terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Como Eram os Dias de Noé?

Jesus associou seu sermão profético de Mateus 24 com os dias de Noé (Mateus  24:38 e 39) que paralelo pode existir entre o mundo anterior ao diluvio e o fim dos tempos? 
As palavras de Cristo falam que o povo daquela civilização antiga, comiam e bebiam, casavam-se davam-se em casamento, isso significa que eram gente que viviam uma vida prospera e desfrutando dos prazeres da vida. Gênesis 6: 1 a 12. Nos dá mais alguns complementos informativos e precisamos juntar isso com as palavras de Jesus “Então viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicava sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente”(Genesis 6:5)
Então o comer e beber daquela gente era associada a extrema corrupção moral e espiritual, e o casamento era uma especie de casamento corrompido. Podemos concluir que era uma civilização materialista e moralmente corrompida.  Nesse caso, há um paralelo muito próximo com o que estamos vivendo
A civilização anterior ao diluvio se concentrou na região da Suméria provavelmente, Uruk seria a primeira cidade edificada ali naquela região, era uma especie de metrópole, com certeza existiu agrupamentos de pessoas que organizaram pequenas cidades, as escrituras registram que a primeira cidade foi Enoque, o titulo da cidade foi o nome de seu próprio fundador, o filho de Caim (Gênesis 4:17) Cidades reconhecidas pela arqueologia que remontam aquela época são Nippur, Larak, Bad Tibira, Eridu, Sippar, Shuruppak, Urupak  e Ur ,essa ultima cidade  foi reerguida depois do diluvio, pois Abraão viveu e foi chamado pelo Senhor quando vivia lá.  A Babilônia antiga parece ter sido erguida sob os escombros de uma dessas cidades antigas: Urupak.

Tudo indica que essas cidades eram prosperas, ali eram erguidos grandes templos chamados de “Zigurates” talvez dessas construções surgiram a ideia das piramides Egípcias. Arqueólogos tentam reconstruir maquetes e modelos dessas cidades, e se estiverem certos, então eram cidades com construções magnificas. Foi também a civilização anterior ao diluvio, que desenvolveu a escrita, pictogramas foram os meios mais primitivos de escritas, e posteriormente desenvolveu-se a escrita cuneiforme, por isso pode-se concluir que o berço da escrita e da cultura se origina desse tempo.
Alguns supunham que havia tecnologia avançada no passado, creio que havia uma tecnologia e um conhecimento avançado, mas de outra forma. Pelas construções que os arquélogos descobriram, aquela civilização tinha bom gosto arquitetônico e algum conhecimento de engenharia, porém  é bom lembrar que a forma como era comunicada a forma escrita era bem primitiva: em tabuinhas de argila. Um conhecimento avançado em certas áreas, porem completamente alheia em outras. Imagine uma sociedade assim! Era mais ou menos isso o que podemos concluir da civilização antes do diluvio. A questão principal era a decadência moral, a corrupção do pensamento que afetava a ação, produzindo violência, injustiças e todo auge do mal teve o seu ápice naquela época. Assim, o desenvolvimento da civilização que foi o berço da humanidade, já em épocas primitivas sofria com um colapso moral devastador e sofreu o duro juízo divino. Que isso possa servir de advertência para a nossa geração moralmente corrompida.

Clavio J. Jacinto


Para conhecer algumas maquetes e ilustrações sobre cidades antediluviana acesse:
http://www.artefacts-berlin.de/en/uruk-visualisation-project-the-late-uruk-period/

Há tambem um museu virtual sobre esse assunto:

http://www.metmuseum.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content