domingo, 18 de junho de 2017

Um Perigo a Evitar - F. B. Hole



                         Um Perigo a Evitar
Série: Artigos de Impacto

FB Hole.

(Extraído de Scripture Truth Vol. 38, 1953-5, página 193.)

A formação da igreja de Deus é registrada em Atos 2. No poder que marcou seus primeiros dias. Vemos seu progresso registrado em Atos 3 e em Atos 4.
Então, em atos 5, detectamos o primeiro mal que se manifestou no meio dela. Este foi o pecado de pretensão; irmãos querendo se apresentar como se tivessem um maior padrão de espiritualidade e devoção maior do que já existia..
Muitos estavam vendendo seus bens e dedicando uma soma ao Senhor. Ananias e Safira venderam uma propriedade e apresentaram uma parte da soma como se fosse o todo. Ananias agiu com uma mentira.
Safira agiu falando a mesma coisa. Eles desejavam adquirir uma reputação de serem mais espirituais do que  realmente eram.
A pretensão de querer ser superior aos demais de maior foi o primeiro pecado registrado então, na história da igreja. Esse pecado  Também será o último na história da igreja como veremos.
Este pecado de pretensão começou com indivíduos, e é um perigo que ameaça todo cristão como um indivíduo; Isso é muito simples nas Epístolas. Nós citamos algumas passagens em apoio a isso afirmação.
"Por que eu digo... A todo aquele que está entre vós, não pense de si mesmo além do que convém "(Romanos 12: 3).
"Se alguém acha que ele sabe alguma coisa, ainda não sabe como convém saber" (1Cor. 8: 2).
"Aquele pois que cuida estar em pé veja que não caia" (1 Cor. 10: 12).
"Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual..." (1 Cor. 14: 37).
"Se alguém pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo" (Gal. 6: 3).
Aqueles eram os dias em que realmente haviam homens que conheciam as coisas de Deus. Haviam aqueles  que eram profetas e espirituais, mas estes eram homens que apenas estavam  ocupados com Cristo e Seu serviço, e não pensando em si mesmos. Aqueles que estavam queriam atrair atenção para si mesmos, e fazer reivindicações para si mesmos, com base nesse pensamento, eram em grande parte pretendentes. Isso é muito claro nas palavras do apóstolo. Nos casos, acima citados, ele diz claramente: "eles não conhecem nada", "eles não são nada"; Nos outros ele destaca claramente que os pretendentes não eram na realidade o que eles pensavam ser.
Mas a exemplificação mais marcante do ponto que estamos considerando é encontrada nas cartas  do Senhor às sete igrejas da Ásia, gravadas em Apocalipse 2 e 3.
Em seis dos sete, este pecado de alusão à pretensão é revelado de forma clara.
A Éfeso Ele fala de "os que se dizem apóstolos e não o são." Ele caracteriza
Eles como "mentirosos".
Esmirna: "os que dizem ser judeus, e não são, mas são a sinagoga de Satanás."
Para Tiatira: "essa mulher, Jezabel, que chama a si mesma uma profetiza, ensinar e seduzir. "
Sardes: "tens nome de que vives, mas estás morto ''.
Para Filadelphia: " Aos que se dizem judeus e não, mas mentem."
Para Laodicéia: "tu dizes: Estou rico e de nada tenho falta; e não sabe que és miserável , pobre e cego e nu ".
Nessas escrituras observamos  várias coisas. Em primeiro lugar, os requerentes aqui são grupos e não indivíduos. 
Jezebel é uma típica mulher, representando mais de uma pessoa. Para Sardes e Laodicéia é "tu", mas isso é dito ao "anjo", que representa a igreja! De modo que indica praticamente toda a igreja, com exceção de um pequeno remanescente.
Em seguida, vimos aqui uma afirmativa de identificaçãoe, e não apenas um modo de"pensar". Parece que o mal se intensificou desde os dias do apostolo Paulo. Chegou uma hora quando essas pretensões não eram apenas uma parte dos pensamentos das pessoas, com o passar do tempo, começaram a afirmar suas pretensões.
Além disso, a observação dessas cartas às igrejas como proféticas, parece revelar  que o mal se aprofundou como a história indica.
Efeso ficou perturbada com um pequeno grupo de homens que reivindicaram oapostolado. Esta foi uma reivindicação provável de certos individuos daquela igreja. Eles apareceram para enganar naqueles dias em que a maioria dos apóstolos genuínos foram mortos pelo martírio e  o cânon das Escrituras já quase estava completo. A mesma reivindicação perigosa foi levantada nos nossos dias em nome dos homens, que são considerados "espirituais", e cujos enunciados foram devidamente convocados.
As reuniões devem, portanto, ser aceitas como quase, se não inteiramente, tão autoritárias como a Escritura. Na era de Esmirna, houve um problema e uma amarga oposição de um certo grupo, que reivindicou uma posição análoga ao do judeu. Eles eram verdadeiramente uma "sinagoga", mas era de satanás. Eles eram religiosos e ritualisticos, mas completamente  sem realidade. Há uma redução distante com Tiatira. Jezabel proclamou ser uma profetisa, e ela indica, acreditamos, a hierarquia romana, que reivindicam o direito exclusivo de interpretar as Escrituras, e assim de expressar a mente de Deus.  O pretendente aqui está completamente dentro da igreja e Está no poder.
Fora deste estado de coisas Sardes tem um paparelo com Protestantismo - usando a palavra no maior sentido - Tem um exterior muito mais respeitável e estabeleceu para si uma certa reputação, ou "nome". Ainda assim
É declarado como morto. Esse movimento dado por Deus logo se relacionou com poderes mundanos e Políticos, de modo que sua própria vida foi drenada nas guerras, bem como disputas internas.  Muitas coisas no protestantismo organizado está comprometido, embora haja coisas que ainda tenha vida espiritual.  Na igreja de Filadélfia temos um pequeno vislumbre do brilho e da realidade que marcaram a igreja  no inicio.
Em Laodicéia alcançamos o clímax triste. Toda a igreja está infectada, como no caso de Sardes, mas lá, era apenas uma reivindicação de viver, enquanto aqui a igreja realmente diz ser um paradigma de perfeição!
A reivindicação termina: "Não preciso de nada". A pretensão pode ir mais longe? E poderia o Senhor dar uma condenação é mais severa?
Observe uma coisa mais. Em todos os casos o Senhor, que examina as igrejas com os olhos como chama de fogo, não permite as reivindicações, e que na linguagem mais incisiva. Em nenhum caso existe o menor fundamento, de fato, para o qual reivindicam. O inverso. "Mentirosos"; "Sinagoga de Satanás" "Morto;" "Infeliz, miserável pobre, cego, nu"; São alguns dos termos que Ele usa para Laodicéia.

