segunda-feira, 14 de agosto de 2017

A TRANSFIGURAÇÃO SATÂNICA



E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz (II Coríntios 11:14)

 O mundo sobrenatural cativa os homens, sinais e maravilhas cativam o homem.  Na tentação, o próprio Satanás sugestiona que o ministério de Cristo comece exatamente com isso: uma ação sobrenatural: “Se tu és o Filho de Deus, manda que essas pedras se tornem em pães”(Mateus 4:3).   Essa é a questão fundamental, Satanás entende da natureza humana, sabe o quanto o homem é atraído pelo sobrenatural, ele entende muito sobre essa inclinação humana ao espetáculo metafísico. O homem inclina-se perante o sobrenatural, essa é a sua tendência do homem, prostrar-se perante o que é espiritualmente maravilhoso. Tomo como exemplo o apostolo João, durante duas vezes ele inclinou-se perante um anjo para adorá-lo (Apocalipse 22: 8 e 19:10) essa  é a natureza humana, somos inclinados a isso, e somente quem tem um discernimento bíblico e uma profunda comunhão com Deus, pode livrar-se dessa inclinação ao sobrenatural, e cair fatalmente nas armadilhas do diabo, pois a advertência de Paulo é uma realidade indiscutível. Durante muitos anos eu testemunhei sobre como pessoas se prostram diante dos sinais e maravilhas sem testar os espíritos ou avaliar de acordo com as escrituras. Mesmo diante dos mais terríveis absurdos, mesmo diante das mais falaciosas mentiras, as pessoas aplaudem, o simples fato de ouvir algo extraordinário,mesmo que seja uma fraude ou uma lenda religiosa, isso já traz satisfação e arranca aplausos de muitos expectadores crédulos. Isso tem sido assim desde os tempos bíblicos, em Atos dos Apóstolos vimos como um certo Simão , o mágico enganava a s pessoas e tinha grande reputação entre os crédulos “E estava ali um certo homem chamado Simão, que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica, e tinha iludido o povo de Samaria dizendo que era uma grande personagem; Ao qual  todos atendiam desde o menor até o maior, dizendo: Este é a grande virtude de  deus. E atendiam-no porque já dede muito tempo os havia iludido com artes mágicas”(Atos 8:9 a 11) o povo de Samaria foi enganado, assim como também Foi Eva enganada, no Jardim do Éden (Gênesis 3:13)
É fato comprovado que o ocultismo engana e atrai muita gente por causa disso, sabemos que o diabo entende muito bem desse assunto, e o simples fato de se transfigurar num anjo de luz, consegue fazer com que as almas sem discernimento prostrem diante dele e o aceitem como um anjo de luz, um enviado celeste. Com um titulo pomposo e com suas astutas mentiras, consegue enganar e identifica-se como um mestre de sabedoria, um enviado do alto, um super-ser, um querubim gloriosos, um grande personagem alienígena, uma grande figura do passado, um ser bondoso e iluminado ou uma divindade. Nesse caso, os resultados são esplendidos, é necessário que haja um discernimento muito aguçado e um conhecimento muito bom das escrituras para não cair nessas armadilhas. Grande parte da humanidade não está perdida por causa da incredulidade, mas por causa da credulidade. Estão sendo enganadas porque acreditam que foram visitadas por seres alienígenas, por mestres ascensos, por anjos e até mesmo por Cristo, quando Jesus Cristo falou que surgiriam falsos Cristos e falsos profetas, temos que entender que todas a s vezes em que o diabo identifica-se como uma divindade com seus múltiplos disfarces, a advertência de Cristo se encaixa nesse fenômeno sobrenatural também (Veja Mateus 24:24)
Por causa dessa brecha no coração humano, o diabo usa esse ponto fraco da credulidade humana e seu amor por coisas ocultas e fenômenos paranormais.  Constitui-se de uma arma muito poderosa, o disfarce diabólico. Como anjo de luz, seu disfarce é eficiente, atuando em cada contexto religioso ele pode disfarce-se com total eficiência, e enganar as mentes mais brilhantes, não há alternativa, para não cairmos nas armadilhas do espírito do Erro, precisamos ter conhecimento bíblico e ter a bíblica como única fonte de autoridade em questões espirituais, de outra forma, corremos o risco de sermos enganados. As escrituras fornecem as regras para testar os espíritos (Leia I João 4:1 a 5)
