terça-feira, 22 de agosto de 2017

PSICOLOGIA OU DOUTRINA CRISTÃ?

                                      


Clavio J. Jacinto

 Hoje é comum pastores terem no currículo profissional a psicologia, as teorias psicológicas estão em alta e penetraram sorrateiramente na igreja com uma roupagem cristã, para enganar, seduzir e solapar a autoridade e a suficiência das Escrituras..  Freud e Jung podem ser considerados como os principais fundadores da religião da psicologia. Com relação a eles nos é dito:
“Carl Jung rejeitou o cristianismo e culpou a teologia por alienar seu pai e ele mesmo, desconfiou completamente de Cristo. Jung então começou a aderir aos mitos antigos, e o Ocultismo. Jung era um crente na evolução, praticado necromancia, mergulhou profundamente no ocultismo , e tinha contato diário com espíritos desencarnados, que ele chamou de "arquétipos". Ele até afirmou que sua casa inteira estava cheia de espíritos. Ele também acreditava que ele possuía força demoníaca e tinha um demônio nele (o que provavelmente ele fez). Jung também era um defensor de heresias como o gnosticismo e a alquimia.” (a)
“Sigmund Freud é considerado o pai do movimento de psicoterapia. Freud não era apenas anti-cristão, mas se entregava ao ocultismo durante a maior parte de sua vida adulta. Freud ensinou uma mistura de conceitos sexuais, homicidas e incestuais sobre os primeiros anos de vida de meninos e meninas. Ele realmente ensinou que todo menino deseja matar seu pai e ter relações sexuais com sua mãe e que cada menina deseja matar sua mãe e ter relações sexuais com seu pai.” (b)
Foram eles que desenvolveram as principais bases da psicoterapia, e o que há de errado nisso? Vejamos: “A psicoterapia tenta melhorar o ego através de conceitos, como amor próprio, auto-estima, auto-dignidade, auto-imagem, auto-atualização, etc. A Bíblia ensina que o ego é o maior problema da humanidade e não a solução dos males que a afligem. Ela profeticamente identifica a principal solução mostrada no aconselhamento psicológico, o amor próprio, como o catalizador a uma vida de depravação(c)
Grande parte dos evangélicos modernos nada sabem sobre o assunto da psicologia, apenas assistem sem discernimento a invasão das teorias psicológicas no meio cristão. Tudo de forma bem encoberta. Os pais da psicologia moderna negam o conceito de pecado como a bíblia ensina. Transmitem a culpa de certos problemas para os outros. Na visão da psicologia, o homem não é culpado mas vitima. Assim pecados são substituídos por conceitos como “doença” ou “problemas” Maslow, um dos proponentes das teorias da psicologia chegou a culpar o cristianismo com suas doutrinas sobre o pecado, como uma das causas do atraso da evolução da humanidade.  Tente lembrar da ultima vez em que você ouvir uma pregação na sua igreja que fale do pecado de uma forma bíblica e coerente. As mensagens motivacionais, de auto-ajuda, egocêntricas, musicas carregadas de elementos emocionais, causam grande impacto nos ouvintes. Alguns choram, outros se sentem aliviados com as musicas ou com as pregações de vitórias pessoais, o centro do universo são os problemas emocionais do homem, e de forma mágica há um alivio nas teorias de auto-ajuda e mensagens motivacionais promovidos na igreja moderna. Tudo isso é uma influencia da psicologia dentro da cristandade moderna. É a psicologia anticristã, com belas roupagens de uma religião, para enganar os que não tem discernimento. Mas quero lembrar a todos que os que desenvolveram a psicologia eram pessoas envolvidas com ocultismo e espiritismo, Carl Gustav Jung tinha contato com um espírito que ele chamava de Philemon (d)  Dessa forma, Maslow também incentiva as pessoas a procurarem orientação através de uma entidade interior, como fazia Jung, que recebia ensinos da entidade que ele chamava de Philemon. (e). A igreja cristã nunca precisou de conceitos provenientes do ocultismo, espiritismo e xamanismo para dar ajuda aos seus membros integrantes. A mensagem clara do evangelho deve ser a única rota que a verdadeira igreja deve tomar, pregar a cruz de Cristo, que foi a base da redenção do homem caído, pregar a obra expiatória de Cristo no Calvário como a radical resposta de Deus ao pecado do homem, o sangue de Cristo que nos livra da condenação do pecado, a ressurreição de Cristo como a consumação definitiva e absoluta da obra redentora e seu retorno triunfante deve ser o centro da mensagem da igreja de Cristo. Assim, depois de profundas pesquisas sobre as origens da psicologia, Martin e Deidre Bobgan afirmam sobre Jung : “Porque Jung transformou a psicanálise em um tipo de religião, ele também é considerado um psicólogo transpessoal, também como um teórico psicanalítico, ele mergulhou profundamente no ocultismo, praticou necromancia e teve contato diário com espíritos desencarnados, que ele chamou de arquétipos” (f).  