terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Como a Bíblia deve ser interpretada?



A biblia é um livro sagrado, com ensinos elevados. Acredito ser a biblia inspirado por Deus, inerrante, acredite na inspiração verbal de todos os 66 livros da biblia, como apresentada hoje nas versõesde João Ferreira de Almeida. Porém como abiblia deve ser interpetada?
Creio que a bíblia interpreta a própria bíblia, e devemos usar o método literal, conhecido como gramatico textual. Concordo com as palavras do Dr  John R Echob D.D. quando afirma: “A Bíblia deve ser interpretada literalmente em todo o sentido da palavra, desde Gênesis 1 até Apocalipse 22, temos que estuda-la tendo em conta que toda a escritura é a Palavra de Deus, infalivelmente inspirada e preservadas pelo Espirito Santo. Deus disse o que Ele quis dizer e o que quis dizer Ele disse” (1)
Assim entendemos que interpretndo-a de modo correto, iremos chegar a  conclusões corretas em todos os assuntos. Embora haja de fato passagens simbolicas, passagens dificeis e passagens inseridas no contexto cultural da epoca em que foram escritas, isso não interfere na interpretação gramatico textual. Até onde pude entender, foi Origenes o principal oponente desse metodo de estudar a biblia, ele foi o principal proponente da interpretação simbolica ou espiritualizada do texto sagrado, como certa obra atesta: “Origenes desenvolveu uma interpretação alegórica das Escrituras que herdou de Filo e Clemente e a colocou no centro de todo o seu metodo teologico. A Biblia não podia ser tomada literalmente, mas tina de ser compreendida como um mistério espiritual” (2)
O metodo gramatico textual compreende o sistema de interpretar as Escrituras como ela é, o que faz com ela torne-se acessivel para qualquer mente comum compreender os fundamentos da fé cristã. J. Dwight Pentecost adverte: “Parece que o propósito do metodo alegórico não é interpretar as Escrituras, mas perverter o verdadeiro sentido delas, embora sob o pretexto de buscar um sentido mais profundo ou mais espiritual”(3)
O metodo gramatico textual  se encaixa perfeitamente na ordem normal do proposito da revelação, assim como o povo da antiga aliança interpretava a Torá, de forma literal compreendendo as leis e os mandamentos e os ritos de forma literal, tambem o povo da nova aliança interpreta o Novo Testamento e por fim todas as escrituras de forma literal, sempre respeitando os princpios e as regras hermeneuticas. Assim, posso concordar com J. Dwight Pentecost quando afirma: “ Obervar-se-á, assim, que o literalista não nega a existencia de linguagem figurada. Ele nega, todavia, que tais figuras devam ser interpretadas de modo que destruam a verdade literal pretendida pelo emprego das figuras. A verdade literal deve ser informada por meio dos simbolos.”(4)
Por esse motivo, o estudo da biblia seguea atenção dedicada, consagrando o coração e motivando o intelecto  a  conhecer a vontade de Deus para o homem, através da revelação das Sagradas Escrituras.

(1)    Lo Basico de la Profecia John R. Echob D.D.  Pag 1 –Herald of Hope, 2005
(2)    Fundamentos da Teologia Cristã-Organizado por Robin Keeley,pag 295- Editora Vida 2000
(3)     Manual de Escatologia –J. Dwight Pentecost- Pag 32- Editora Vida – 1999
(4)    Idem Pag 41


Autor Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content