O movimento de sinais e maravilhas é um campo minado, nunca houve tanto engano em escala global, como nesses últimos tempos. O avivamento do ocultismo também vem contribuindo de forma ampla para o engano mundial.  Milhões de pessoas das mais variadas crenças afirmam terem contatos com aliens, espíritos ancestrais, desencarnados, anjos, seres parafisicos, mestres ascensionados, santos, fadas, duendes, etc. Cada um conta sua experiência maravilhosa, transformadora. Milhões de pessoas entram em contato com o além, recebem mensagens do mundo espiritual, ensinos e profecias. Muitos descrevem experiências de vozes internas ou entram em contato com seres multidimensionais através de estados alterados de consciência. Muitas pessoas crédulas dentro de igrejas carismáticas afirmam contato com anjos, com Cristo, recebem revelações do além. Tudo isso acontece dentro de um ambiente propicio, PIS que não há o mínimo  de discernimento,  tendo em vista que a bíblia na sua total extensão de ensino não é praticada e nem mesmo é promovida,  o enganador ganha vantagem tremenda, por causa da irresponsabilidade dos lideres em não promover o estudo sistemático das escrituras e a leitura dedicada e contextualizada da mesma, o engano sutil corre solto por todos os lados. Se os pastores modernos exigissem do povo a leitura e o estudo responsável da bíblia como pedem dinheiro, muitos não seriam lesados pelo diabo.
A transfiguração satânica tem só um objetivo: enganar. Têm o diabo suas ferramentas e as utiliza com eficiência. Não importa de que maneira, a amplidão da sua visão do engano é enganar, da maneira mais astuta e mais sofisticada possível, João descreve Satanás no livro de Apocalipse como aquele que engana todo o mundo (Apocalipse 12:9) todo o sistema satânico atua nesse sentido de enganar “E engana os que habitam n a terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse..”(Apocalipse 13:14) “E foi-lhe concedido que desse espírito a imagem da besta, para que também a imagem d besta falasse...”(Apocalipse 13:15) ”E faz grandes sinais de maneira que até fogo faz descer do céu á terra, à vista de todos os homens”(Apocalipse 13:13) “Porque são espíritos de demônios que fazem prodígios...”(Apocalipse 16:14) “A esse cuja a vinda é segundo a eficácia de satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano de injustiça para os que perecem..”(II Tessalonicenses 2:9 e 10)
Por usar de táticas sutis, usando de luz paranormal para revestir-se e esconder a identidade, o diabo e seus associados conseguem ter livre curso sobre este mundo cego e  alienado. E  o mundo fica a mercê dos enganos mais sofisticados promovidos sobre o patamar das estratégias mais avançadas que o diabo pode usar. A cristandade não está livre desse engano, como o povo da antiga aliança, não estava  contente com o maná, precisava  de algo a mais. As Escrituras não são mais suficientes, precisa-se de algo mais, novas revelações, novas experiências, e quando abandona-se o manancial da palavra de Deu que é útil e eficaz, acaba-se caindo nas futilidades do misticismo subjetivo, tão promovido pela igreja pós-moderna. Todos os êxtases e experiências místicas de êxtase, novas revelações, experiências sobrenaturais cativam aqueles que não acreditam mais na suficiência da s escrituras. É preciso algo mais, uma entrada para um plano espiritual cheio de aventuras e experiências sobrenaturais e maravilhosas, algo que satisfaça,  sem contudo precisar percorrer o caminho estreito da obediência tão somente pela palavra de Deus, algo que traga satisfação sem, contudo acreditar que a palavra por si mesma seja eficiente e suficiente, a maioria já não quer mais viver por fé, querem ver as pedras se transformarem em pães, as palavras que procederam da boca de Deus já não satisfaz plenamente. Por isso vimos como o sobrenatural é capaz de dar as coisas agradáveis, qualquer êxtase experimental que se sinta através de batidas rítmicas de uma musica ou de uma boa mensagem de auto-estima, é bem mais confortável e agradável do que ouvir a velha mensagem da cruz. Ouvir mantras repetitivos ou ter experiências de estados alterados de consciência, produzido por sons, palavras repetitivas, técnicas psicológicas tornaram-se mensagens mais agradáveis do que um chamado ao arrependimento. Ouvir que nosso pensamento é criativo e que temos o poder de transformar a nossa vontade e nosso destino, que a multiplicação de nossos bens e a realização de nossos sonhos egoístas pode se dar mediante a adesão ao negocio da fé,  soa muito mais doce do que ensinar que são bem aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça ou que são bem aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus. Concordo plenamente com as palavras de Max Younce “"Um espírito demoníaco que induz a atividade religiosa favorita, está fazendo as pessoas sentirem-se espirituais e isso ocorre pela incompreensão da Palavra de Deus."  