Tratar com os problemas dos homens de forma não bíblica é desviar-se completamente dos propósitos de Deus. Uma enxurrada de conceitos cuja origens estão no ocultismo, no espiritualismo e na feitiçaria, entraram na igreja moderno através da psicologia e outros sistemas. Assim a auto-ajuda, a auto-estima, os conceitos motivacionais, a visualização criativa, a hipnose, o triunfalismo egoísta, etc. Assim o evangelho tornou-se um meio de resolver os problemas emocionais das pessoas, de alguma forma podemos ver toda essa influencia nociva quando o alvo é fazer com que as pessoas sintam-se bem, tenham êxitos sentimentais e financeiros, obtenham curas emocionais, muitas vezes também chamada de “cura interior” etc, como se o fundamento da fé cristã fosse isso.  As pessoas estão indo para igreja para receberem tratamento psicológico através de musicas que promovem o triunfalismo pessoal, a vitória financeira e tenham todos os seus problemas resolvidos de forma mágica e imediatista. Um evangelho utilitarista que prega um deus servo, é o que vimos hoje em muitos discursos. Nada de mensagem centralizada na obra da Cruz, temas como pecado, inferno ou condenação eterna e arrependimento são evitados, pois isso é ofensivo e impopular.  Não é de admirar que se use técnicas psicológicas de manipulação nas igrejas modernas. A psicologia de rebanho e a mentalidade de grupo são usadas descaradamente para manipular as pessoas, ironicamente, muitos desses manipuladores que usam carisma e técnicas psicológicas são chamados de “ungidos” e “cheios do Espírito Santo”. A dimensão da cegueira espiritual é proporcional ao tamanho da multidão enganada.
Freud, Jung, Maslow e outros homens que desenvolveram os fundamentos da psicologia eram escravos do ocultismo, Freud chegou a usar drogas, em busca de experiências místicas, nenhum dos mentores da psicologia moderna eram mentes esclarecidas pelo evangelho. A sabedoria que eles tinham era terrena e influenciada pelo mundo espiritual caído. As escrituras falam que a sabedoria desse mundo é loucura (I Corintios 3:15) Que não devemos seguir o conselho dos ímpios (Salmos 1:1) A sabedoria terrena é diabólica (Tiago 3:15) e que não devemos em hipótese alguma confiar em nosso próprio entendimento (Provérbios 3:5 e 6). Tomar a teoria desses homens e dar uma roupagem cristã, é apostasia descarada, tudo isso ocorre, porque na verdade tais homens não crêem na suficiência e na eficácia da palavra de Deus.
Hoje a psicologia conseguiu entrar pelas portas dos fundos, nos púlpitos em forma de palavras suaves, para enganar, de forma bem disfarçada, misturada com versículos da escrituras. Não é admirável que vimos tantas manifestações bizarras na igreja que são atribuídas ao Espírito Santo, mas que na verdade são de origens ocultistas? Não é verdade que hoje, há um problema com os cânticos contemporâneo, que exaltam mis a criatura do que o Criador? Não é verdade que hoje, certos cultos parecem ser apenas uma sessão de descarga emocional, para trazer alivio psicológico a tanta gente que busca uma válvula de escape para obstruir todos os sentimentos da alma? As musicas, as mensagens, as pregações estão impregnadas de promessas imediatistas para os problemas emocionais dos ouvintes.  As pregações estão sendo “recheadas” com mensagens de auto-estima, apelando para o sentimento natural do homem e seus desejos egoístas. Pregações expositivas e temáticas com uma boa exegese são praticamente inexistentes onde predomina os cultos emocionais e carnais. É o fim do mundo, e não somente do mundo, mas também virá o juízo sobre aqueles que prpagam e defendem o fogo estranho que se alastra pela cristandade.





(e)   Seculo 21 Estamos sendo Seduzidos. Samuel F. M. Costa Atual Edições pag 99

(f)     http://www.psychoheresy-aware.org/jungleg.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content