quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

O curso desse Mundo (Efésios 2:2)


O mundo tem um caminho, a direção do sistema do mundo é o pecado e a rebelião. O sistema mundano anda de acordo com a vontade do príncipe das trevas, o deus desse século é o imperador temporal dessa extensa ordem de coisas que atua sobre o planeta terra. As escrituras afirmam que o mundo jaz no maligno (I João 5:19) A palavra “jaz” na primeira epístola de João denota estar dentro do mal. Essa é a grande realidade, o mundo está dentro do mal, seus reinos políticos estão sob essa influencia, a cultura está contaminada com isso e as religiões seguem praticamente na mesma direção.
O sistema move-se em oposição aos valores do reino de Deus, a cultura mundana é um confronto a cultura celeste. Todo o homem que nasceu de novo, ou nasceu do alto, não se conforma com esse século, mas opõe-se tenazmente a cosmovisão do mundo caído, ou melhor um mundo que cai para dentro do mal. Essa força espiritual das trevas que atua no mundo, impulsionaram a morte de Cristo e é responsável pela perseguição furiosa que os santos enfrentam no mundo. Onde não existe uma oposição ferrenha do mundo, com certeza, algo está errado, pois o mundo odeia os redimidos, assim como a amado com o mundo, coloca o homem em confronto com Deus(Tiago 4:4) O mundo dentro do maligno e influenciado por ele,  nutre um violento rancor contra os escolhidos de Deus, o ódio do mundo só não se manifesta quando a igreja perde sua postura santa que o mundo tanto repudia. O mundo odeia a Cristo e odeia a igreja que é seu corpo sobre a terra. Todo aquele que Deus escolhe, o mundo rejeita, todo aquele que escolhe o mundo é rejeitado por Deus. Há um confronto, porque o curso do mundo segue um juízo inevitável depois de viver milênios chafurdando nos mais vis e abomináveis pecados e insultando a Deus com suas nefastas rebeliões.
O mundo dá suporte para a soberba da vida, ilude com prazeres ilusórios e aflige aqueles que rejeitam a sua cidadania. Paulo afirmava que a nossa pátria está nos céus, pedro ensinou que somos peregrinos nesse mundo.(Filipenses 3:20 e I Pedro 2:11)  Quando Cristo foi tentado, satanás mostrou os reinos desse mundo e a glória deles. Isso é fato, o mundo tem sua glória, mas é uma  glória enganadora. Assim como a concretização final do mundanismo é uma babilônia misteriosa, cuja descrição do juízo revela que existiam coisas atraentes: “Todas as coisas gostosas e excelentes se foram de ti, e não mais as acharás”(Apocalipse 18:14). O mundo engoda as almas com luxuria, prosperidade, orgulho, fama, aplausos, sucesso, etc. Essas ilusões tem efeito entorpecente no coração humano “Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a fazer o mal”(Eclesiastes 8:11). Mas o juízo já está determinado, o mundo passa e toda a sua concupiscência, só aqueles que fazem a vontade de Deus não perecerão.

Embora esteja em extrema escuridão espiritual e repouse sobre as mais intensas sombras morais, os mundanos conhecedores do bem e do mal, mesclam valores morais com as mais ridículas rebeliões contra o Criador e a sua Palavra. Entorpecidos, os homens do mundo vivem em dormência, como que embriagados espiritualmente por um corrupto vinho de prazeres e incertezas. O tempo escoa, e com ele jaz o mundo que segue pelo caudaloso rio de pecados e abominações que as civilizações cometem desde o princípio dos tempos. Segue o juízo inevitável, e por fim será destruído completamente, para que Deus possa concluir a obra de restauração (Apocalipse 21:11 a 15) Por isso mesmo, estando o cálice da iniquidade já transbordando, sejamos sábios, cada cristão que nasceu do alto, que não se conformou com essa era deve seguir os conselhos benditos das escrituras: “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo” (Filipenses 2:15). Não há tempo a perder, o curso do mundo segue para a injustiça e para a sujeira espiritual, a igreja verdadeira segue para a justiça e para uma santidade mais profunda “Quem é injusto, seja injusto ainda;quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda”(Apocalipse 22:11)

Clávio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content