O maior desafio da vida cristã é viver por fé, sem que a figueira não floresça, nem as flores do campo desabrochem. Viver por fé, é viver pela esperança do que não se vê. Temos nisso, a essência da verdadeira fé. Hoje, uma fé contraria é nutrida por um falso cristianismo. A fé que precisamos ver algo extraordinário para crer na providencia de Deus.  É a fé do ver para crer, não a fé do “Seja feita a tua vontade”. Não estou dizendo que a fé é um caminho cego, não é porque a fé bíblica caminha sobre a luz da Palavra da Deus. Lâmpadas para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos” (Salmos 119:105) por isso, a fé cristã nunca pode ser considerada como uma fé cega, mas sim como uma fé iluminada.  Essa é a fé imbatível, porque não é sustentada por coisas que se vêem, mas é sustentada pela confiança em Deus, na sua soberania, na Sua Palavra, no seu amor. Mas satanás sabe que o coração do homem é propenso para o sobrenatural, para o extraordinário, então ele organiza suas estratégias, armas seus laçosm reveste-se de seus disfarces, os mais astutos e os mais sofisticados, seu intento é enganar e enganar, sua meta é a mentira, e o disfarce é uma das sua s mais astutas armadilhas, e assim ele consegue se disfarçar com uma aparência quase perfeita e vem com argumentos muito bem elaborados e discursos que encantam o homem crédulo. Ele se disfarça de um alienígena, de um mestre Ascenso, de um anjo, sua coleção de fantasias é imensa, ele tem fantasia de santos, de filósofos, bem feitores, místicos, e anjo. Consegue convencer, seu brilho, o pseudo esplendor é mui atraente. Suas palavras são suaves combinadas para se encaixar perfeitamente com o coração caído. Há tipos de clichês que já são bem desgastados, mas a mensagem sempre é suave aos ouvidos do homem, então ele ensina “não existe pecado” “Não existe morte” “Jesus não é o único caminho” “Cristo não foi Deus que se fez carne” “Nunca houve queda” “O pecado é uma ilusão” “Todos somos deuses” “A bíblia não é a Palavra de Deus” “A bíblia está ultrapassada” “A bíblia está adulterada” “O inferno não é real” etc. As palavras são suaves, se encaixam perfeitamente com aquilo que o homem gosta de ouvir, e então o engano é eficaz, porque quem propõe esses ensinos é um espírito de luz, a vitima que está desprovida de discernimento e da única arma ofensiva contra as astutas ciladas do diabo que é a espada do Espírito, a palavra de Deis inspirada e eficiente, cai vitima desse engano letal. Não tem defesa, não tem proteção, seu ego está sendo acariciado pelas palavras mentirosas do falso anjo de luz, tendo todo o apoio logístico de seus falsos ministros de justiça. Este é o mundo que nós vivemos um mundo religioso que jaz a beira do abismo que adormece aos cânticos mais sublimes da voz mais enganadora do universo. Desde os tempos primitivos esse disfarce é acompanhado de uma sugestão de “ajuda”  quando interfere na vida de Eva, a serpente compromete a ordem de Deus, e insinua que ao comer do fruto proibido, ela, Eva,  se tornaria uma divindade. Assim  essa estratégia passa para as mais astutas formas de disfarces como vimos em Jó 1:6.  Não é admirável que lemos nas Escrituras, que a antiga serpente levou após si a terça parte dos anjos (Apocalipse 12:4). Todo esse disfarce é um meio muito eficaz que o diabo conseguiu desenvolver para  enganar e seduzir homens. Ele sabe que poucos resistem a revelações iluminadas, experiências esotéricas e místicas suaves e prazerosas. devido a essa circunstância tão “especial”, o homem que passa por tais experiências, crê ser um  escolhido especial.  Quando um homem tem essas experiências místicas sublimes ou recebe revelações “maravilhosas” do além, não somente se acha na incumbência de um chamado especial como atrai após si admiradores dispostos a defendê-lo como um profeta, visionário ou escolhido. Quase sempre quem acredita que Deus se revela a ele de forma especial e que lhe fala, com uma “voz interior” acaba desenvolvendo um orgulho religioso e uma crença de ser uma autoridade espiritual a altura da autoridade das Escrituras, e acaba não se submetendo aos ensinos e normas das Bíblia. Tal homem acaba nutrindo uma fé em si mesmo e uma autoconfiança tão grande, que acredita em si mesmo como portador de uma grande autoridade, um intocável com uma mensagem especial e uma missão especial, e por isso deve ser ouvido e obedecido e nunca ameaçado, repreendido e confrontado. Numa palavra simples, tal homem nesse estado, acha-se envolto de infabilidade, em questões espirituais. Afinal de contas ele recebe instruções de um “ser de luz” que pode até mesmo se identificar como se fosse Deus, pois a bíblia o identifica como o “deus desse século” que cegou o entendimento dos incrédulos (II Corintios 4:4)
