quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Jesus Conhece o Dia de Sua Vinda? (Mateus 24:36)

Jesus certa ocasião, falando a respeito da sua vinda afirmou: “Entretanto, a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão exclusivamente o Pai.” (Mateus 24:36). Mediante essa declaração podemos concluir que Jesus não sabe do dia da sua vinda?
Com certeza ele está certo na sua declaração, até então quando estava nos limites da sua encarnação, na condição de Verbo encarnado, Cristo teve que enfrentar as limitações da vida física em um mundo caído. Isso não significa que Ele não podia exercer sua onipresença, pois Ele viu Natanael debaixo da figueira, o que denota pelo espanto do seu discípulo, que sua atitude era secreta e isolada
Jesus Cristo certamente na ocasião que deu o discurso profético de Mateus 24, estava sob as limitações de uma vida física, algo que fez de espontânea vontade, por isso mesmo sujeito a varias limitações em muitas áreas da sua vida. Porém essa houve uma mudança desse aspecto particular do Mestre por ocasião da sua ressurreição e glorificação. Por isso devemos interpretar a declaração de Cristo de acordo com o contexto geral de todo o Novo Testamento, jamais devemos isolar a sua declaração em Mateus 24. Se fizermos isso, recorreremos em erro.
Jesus sabe a data da sua volta, quando Ele mesmo está a destra de Deus, na sua posição de glória e poder? Claro que sim! Porque Ele disse que todo poder foi dado a ele no céu e na terra, como poderia ser Todo Poderoso e não saber do dia da sua própria vinda? Seria isso uma discrepância, não é mesmo?
Em Colossense 2:3 Paulo diz que em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento, então Ele conhece todas as coisas. De outra forma, encontraríamos uma grave incoerência nas declarações de Paulo
Em Apocalipse 1:8 Jesus declara ser o Alfa e o Omega, o principio e o fim, que é, que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. Ora como pode Ele ter uma abrangência total das coisas infinitas e ser Todo-Poderoso e não conhecer a data da sua vinda?

Jesus mesmo falou em João 5:20: “Porque o Pai ama o Filho e mostra-lhe tudo o que faz; e ele mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis.” Ora está claro que o Pai mostra tudo o que faz ao Filho, então no seu devido tempo, na glorificação do Filho, Deus Pai revelou seus mistérios. Embora certas coisas estavam ocultas ao conhecimento de Cristo durante sua vida terrena, na sua ressurreição e glorificação, Cristo passou a ter conhecimento total de todas as coisas, inclusive do dia da sua própria vinda triunfante, de outra forma, os textos bíblicos citados acima com as declarações perdem completamente o sentido.

Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content