quinta-feira, 10 de agosto de 2017

O QUE É O ESPIRITO DE PROFECIA?

                                             O QUE É O ESPIRITO DE PROFECIA?

“E eu lancei-me a seus pés para adorá-lo; mas ele disse-me: Olha não façais tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que tem o testemunho de Jesus. Adora a Deus porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia” (Apocalipse 19:10)

As palavras que o anjo disse a João são claras. Primeiro ele afirma que os irmãos de João tem o testemunho de Jesus, esses irmãos são a igreja apostólica, a assembléia dos santos já formada naquela época, e então conclui que o testemunho de Jesus é o espírito da profecia. Esse espírito da profecia era o mover de Deus que compreende desde a profecia de Gênesis 3:15 até o ministério de João Batista, como precursor do Messias Salvador.  Esse espírito de profecia era o mover espiritual de Deus no antigo Testamento, agindo através de seus profetas, para revelar as características do Filho de Deus que viria na plenitude dos tempos para consumação uma eterna salvação (Veja Gálatas 4:4 com Hebreus 9:12).  Cristo mesmo falou a respeito disso, dizendo aos judeus que  estudavam as Escrituras “Examinai as Escrituras, são elas que de mim testificam ” (João 5:39) veja bem, as Escrituras do Antigo testamento e seus profetas testificam de Cristo, isso é o espírito de profecia. Essas profecias se cumpre em Cristo “Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João”(Mateus 11:13) a lei e os profetas apontaram para Cristo. Veja os sermões de Pedro, Estevão e Felipe em Atos, e você descobrirá que eles usam as escrituras do antigo Testamento para testificar a Cristo. Assim como o Eunuco etíope, que lia o profeta Isaías 53, e Felipe explicou a ele, que aquele texto era um testemunho profético de Isaías sobre o messias sofredor. (Atos 8:25 a 40) “a este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele creem receberão o perdão dos pecados”(Atos 10:43). Esse é o testemunho dos profetas, o espírito profético que havia neles, testemunhavam do nascimento,  ministério, morte, redenção e ressurreição de Cristo. Este era o espírito de profecia. “Testificando aos judeus que Jesus era o Cristo”(Atos 18:5) “Como falou pela boca dos seus santos profetas desde o principio do mundo”(Lucas 1:70). Esse era o mover poderosos de Deus revelando através  dos profetas , tudo o que diz respeito ao Senhor Jesus Cristo. Jesus mesmo disse “Eu vim cumprir a lei e os profetas”(Mateus 5:21) por isso mesmo o Novo testamento é uníssono na voz do testemunho profético “Se cumpriram as escrituras dos profetas” (Mateus 26:56) “E se cumprirá no Filho do homem, tudo o que pelos profetas foi escrito”(Lucas 18:31) essa era o testemunho dos profetas, o espírito de profecia estava neles, numa unidade harmoniosa, desde os tempos mais remotos, o eco desse movimento espiritual apontava para Cristo, autor e consumador da fé.  A lógica pura desse fato pode ser vista em trechos do evangelho tais como “Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta...”(Mateus 2:13) “Hoje se cumpriu essa escritura...(Lucas 4:21) “Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado, que o Cristo havia de padecer”(Atos 3:18). Louvo ao Senhor, porque em perfeita harmonia, encontramos nos escritos proféticos esse sopro perfeito apontando para o Verbo que se fez carne. Esse mover profético genuíno e profundo, testemunhando a respeito da vida e da obra do Santo Salvador, Bendito e Eterno. Esse mover profético é o espírito de profecia de Apocalipse 19:10. Estou certo desse fato e posso juntar minha voz coma de Pedro “Ao qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os teus santos profetas, desde o principio”(Atos 3:21). Não seria pois admirável que esse fio dourado da profecia tecesse, desde os tempos remotos, como disse Judas “E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos” (Judas 1:14) Assim a tapeçaria preciosa da redenção já tinha seu fio da revelação desde os tempos mais antigos e testemunhavam a respeito da vinda redentora e da vinda triunfante do Salvador bendito. Este que movia Enoque era o espírito de profecia. Todo o movimento espiritual em tipos e sombras do tabernáculo, todo o mover do espírito profético do antigo testamento testemunhava a respeito de Cristo Jesus nosso Senhor.

Assim como Paulo entendia muito bem sobre a relação entre o mover profético da antiga aliança e seu cumprimento na consumação da obra redentora do Salvador (Romanos 1:1 a 3) a perfeita obra da cruz, levou a perfeita realidade, tudo aquilo que o mover profético prefigurou em Cristo. A lei e os profetas duraram até João. Agora a realidade se faz presente, o próprio Cristo.  O espírito de profecia, ou seja esse mover profético mão mais atua em nossos dias, porque tudo foi concluído na obra perfeita de Cristo na cruz pelo qual ele apontava, e agora tão somente testifica pelas profecias que foram cumpridas em Cristo. Assim podemos entender claramente, segundo a perfeita e suficiente revelação das escrituras: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes e de muitas maneiras aos pais pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho”(Hebreus 1:1) O testemunho profético continua apontando para Cristo, como perfeita consumação, para revelar o quão maravilhoso e bendito foi o mover desse sopro sobre os profetas da antiga  aliança, nós porém agora temos a Cristo, Ele que declarou ser a verdade (João 14:6) ou seja Cristo é a verdadeira realidade.

Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content