O centro da batalha espiritual é o engano. Engano sofisticado. Imitação e  todo o tipo de coisas que faça o cristão tirar os olhos da autoridade e suficiência das  escrituras. As pessoas conseguem ver a segurança numa imitação muito próxima da verdade. Sente-se satisfeitas quando acontece algo de sobrenatural vindo de uma fonte “iluminada”. Até mesmo João se prostrou diante de um anjo, em reverencia por duas vezes, entenda, ele era um apostolo e cedeu a sua credulidade diante de um anjo (Veja Ap 19:10 E 22:9 ) Satanás tem esse conhecimento, quase sempre o  homem sem discernimento vai se prostrar diante de uma pseudo divindade  revestida de uma capa de falsa glória . Se o diabo consegue enganar, então consegue colocar em cativeiro a alma de um enganado. Veja  o mundo espiritualista, anjos, divindades, Alienígenas bem feitores, mestres ascensionados, arcanjos, o espiritualismo e a literatura da nova era está  cheia de experiência com contatos com esse seres. O engano sofisticado é direcionado para a igreja  atual.  As melhores estratégias do inimigo, a imitação do sacro, a aparência de piedade e a falsa teologia, são armas de enganos.  As experiências pseudo místicas agradáveis, as manifestações produzidas para que as pessoas ganhem sentimentos de poder, ou tenham um meio de provar aos outros que seu “ministério” tem o aval divino, são portas abertas para o diabo lesar as almas sem discernimento.“Todo tipo de verdade liberta; as mentiras, entretanto, aprisionam em cadeias. A ignorância também aprisiona, porque cede terreno a Satanás. A ignorância do homem é condição primária e essencial para o engano por espíritos malignos. A ignorância do povo de Deus a respeito dos poderes das trevas tem facilitado a obra de Satanás como enganador. O homem não-caído, em seu estado puro, não era perfeito em conhecimento. Eva era ignorante em relação ao bem e ao mal, e sua ignorância foi condição propícia para o engano da serpente. (Jessie Penn Lewis em Guerra Contra os Santos Vol  I) Tenho dito isso e repito: o engano do diabo é fazer com que as escrituras percam completamente sua suficiência. Se satanás conseguir isso, como fez com Eva, então ele terá o controle sobre a pessoa crédula. Ele sabe que milhares de pessoas que professam a fé cristã não gostam de ouvir sermões expositivos elaborados a partir de uma boa exegese. Ele sabe que a igreja moderna não é composta de pessoas regeneradas que amam ler a bíblia e são apaixonadas pelas Escrituras, de tal modo que morreriam se possível por causa dela (Apocalipse 6:9). Você não encontra com facilidade, cristãos que amam sermões doutrinários e expositivos. Sermões assim, não promovem entretenimentos, pelo contrario requer atenção, disciplina e exige a pratica de quem está ouvindo. Isso não soa bem aos ouvidos de quem deseja diversão, festas e busca manifestações espiritualistas. Um dos mais equilibrados escritores no meio carismático, o falecido Dr Derek Prince escreveu: “Agora quero dizer algo importante sobre sinais e maravilhas. Eles não determinam a verdade e é essencial compreender isto. Os sinais e maravilhas não determinam a verdade! “A verdade já está determinada e estabelecida pela palavra de Deus” (Proteção Contra o Engano - Pag 10). Ora que Derek Prince declara, é que a Bíblia já determinou toda a verdade, ela é suficiente, ainda que uma  congregação passe anos e anos, só lendo, pesquisando e estudando a Palavra de Deus e tão somente ela e nada mais, vivendo pela fé e na consolação do Espírito Santo, nunca vai se afastar da verdade, porque a bíblia é o farol que ilumina em todas a s verdades espirituais. Entender isso é de máxima importância para sobreviver a onda de engano que invadiu a igreja moderna.
