terça-feira, 18 de abril de 2017

Todos os Homens Possuem a Imagem de Deus?

Todos os homens possuem a imagem de Deus ou somente os salvos possuem essa característica?

As escrituras afirmam que o homem foi criado a imagem de Deus, porém vimos que o homem caiu em transgressão, contudo fica a questão, com a queda o homem perde a imagem de Deus ou ele continua ainda refletindo essa virtude, mesmo vivendo em condição de um pecador?
Primeiramente devemos entender que o homem não perdeu nada de suas afeições, sua imagem continua sendo a mesma desde a  criação, o homem ainda possui vários atributos racionais e espirituais que não são atribuídas aos animas. Há, portanto uma diferença muito grande entre um humano e um animal, embora muitas vezes o pecado faça com que o homem com todos os seus atributos de raciocinar e seu senso de responsabilidade seja tão desregulado que se comporta pior do os animais. Mas isso é uma conseqüência de sua natureza pecaminosa. O homem não perdeu a imagem divina, mesmo depois da queda, esse é o ensino positivo das escrituras (Leia Genesis 9:6 com Tiago 3:9)

O homem sendo criado a imagem de Deus mantém esse perfil, mesmo depois da queda, mesmo que  tenha a presença da natureza do pecado no seu interior. Seguindo essa cosmovisão, um cristão consciente entende que o homem deve ter dignidade e merece ter essa mesma dignidade  dentro do contexto evangélico.  De certa forma o cristianismo verdadeiro se expressou dessa forma, quando muitos missionários levaram o evangelho a outras culturas, e como conseqüência certos costumes como queimar mulheres em uma pira funerária ou vender escravos, foram abolidas por causa dessa influencia do evangelho de Cristo. Da mesma forma, dar assistência a leprosos e outros enfermos, construir hospitais e escolas é uma expressão desse evangelho na pratica. Agora devemos entender que embora todo o homem mesmo em pecado, ainda traga os traços da imagem de Deus, ainda que perdure algumas características que distinguem dos animais, Deus estabeleceu que o homem precisa se arrepender de seus pecados e viver uma vida de santidade, porque estar em Cristo é ser uma nova criação (II Coríntios 5:17) e o homem regenerado, que não vive mais na pratica do pecado, mas foi perdoado e justificado pela obra de Cristo na cruz, deve ter a imagem de Cristo, esse é o propósito de Deus Pai, esse é um de Seus desejos supremos, que cada cristão tenha a imagem de Cristo (Romanos 8:29)


Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content