quarta-feira, 26 de abril de 2017

Alguns Pensamentos Sobre a Luz espiritual


 Há nas escrituras três tipos de luz, a luz natural que é transmitida pelos astros, como podemos ver já no começo de todas as coisas no livro de Gênesis, temos a luz artificial, que é produzido por fenômenos naturais ou pelo homem, e temos como um exemplo as lampadas do tabernáculo, e temos a luz espiritual que é um atributo de Cristo, como a luz do mundo e dos cristãos verdadeiros, que Cristo atribui a eles essa característica de serem transmissores de luz espiritual.
 Assim como a luz natural e artificial possuem atributos e propósitos, a luz espiritual também tem seus atributos e propósitos. Gostaria de enumerar alguns desses atributos nesse breve estudo, para que tenhamos a possibilidade de entender o proposito da iluminação espiritual. Ao contrario das regras misticas da Nova Era influenciadas pela ideia de iluminação das doutrinas orientais. O proposito da iluminação na vida cristã, é revelar o erro, pecados e tudo aquilo que desagrada a Deus. No misticismo espiritualista, a falsa iluminação tem o efeito de cegar as pessoas com relação aquilo que a bíblia condena, a iluminação cristã tem o poder oposto. Quanto mais intensa for a luz de Cristo na vida de um homem, mais santo ele será. 
Há alguns atributos na existência do universo que são atribuídos a existência da luz, gostaria de citar alguns aqui e fazer um paralelo com a luz espiritual.

1- A luz natural é necessária para a existência da vida biológica. Assim também entendemos que a luz espiritual é necessária para a vida espiritual, Pois Jesus sendo a luz do mundo, e concedendo pela sua presença e pela Palavra de Deus, luz espiritual aos homens. concede a eles a possibilidade de experimentarem a vida espiritual
2- A luz natural é uma energia, a luz artificial pode ser produzida pela eletricidade, que também é uma energia. Isso também é um princípio para a luz espiritual. Quando Jesus promete poder aos cristãos (Atos 1:8) no grego, a palavra dunamis denota uma fonte de energia. Assim, ter luz espiritual é ter poder espiritual contra as sombras e contra as trevas.
3- Uma das funções da luz natural é revelar, sem a luz não existiriam a cores, mas a luz revela os tons e as matizes das cores. Quando você está diante de um campo florido ou diante de um jardim cheio de flores coloridas, sua visão do espetáculo só foi possível porque a luz revelou as maravilhas da criação. Numa noite escura, as cores não podem ser vistas. Assim também a gravidade do pecado e a intenção das ações, as qualidades das palavras e dos pensamentos podem ser revelados pela luz espiritual.
4- A luz natural e artificial possibilita a visão nas múltiplas dimensões, largura, altura e profundidade. Sem um farol aceso, quem consegue dirigir um carro numa rodovia sem iluminação publica? As luzes de um farol impedem o naufrágio dos navios, assim também a luz espiritual concede visão espiritual em varias esferas da vida cristã. Através dela, entendemos os propósitos de Deus e as formas como as coisas espirituais funcionam. Muitos mandamentos são verdadeiros sinais vermelho, para que não venhamos ultrapassar aquilo que trás perigos para nós mesmos.
5-A luz natural e artificial servem para orientar a direção nas coisas da vida. Não há como prosseguir por caminhos certos e evitar perigos, sem sinalizações. Uma das funções mais benditas da luz, é mostrar onde existem buracos na estrada e pontes quebradas no destino, a identificação das coisas perigosas são possíveis através da luz. Sem ela, como poderíamos ler o rotulo de advertência de um elemento venenoso? Tudo isso também tem uma aplicação espiritual, porque através da luz da Palavra de Deus, entendemos que certas coisas como a idolatria e o ocultismo são praticas perigosas que ofendem a Deus.
6-A Luz natural e artificial identifica a forma e a natureza das coisas. Como saber a forma de um objeto na ausência completa da luz? nossos olhos perdem o poder da visão, quando a luz está completamente ausente. Não identificamos o que existe em nosso meio sem uma luz para iluminar as coisas a nossa volta. Assim a característica de algo e a sua procedência pode ser identificada pela luz. Na vida cristã, a luz espiritual é importante para o nosso discernimento. Eis porque a bíblia, funcionando  como uma lampada espiritual é essencialmente importante. A realidade da luz espiritual concede a possibilidade do discernimento espiritual em vários aspectos da nossa vida cristã.

Que o Senhor possa abrir nossos olhos para a importância da iluminação espiritual e de sermos transmissores da luz de Cristo

Clavio Juvenal Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content