Parte II

Satanás se transfigura em anjo de luz, seus ministros em ministros de justiça. Que estratégia! Olhe para a historia das seitas, olhe para o mundo do espiritualismo, olhe para os adeptos da nova era, do espiritismo e do ocultismo, eles estão completamente sobrecarregados de testemunhos de pessoas que afirmam contato com entidades sobrenaturais. O ceticismo moderno é apenas uma ignorância com relação ao assunto.  A peripécia satânica é manipular as circunstâncias, produzir luz, promover milagres, sinais e maravilhas, promover sentimentos agradáveis, êxtases, e fazer shows de luzes, impressionarem, seduzir e enganar. Victor Ernest, ex-espirita descreve: “A sessão de luzes era sempre precedida de meia hora ou tanto de meditação passiva, durante a qual cada pessoa se preparava pela disciplina da mente e das emoções para a vinda do espírito. Nesta sessão, o quarto escurecido se enchia de luzes flutuantes até que se tornasse repleto de cores, cada luz indicando o espírito de alguém que havia morrido”.  Nosso mundo padece de discernimento, a igreja padece de discernimento. Durante anos e anos, nunca ouvi quem quer que seja testar espíritos, o movimento carismático é completamente aberto para o engano justamente por que não se testa os espíritos em lugar algum, mais de 20 anos no movimento e nunca vi uma única vez, o teste dos espíritos. Tudo é aceito como procedência divina, o critério é, se tiver uma leve marca de pragmatismo, então é divino, se é suave, se é espetacular, se é fenomenal, se não há nenhuma evidencia de ameaça, se é agradável, sejam risos, profecias, quedas no espírito, risos, êxtases e sentimentos agradáveis, curas ambíguas, revelações subjetivas, tudo é empacotado e classificado como sinais e maravilhas. Não se testa os espíritos, esse é um erro grave. No seu fenomenal artigo, ”Testando os Espíritos” D. M Panton, enumera vários exemplos de enganação:

Esta foi a queda do Montanismo:
 “Não sou anjo nem embaixador” disse o espírito que enganou Montanus o fundador do Montanismo “mas EU, o Senhor Deus, o Pai, estou presente” (Dean Goode’s Modern Claims to the Gifts of the Spirit, pg. 109). Esta foi a queda do Irvinganismo: “Nada pode distinguir os espíritos, exceto um coração bom e sincero que discerne entre o bem e o mal”, disse Edward Irving (Life of Edward Irving, Mrs. Oliphant).“Ninguém jamais testou o espírito que estava em mim”, disse o Sr. Baxter, profeta do Irvinganismo, após ter sido liberto do Enganador (Narrative of Facts, pg 131). Esta foi a queda dos espiritualistas. Para Stainton Moses, um ex-clérigo, eis o que diziam os seus familiares com os quais ele se confraternizou (em seções mediúnicas) por mais de trinta anos: “pregamos um evangelho mais nobre, revelando um deus muito mais divino que você já havia concebido antes” (Spirit Teaching, pg. 207). Sobre o Dr. Monk, um médium famoso, que havia sido no passado um pastor Batista caiu um espírito com poder sobrenatural enquanto ele pregavaEsta foi a queda dos Mórmons: “Eu sou Jesus Cristo o Pai e o Filho”, disse o espírito que escreveu o livro de Mormom. Esta foi a queda do Príncipe de Agapemone, que fora no passado um clérigo evangélico ardoroso e dedicado. Ele declarou sobre a direção do espírito que o controlava, e a quem erroneamente tomou pelo Espírito Santo: “em mim vocês vêm Cristo em carne; por mim e em mim Deus redimiu toda carne da morte” (Hepworth Dixson, Spiritual Wives, vol 1, pg. 272). Esta tem sido também a queda de muitos lideres cristãos modernos. Declarou o Dr. Parker: “Oro à minha esposa todos os dias. Nunca venho para o trabalho sem pedir a ela que venha comigo; e ela realmente vem. Nunca venho a este lugar sem que ela venha comigo” (Review of Reviews, Janeiro, 1902). Mais grave ainda é a declaração feita pelo Dr. R. J. Campbell: “Estou consciente da presença de alguém no invisível misterioso, neste momento. Quem é? Sempre acreditei que fosse Jesus. Não é uma abstração vaga, mas um ser definido, vivo e pessoal. Trabalho sobre suas ordens. Estou errado em acreditar que seja Jesus? Se assim for, terei sido iludido a fazer muitas coisas as quais nunca teria tentado de outra forma. Alguém do mundo espiritual esta me direcionando. Se não é Jesus, quem será? Para mim é uma coisa incrível, impossível de se aceitar, que possa ser outra pessoa” (Christian Commonwealth, 30 Nov. 1910).”
