segunda-feira, 6 de março de 2017

Manual do Obreiro do Senhor (Apostila Completa)

Manual do Obreiro do Senhor


Todo obreiro precisa ter um nível elevado de vida espiritual e preparação, para alcançar o padrão bíblico de um obreiro aprovado. As escrituras determinam:
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
(2 Timóteo 2:15)
Esse versículo pode ser divido em três seções distintas. Aprovado, que não tem de que se envergonhar e que maneja a bem a palavra da verdade. A palavra grega para “aprovado” é “dokimon” e significa aquele que passa no teste, por exemplo, no teste de uma moeda, para saber se ela era verdadeira ou falsa.  Era assim que um leitor no contexto cultural que foi escrito a passagem de Timóteo entendia. “Dokimon” era um termo usado para aquele que se tornava verdadeiro depois de passar pelos testes de aptidão.  Tal teste é por sua vez elevado, não é para todos, mesmo que alguns tenham algum conhecimento, não significa que sejam vocacionados. O obreiro aprovado é aquele que passa pelo crivo de um teste rigoroso. Portanto aqui está o padrão de um obreiro aprovado. Esse é o padrão exigido por Deus.
Para ser aprovado, em primeiro lugar deve estar submetido aos critérios das escrituras, apto para sofrer, que tenha um caráter de peso, irrepreensível na sua postura.  Quero lembrar que irrepreensível não é ser infalível, mas simplesmente deve ser um homem que esteja inteiramente voltado para o progresso espiritual e para o crescimento constante através de um aperfeiçoamento, em segundo lugar deve estar pronto a moldar-se aos padrões divinos de um obreiro. Sofredor, humilde, submisso e lutador.
Se você não passa pelo critério da aprovação, ao exercer o cargo tornar-se-á um falso obreiro, ou um obreiro fraudulento, o que significa que enfrentará o juízo divino, pois a visão do obreiro deve ser o equivalente a visão do Senhor com relação a sua obra. De que maneira você acha que DEUS vê a obra da cruz?  Pois um obreiro aprovado, nunca pode ver a obra do Senhor com uma visão ou com sentimentos superficiais. O obreiro sabe da importância, do quilate e da urgência da obra de Deus, por isso seu coração deve estar voltado para o serviço santo, sem essa inclinação apaixonada pela obra, não podem existir vestígios dentro do coração do cristão. Assim cada candidato precisa colocar seu pensamento, sua inteligência, suas aptidões e seu coração em todas as coisas que envolvem a obra, deve ele buscar com muito zelo todas as ferramentas para o aprimoramento espiritual.
Em Atos 6:1 a 7 vimos como os critérios para a separação dos diáconos, era  boa reputação, cheio do Espírito Santo e de sabedoria, porque o negocio da obra de Deus era de grande importância. Como podemos observar, eram critérios elevados. Boa reputação consiste em ter crédito moral por causa da vida justa perante todos os homens, ser cheio do Espírito Santo é ser cheio da verdade de Deus, não significa ter experiências extáticas ou êxtases descontrolados. Hoje em dia vimos como a verdade do “ser cheio do Espírito Santo’ foi completamente mudado para outro tipo de coisa, estranha as paginas sagradas. Uma vez que ser cheio do Espírito é ser cheio de santidade, ser abundante no fruto do Espírito, ser cheio de autoridade espiritual, cheio de ousadia para enfrentar a te a morte pela verdade se for possível, muito daqueles que vimos hoje, que se intitulam obreiros, não passam no teste, mesmo que supunham manifestar certos dons.
Ainda com relação aos diáconos, encontramos em I Timóteo 3:10, que os candidatos devem ser antes testados, para depois exercerem o cargo, se foram irrepreensíveis.
O teste da veracidade está na aptidão e naquela convicção que surge das circunstâncias. Um obreiro é um homem com uma chamada especial, cujas responsabilidades são enormes, porque ele vai orientar o caminho da eternidade para um numero muito grande de almas. A responsabilidade de conduzir almas por caminhos verdadeiros é uma responsabilidade de muito peso, se o candidato não tem essa noção, do peso da responsabilidade e da suprema importância que envolve o assunto, deve abandonar o cargo ou deve simplesmente abandonar qualquer ideia de almejar ser consagrado.
