quarta-feira, 26 de julho de 2017

Sabedoria dos Bereianos

Uma das passagens mais interessantes de Atos aplica-se a conduta dos cristãos de Beréia que ouviram a exposição do evangelho, e examinaram as escrituras para ver se realmente a exposição bíblica de Paulo estava correta.  É bem possível que Paulo tenha feito uma exposição mais profunda das profecias do antigo testamento relacionadas a Cristo, provando que Jesus era de fato, o messias. Isso fez com que aqueles irmãos verificassem mais a fundo e com muito cuidado, as Escrituras para ver ser Paulo estava correto. Essa conduta foi louvável (Atos 17:11) Veja que os bereianos não recorreram a outra coisa a não ser as escrituras. Vimos aqui como em meio a tantas tradições, os crentes de Beréia já estavam inclinados a suficiência das escrituras e nada mais. O texto esclarece que eles examinavam as escrituras e não tradições. O exame das escrituras para verificar a autenticidade de um sermão é algo que deve ser sempre peculiar ao cristão verdadeiro. Se todos seguissem o exemplo dos bereianos, os falsos mestres e os falsos profetas seriam em numero muito reduzidos em nossos dias, porém a indisposição ao estudo levam muitos ao engano. Assim como aqueles cristãos, devemos recorrer sempre as escrituras para verificar o que estamos ouvindo, a Bíblia deve ser sempre nossa autoridade final em questões doutrinarias, sempre!

Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content