Esse é o problema, o não testar os espíritos, é a porta de entrada para a invasão massiva de espíritos enganadores em muitas igrejas em nossos dias. Uma vez que o disfarce eficiente e a técnica de manipulação satânica é  produzir coisas agradáveis aos homens, isso tem dado certo em todos os lugares onde existe essa abertura. Não há exceções, nas minhas observações e na minha longa peregrinação por muitos lugares, com a exceção de igrejas não carismáticas onde se dá uma boa ênfase sobre doutrinas cristãs  e a suficiência das escrituras como regra fundamental,não se pode estar mais seguro sobre o engano em grande escala que vimos hoje. Assim encontramos o exemplo da narrativa de Andrew strom, autor de um livro que trata do engano no movimento profético carismático atual, quando apresenta a história de um anjo chamado Emma, que nos idos anos de 1980, orientou Bob Jones na organização do movimento profético carismático. Mais tarde Jones, apresenta esse “anjo” a Todd Bentley, esse anjo “feminino” foi descrito como um ser flutuante vestido de branco, muito parecido com a avivalista Kathrin Kulhman, emitia luzes brilhantes e coloridas e colocava pó de ouro sobre as pessoas...a narrativa segue, Bentley diz que uma certa mulher esposa de um pastor na ocasião das visitações angélicas , ficou “cheia” do Espírito Santo, e começou e correr e latir como um cão e grasnar como uma galinha e um poderosos “espírito profético” veio sobre ela...
A transfiguração satânica não deve ser comparada com a transfiguração de Cristo em Hipótese alguma, enquanto que em Cristo houve uma “metemorphote”(Palavra grega usada em Mateus 17:2) que significa a transformação completa e uma mudança de forma em consonância com a realidade interior, Cristo estava assumindo a sua essência no monte da transfiguração. Em II Corintios 11:14, a palavra original é “Metaschematizo” e significa alterar a aparência externa para se adaptar as circunstâncias, nesse caso, satanás está escondendo a sua essência, por trás de uma fantasia de luz. O esquema satânica é enganar, porém suas astucias são muito complexas, quanto mais se aproximamos do fim, mas discernimento precisamos nos desenvolver, e não erra o caminho que apega-se as escrituras como única regra infalível em questões de fé e pratica. O Dr Dave Hunt, um dos maiores apologistas de todos os tempos, no que concerne lidar com questões de enganos sobrenaturais, já advertia: “O cristianismo bem pode estar se defrontando com a maior desafio de sua historia: uma série de seduções poderosas e crescentes que estão alterando sutilmente a interpretação bíblica e solapando a fé de milhões de pessoas. A maioria dos crentes mal toma ciência di que está acontecendo, e entende ainda menos sobre as questões envolvidas” ou seja, mera ignorância e  falta de discernimento. Hunt ainda afirma “A sedução é surpreendentemente fácil” os cristãos modernos são completamente superficiais nas escrituras, e completamente alheios ao bom discernimento. Isso é uma grande vantagem para o inimigo prodigioso em técnicas de enganos agradáveis. Como vimos em certos setores carismáticos o testemunho de pessoas sentirem odores de flores em manifestações espirituais, assim como também vimos isso em religiões espiritualistas. Materializações de “ouro” em pó, antes disso gurus indianos faziam supostamente materialização dessas coisas. O que vimos hoje nada mais é do que a fusão do espiritualismo da nova era com a religião cristã, e tudo isso se dá pela forma com que as coisas andam, em muitos cultos o que se pode observar senão  batidas rítmicas de sons, jogos de luzes, musica-mantras, e poder da sugestão embutida na arte da retórica para produzir estado alterados de consciência e abrir o coração dos incautos para o engano. Veja bem, olhe e ouça as mensagens dos “apóstolos e profetas modernos” dias atrás entrei em um site identificado por “Elijahlist”, trata-se de uma pagina que promove as mensagens dos profetas modernos. Você não encontra praticamente nada de advertências sobre a apostasia dos últimos dias, não encontra nada sobre uma chamada ao arrependimento e humilhação, não há nada que promova a doutrina da cruz, a mensagem da cruz e o preço do discipulado que um homem precisa abraçar para viver o evangelho na pratica. Não! Assim como não vimos isso na mídia de um modo geral, nos