Se o candidato almeja um cargo a titulo de prestigio, fama e aplausos, também é sinal de que não tem chamada. A OBRA RELACIONADA AO VERDADEIRO EVANGELHO, NÃO É UMA OPORTUNIDADE PROFISSIONAL, entenda isso. Hoje no sistema babilônico que faz parte a maioria dos evangélicos, está completamente divorciada das escrituras. O modelo de liderança do novo testamento é o líder servil, que é servo, sofredor, como vimos tão claramente nos exemplos deixado pelos lideres anabatistas, que enfrentavam a fogueira por causa da fé, a maioria dos pastores anabatistas tinham vida curta, quase sempre eram levados ao martírio por causa do testemunho cristão, assim como os apóstolos, com exceção de João, todos os outros foram martirizados, muitos verdadeiros homens de Deus padeceram em prisões por causa da verdade, John Bunyan passou parte da sua vida na cadeia, pelo crime de pregar sem autorização, isso aconteceu numa Inglaterra cristã! Watchman Nee também padeceu longos anos da na cadeia por pregar o evangelho, Richard Wurmbrand também padeceu em prisões por causa do evangelho. Leia o livro dos mártires de John Fox, e descobrirá o caminho de um homem  que tem a chamada de ser obreiro e pregador. Esses obreiros modernos que vimos por ai, que cobram para pregar, ganham fortunas, aplausos e prestígios são pregadores falsos, quase sempre pregam falsas doutrinas. Vivem no conforto, não passam dificuldades, não são perseguidos e são idolatrados. A mensagem da cruz não é uma mensagem que dá fama e prestigio, lembre-se sempre disso. Porém a mensagem da cruz, é a mensagem gloriosa, que dará recompensas maravilhosas para os fieis vocacionados que perseveram na obra do Senhor mesmo em intensos sofrimentos. Paulo admoesta: Sofre as  aflições(II Timóteo 4:5)
Uma vez que estejamos aptos a entendermos que o obreiro precisa ser aprovado, precisamos também entende como ele é aprovado. E isso ocorre de duas formas, a primeira é o agir capacitador do Espírito Santo e o outro é a busca pessoal do aprimoramento. A erudição com piedade é a o equilíbrio necessário, Pedro nos admoesta a crescermos na graça e no conhecimento. Deus chama, mas mesmo um chamado não nos leva para uma posição de aprovado. Tomemos como exemplo Judas Iscariotes, foi ele um apostolo aprovado? Foi ele um obreiro aprovado? Não! Foi Saul aprovado na sua Missão? Não! Foi Sansão um obreiro irrepreensível? Não!  Tais homens tiveram uma chamada, de alguma maneira falharam e em alguns casos até foram reprovados.
Talvez a reação daquele que foi chamado tenha também um impulso positivo nessa questão, Isaias disse: “Eis me aqui, envia-me a mim” houve uma reação ao chamado. Então temos aqui um segredo. Temos que corresponder positivamente ao nosso chamado. Deus nos chama a sua obra? Então vamos responder sim ao seu chamado e andar pelo caminho da obediência e do aprimoramento pessoal. Por exemplo, se você quer que Deus te use na pregação, precisa ler muitos as escrituras. Estuda-las com paixão. A obra da pregação consiste em proclamar o evangelho e nada mais.  Para ter a dádiva de recitar muitas passagens das escrituras, o obreiro precisa memorizar as escrituras. De outra forma, não poderá ser um bom conhecedor das doutrinas da graça.
Como um aluno que precisa estudar todas as disciplinas com muita dedicação, para ser aprovado na área em que deseja se formar, e isso é algo muito valioso e funcional em uma escola secular, imagine então como não deve ser entre os obreiros do senhor? Se um medico, para exercer a sua função precisa estudar muito, porque deveria ser diferente entre aqueles que desejam exercer o cargo pastoral que atua no campo do cuidado das enfermidades da alma? É sob essa perspectiva que devemos entender o termo “ser aprovado”. O obreiro deve ser um doutor com relação às doutrinas fundamentais da fé cristã, deve ser apto para dar um conselho bíblico, deve ser apto a interpretar o texto conhecendo as regras de hermenêutica, para não incorrer no grave pecado de distorcer a Palavra de Deus, recorrendo a meios artificiais e profanos para fazer uso inadequado da bíblia sagrada.  Sobre esse assunto vamos falar ainda em outro tópico, mais a frente.
Veja bem, que o texto exorta a nos apresentarmos a Deus, aprovado. Não ser aprovado depois de sermos apresentados a Deus, mas ser aprovado diante dele mediante a nossa apresentação a Ele. Há um jargão que diz que Deus não chama os capacitados, mas capacita os que são chamados. Esse jargão é completamente contrario ao texto de II Timoteo 2:15,  e isso porque as coisas para o Senhor sempre segue o princípio da ordem e da decência. Se alguém deseja ir para o campo missionário no exterior, precisa primeiro ele aprender o idioma estrangeiro em uso para o lugar em que ele vai, conhecer a cultura e a lei daquele país,  de outra forma ele não estará indo preparado e se tornará um tanto mais difícil para tal. O preparo sempre é coerente e bíblico, em casos como esse.

Clavio J. Jacinto
48 99622-8870




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content