Agora, tudo isso tem uma voz muito distinta para nós. Vivemos em uma era que cada vez mais está assumindo a natureza de Laodicéia. E mais do que isso, infelizmente! Muitos de nós, que visaram caminhar na verdade, e tendo a vida de nossa igreja de acordo com a ordem estabelecida nas epístolas de Paulo, são Consciente de como este espírito de pretensão foi exibido em tais círculos e de como nós mesmos podemos ter sidos infectados  por isso.
Olhando para a nossa volta ao longo dos anos, ouvimos alegações de  grupos e individuos  proclamarem de forma egoista serem"Mais espirituais" Ou, possuir "Uma nova luz" etc.
É um fato, graças a Deus, que existem hoje santos que são de fato espirituais, que em sua medida de espiritualidade estão de pé diante de Deus, levando seu testemunho e ministrando a verdade necessária. Deus conhece todos eles e concede sua aprovação secreta, como também dá seu reconhecimento público como revela Apocalipse 3: 9. Porém esse é um reconhecimento do Senhor, não uma pretensão humana.
Nunca vamos esquecer que a pretensão de ser, ou ter, estas coisas é uma prova de que não somos praticamente nada.
O que então está se tornando na era de Laodicéia? Apenas o que é indicado nestes versículos (14-22).
Primeiro, reconhecer o Senhor como Ele se apresenta a nós aqui. Ele é o "Amém"; Aquele que é Eterno , que sustenta uma resposta perfeita a todos os propósitos de Deus. Ele é "o fiel e verdadeira Testemunha ", que se destaca como a representação completa de tudo o que Deus é, quando a igreja no seu testemunha falhou. Ele é "o início da criação de Deus", pois Ele foi ressuscitado dentre os mortos, Deus fez através de Cristo, um novo começo. Ele, e não a igreja, é o fundamento de todas as coisas. Assim, toda pretensão humana é completamente demolida.
Em segundo lugar, devemos reconhecer a setença imposta como descrita no versicuilo 19
Notemos que Cristo fala sobre arrependimento. Agora, o arrependimento funciona como um caminho de restauração das coisas como 2 Corinthians 7: 10 indica.
Terceiro, quando o ouvimos batendo à porta dos nossos corações, devemos abrir  a porta para que ele possa entrar. Então será estabelecida a comunhão do tipo mais doce e celestial. Ele virá para nossa mesa, para que ele possa conhecer nossas coisas, assim como nós ficaremos de pé adiante da sua mesa para que possamos entrar e desfrutar das coisas de Cristo.
Se, em qualquer medida, essa experiência for nossa, não devemos apenas crescer espiritualmente, mas reconheceremos que somos nada, e que Ele é tudo para nós
É evidentemente possível desfrutar dessa comunhão com o nosso Senhor ressuscitado mesmo nos últimos dias da história da igreja. Na medida em que o fazemos, seremos marcados pelo espírito de arrependimento e evitaremos fazer qualquer coisa que exalte a nós mesmos.


O presente artigo foi traduzido e adaptado por Clavio Juvenal Jacinto, para ajustar-se a necessidade do contexto da igreja atual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content