teólogos que defendem a teologia do materialismo imediato, não! O que ouvimos por ai são as coisas agradáveis, são as lisonjas que enaltecem o nosso ego, alimentam nosso orgulho e sustentam as falsas esperanças, o que ouvimos por ai são as fragrâncias das palavras superficiais de um evangelho barato, corrompido e adulterado. Profetizar coisas agradáveis, evangelho sem cruz, pregação sem cruz, vida cristã sem cruz, avivamento sem cruz. Derek Prince, mestre entre os próprios carismáticos afirmou: “Se não aplicarmos pessoalmente a cruz á nossa vida, se deixarmos uma porta aberta á influencia demoníaca. Há sempre o perigo de o nosso ego não-crucificado responder as lisonjas sedutoras de demônios enganadores. O orgulho é a principal área do nosso caráter que satanás visa e a lisonja é a principal alavanca que ele usa para poder entrar”
Não desejo nem subestimar e nem superestimar satanás, apenas como disse Paulo “não ignoramos os seus ardis” acontece que todas as suas artimanhas funcionam com o intuito de enganar, ele engana todo o mundo (Apocalipse 12:9) mas ele tem seus meios de engano, diversas formas, diversos meios estratégicos. Eu não concordo com todos os ensinos de Jessie Penn-Lewis, porém em seu clássico “Guerra contra os Santos” há sérias advertências sobre enganação e ela no começo do seu livro já advertia “O perigo da igreja no fim dessa dispensação foi predito como sendo especialmente no campo sobrenatural, de onde Satanás enviaria um exército de espíritos ensinadores (1 Tm 4.1) para enganar todos os que estivessem abertos a ensinamentos por revelação espiritual e, assim, afastá-los, mesmo que eles não queiram, da plena aliança com Deus. No entanto, apesar dessa clara previsão sobre o perigo dos últimos tempos, encontramos a Igreja em quase total ignorância sobre as obras desse exército de espíritos malignos. A maioria dos crentes é muito rápida em aceitar tudo que seja "sobrenatural" como vindo de Deus, e experiências sobrenaturais são indiscriminadamente aceitas porque acredita-se que todas elas sejam divinas.” Nessa questão ela acertou em cheio. Ao ler “Guerra Contra os Santos” parece que ela é contemporânea aos nosso dias, parece que Jessie Penn-Lewis está inserida no cenário carismático atual fazendo observações das bizarrices, das heresias e das experiências de viagens ao terceiro céu, êxtases e novas revelações com seus erros doutrinários tão comuns hoje em dia.  O engano satânico tem propósito, ao se transfigurar em anjo de luz, ele pretende enganar e enganar. Onde ele engana? Onde existe espaço aberto. Pessoas que crêem e buscam expeirencias místicas, e não estão satisfeitas com as escrituras como suficientes, caem na armadilha e podem ser enganados por falsos espíritos. Pessoas que dão ênfase demasiada ao sobrenatural, buscando novas experiências, porque não consegue viver por fé somente, caem na armadilha satânica. Há todo um cenário que prepara para a enganação em grande escala.  Satanás, na sua transfiguração consegue trapacear a todos de forma eficiente. O crédulo que nas vigiias noturna espera um contato com alienígenas, ele aparece como um nórdico numa espaçonave interdimensional, ao xamã que quer contato com seres ancestrais em busca de sabedoria, ele se transfigura como um ser sobrenatural cheio de sabedoria, ao adepto da nova era ou de qualquer movimento espiritualista, ele se transfigura em “pleiadiano” um “mestre ascensionado” “ desencarnado” um “marciano” um ser “intraterreno” uma entidade “parafisica” aos adoradores da “mãe terra” adeptos da ecoteologia pagã, ele se transfigura em duende, fadas, espíritos da natureza. Etc.Não há limites, ele estava entre os anjos em Jó 1:6, ele entra nas igrejas espiritualmente enfermas, como descreveu o ex adepto da Igreja Vineyard de Toronto, Paul Gowdy, quando presenciou as bizarrices e as manifestações que ele mesmo declarou serem satânicas, esse cenário ele descreveu dentro de um culto “cristão” e narra a sua terrível experiência de ser enganado, Andrew Strom, em seu livro “Kundalini Warning”também revela várias faces dessa enganação. Assim vimos como o engano se propaga de maneira desastrosa em nossos dias, onde existir uma abertura para o engano, creio eu, não haverá imunidade, pois esse é o propósito de satanás, enganar através de suas astutas artimanhas e seus  disfarces.
