário desse patrão. Isso seria mais ou menos o que podemos entender sobre as riquezas da injustiça, elas seriam o lucro injusto de terceiros, isso não afetaria nossa conduta moral. Por exemplo, se alguém vende um carro velho, e consegue vender por um preço muito mais elevado do que o da tabela, e depois vem comprar um carro com o dinheiro com que vendeu seu carro antigo, o dono da revendedora é cristão, e revende carros por um preço justo. Tal individuo incrédulo que vendeu seu carro por um preço injusto, paga  com dinheiro de seu negocio injusto, um carro mais novo de um revendedor crente. O cristão nem tem ideia do ocorrido, e recebe o dinheiro da sua venda. Isso poderia aos olhos de Deus ser um dinheiro injusto aplicado ao incrédulo, nunca ao cristão. Assim devemos entender essa passagem. O cristão que foi o revendedor honesto, então dá oferta a igreja com esse dinheiro, pode enviar uma oferta para um missionário com parte de sua revenda de automóveis. É dessa forma que deve ser entendido Lucas 16:9. O mundo é injusto, mas nós somos justos. Cada cristão foi criado em verdadeira justiça e santidade, assim muitas vezes somos pagos por nossos serviços, ou se somos vendedores, pessoas podem pagar com riquezas adquiridas injustamente, nossos produtos, nem sequer estamos cientes disso, é dessa forma que devemos entender o ensinamento de Cristo, descrito acima nesse artigo. 

Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content