Ao se transfigurar em anjo de luz, satanás encontra uma grande quantidade de pessoas que possuem crenças no sobrenatural e crêem em Deus, mas de uma modo tão superficial, que não há padrão de discernimento. Assim encontra terreno fértil no misticismo, ocultismo e na cristandade. Sua astucia é sofisticada em certo sentido, embora possa deixar fragilidade em certos aspectos, por outro engana, com muita facilidade, porque todas as vezes que arma uma armadilha para alguém que não tenha discernimento ou conhecimento bíblico equilibrado, tem grandes chances de conseguir enganar com fraudulência e disfarce. E assim faz, todos os dias, de diversa forma. Sua luz não é uma luz que ilumina, mas cega. A cegueira do entendimento é uma obra diabólica, e também é um dos mais terríveis modos de obstruir a visão espiritual de uma pessoa. Assim consegue alcançar seus propósitos. Como o deus desse século, cega as pessoas dessa geração maligna, impõe sua cegueira ás suas vitimas. Essa é sua grande arte, a arte de enganar, e como faz? Transfigura-se em anjo de luz, e aos seus ministros, dá a capacidade de serem como ministros de justiças. Aos olhos descuidados, seus ministros parecem ser bons, justos, defendem boa conduta e até um moralismo elevado. Claro, isso é próprio do engano.  Quando li o livro do ex-espirita Victor Ernest “Eu Falei Com Espíritos” fiquei admirado quando ele descreve em suas experiências que os espíritos davam discursos de moralidade. Sim, os espíritos citavam versículos bíblicos e também davam exortações moralistas, reprovavam a má conduta dos seres humanos e promoviam bons costumes.  Isso não é admirável! Um bom discurso moral pode esconder as intenções mais sombrias. Por trás daquele discurso ético e legalista podem ser minadas as bases da doutrina da redenção e obscurecido o entendimento da graça de Deus, e isso, muitos ministros religiosos sabem fazer muito bem! Pode ser assustador, mas as escrituras nunca erram, e afirmam que os ministros do falso anjo de luz também podem se transfigurar, e nesse caso se transfiguram em ministros de justiça. Esse é o grande perigo, é algo muito sério, porque em mais de 20 anos de fé, eu encontrei muita gente disposta a acreditar em qualquer um que cite a bíblia, tenha uma gravata e se identifique como “cristão”. Conheço gente que está disposta a acreditar piamente em qualquer coisa e completamente indisposta a estudar a biblia. Aqui está a grande vantagem de satanás, uma geração toda de cristãos superficiais vivendo nos últimos dias é presa fácil do engano sofisticado do diabo. De modo irresponsável, pregadores, pastores e lideres cristãos não lidam com esse problema, omitem-se a promover o estudo sério das escrituras entre seus congregados.  A pregação bíblica expositiva aplicada sob os princípios fundamentais de uma boa exegese hoje é raríssima, por onde tenho ido, o que tenho ouvido, é calamitoso, salvo as raras exceções. Isso coloca o diabo em vantagem, onde a bíblia não é fielmente pregada, ele tem grande vantagem, pois trabalha sempre pela obscuridade da ignorância. Que possamos amar a Bíblia, ela é nossa lâmpada nesses dias de escuridão, e é o único meio de desmascarar as artimanhas satânicas.  A bíblia é o detector das mentiras do diabo, Cristo usou as escrituras para confrontar as artimanhas diabólicas na tentação (Leia Mateus 4:1 a 11 e confira!) Que as Escrituras possam reger a nossa vida espiritual, ela que é inerrante, inspirada e suficiente.

Clavio J. Jacinto



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content