sábado, 14 de outubro de 2017

Experiências de Quase Morte, Espiritualismo e Engano

                                         
                                       Experiências de Quase Morte, Espiritualismo e Engano.

Milhões de pessoas que passaram por uma experiência de quase morte, retornam a vida contando experiências dramáticas de transformação radical. Trata-se de uma experiência espiritual na maioria das vezes associada ao ocultismo e ao engano, já que possui elementos antibiblicos e perigosos, como conatos com mortos, seres angélicos e sinais claros de projeção astral e outros fenômenos paranormais. Essa experiência é um agente de transformação de consciência global, e o testemunho de tanta gente promove a remoção do temor da morte, do arrependimento bíblico e acima de tudo, não promove o evangelho bíblico.
Creio que o Dr Raymond Moody tem sido o pesquisador que mais contribuiu para a popularização das Experiências de Quase Morte, mas conhecida com a abreviação de EQM. É necessário que se faça antes de tudo um alerta, e quero ressaltar que vou fazer uso das palavras de John Weldon e John Ankerberg, pesquisadores que escreveram um livro muito bem documentado sobre o assunto. “...A EQM representa um engano espiritual, porque ela conduz as pessoas para longe da salvação de Deus e em direção a confiança em suas próprias boas obras, o que junto com a remoção do temor da morte e experiência do todo amoroso ser ‘de luz”, convence-as de que nada mais é preciso para entrar no céu após a morte.” (1)  Pessoas que passam por essa experiência  acabam passando por um processo de transformação espiritual profundo, devido ao impacto da experiência, um pesquisador sobre o assunto confirma: “Um sentimento de renascimento espiritual, uma nova maneira de estar no mundo e uma percepção diferente deste, uma redução das tendências autodestrutivas, um crescimento da vitalidade e uma afirmação feliz da existência são as características dessa transformação”(2)
Não resta duvida de que esse fenômeno é um agente de transformação de consciência, e desde a década de setenta vem causando um impacto sobre a sociedade. Mas o mais preocupante é que é que de fato trata-se de um fenômeno que envolve revelações, profecias, encontros com seres de luz, anjos, mortos e experiências diversas, muito comum no espiritualismo e no ocultismo. Um caso famoso, foi o de Dannion brinkley, assim é narrada a experiência de Brinkley dessa forma “Enquanto Brinkley era declarado morto pelos médicos e seu corpo colocado em uma maca para ser levado ao necrotério, ele teve seu futuro revelado por vários seres angelicais. Eles se apresentaram um após o outro, carregando cada um deles uma caixa, abrindo-as e falando sobre as visões crípticas do que iria acontecer nas décadas seguintes.”(3) Parece que algumas dessas revelações realmente se cumpriram, pois afirma-se que algumas das profecias estavam relacionadas a guerra do Golfo e o declínio do império soviético.
Creio que esses fenômenos de saídas do corpo em momentos de morte, estão associados com viagens astrais e experiências como as descritas por Choo Thomas, e suas visitas ao céu, Assim como as experiências xamanicas e as descrições de viagens por outras dimensões. Há porem casos de experiências descritas por cristãos, temos por exemplo a historia de Todd Burpo, um pastor evangélico norte-americano que teve um filho chamado Colton envolvido com  experiências de EQM, que virou um filme. (4). Outro famoso caso, foi o do Dr Eben Alexander III, um neurocirurgião que experimentou a experiencia de EQM considerada por Raymond Moody como uma das mais curiosas. Houve uma reportagem especial em um canal de televisão bem conhecido, sobre o caso do Dr Eben alexander III. Acontece que o Dr Eben, pelo que indica no seu Best seller”Uma Prova do Céu - A Jornada de um reurocirurgião á vida após a morte”, publicado em português pela Editora Sextante, era cristão. No livro citado, ele após descreve suas experiências, faz agradecimentos e menciona o pastor episcopal Michael Sullivan. (5)
 Experiências dessa natureza espiritualista e sobrenatural já ocorrem há muito tempo entre membros de igrejas abertas para esse tipo de fenômenos.
O Dr Eben Alexander III teve experiências comuns aos outros casos de EQM, como algumas singularidades a parte, e também recebeu mensagens do além. A grande síntese dessas mensagens é que resulta em uma nova percepção de crenças errôneas. O amor parece ser o centro da experiência do Dr Eben, e como acontece no espiritualismo, mensagens éticas se misturam com fenômenos ocultistas, tese e antítese para formar uma síntese, uma nova forma de ver uma suposta verdade, completamente fora dos padrões bíblicos com relação a morte e o juízo futuro.
 Sem duvida é o perigo encoberto por debaixo de um discurso que centraliza o ego humano, de forma tão diluída que acaba iludindo, o Dr Eben narra algumas de suas experiências: “A mensagem (que estava recebendo telepaticamente em sua experiência de EQM) tinha três partes, e se tivesse que traduzi-la em linguagem terrena, eu diria que era mais ou menos isto:
-Voce é amado e valorizado imensamente e para sempre
-Não há nada a temer
-Não há nada que você possa fazer de errado”(6)
O problema de experiências da natureza sobrenatural como essas, que os seres de luz ou seja o for, querem atuar como mestres espirituais, na experiência de EQM, o Dr Eben, comenta: “Seria necessário o resto da minha vida, e um pouco mais, para relatar o que aprendi ali. O conhecimento transmitido a mim não foi ‘ensinado’ como se ensina historia ou matemática. Os ensinamentos vinham diretamente, sem que eu precisasse ser convencido. O conhecimento era armazenado sem memorização, instantaneamente e sem esforço. Ele não desaparecia como acontece com a informação comum-e até o dia de hoje eu o retenho, com mais clareza do que guardo as informações que acumulei em todos os meus anos de estudo”(7)
Mas que tipo de ensinos o Dr Eben atribui ter recebido de suas experiências. Creio que não preciso citar muitos exemplos tirado do seu livro, alguns poucos exemplos já são suficientes para detectarmos algo perigoso e antibiblico. Sem levar em conta que a família dele teve suporte espiritual de uma mística que orientou o uso de mantras enquanto O Dr Eben estava em coma no hospital (8)
Vejamos alguns ensinos metafísicos que o Dr Eben adquiriu em sua Experiência:

1)Ele está em unidade com Deus e a ideia de que estamos separados de Deus é falsa. Ele afirma “a suspeita (falsa) de que estamos separados de Deus é a raiz de todas as formas de ansiedade no universo...”(9) A bíblia ensina que aqueles que querem se justificar pela guarda da lei estão separados de Cristo(Gálatas 5:4) Os que não são regenerados estão separados de Deus (Efésios 2:2) As nossas iniquidades fazem separação entre nós e Deus (Isaias 59:2) As experiências de EQM promovem o universalismo.

2) O nome de Deus é Om.  O Dr Eben identifica Deus por esse nome. (10) Não existe nem uma menção nas Escrituras que esse seja o nome de Deus, trata-se de uma nova revelação e isso é condenado pelas Escrituras (Galatas 1:6 a 8)

3) Deus é humano, até mais humano do que nós. (11) Cristo é o mediador entre Deus e os Homens, Portanto o Filho e não o Pai é homem (II Timoteo 2:5)

Não há nada de cristão nas experiências do Dr Eben, não se trata de uma experiência espiritual que promove a salvação pela obra de Cristo na cruz, não promove a fé cristã nem a exposição de doutrinas ortodoxas. O que percebemos é uma experiência confusa, universalista e com um forte teor de espiritualismo. Infelizmente, isso não contribui para a verdadeira espiritualidade e nem mesmo para a verdade.  A Palavra de Deus condena os fenômenos dessa natureza (Levítico 20:27, Deuteronômio 18:11 e Efésios 5:11)
Para finalizar esse estudo, menciono as palavras do Dr Eben, relacionadas a sua experiência de EQM e suas pesquisas sobre o assunto, ele escreveu: “Embora nenhuma EQM seja igual a outra, eu descobrira nas minhas leituras pós-coma que há uma lista de características que muitos compartilham. Uma delas é o encontro em espírito com uma ou mais pessoas falecidas que os pacientes conheceram em vida”(12) Aqui temos a prova simples na descrição dele, que a EQM é na maioria das vezes uma forma de espiritismo. Sempre envolve seres de luz, pessoas falecidas, espíritos e até um Jesus, as vezes há descrições de prazer outras de horror, mas na raiz de todo o fenômeno está o espiritualismo. É um engano espiritual, sabemos que existe sim um mundo espiritual, satanás se transfigura em anjo de luz (II Coríntios 4:4) o contato com espíritos caídos é proibido pelas escrituras bem como a pratica de espiritismo e contato como supostos almas de pessoas falecidas.


Autor: Clavio J. Jacinto

Referencias Bibliográficas
(1)    Os Fatos Sobre a Vida Após a Morte John Ankerberg e Jonh Weldon –Obra Missionaria Chamada da Meia Noite. Pag 33
(2)    Depois da Vida,  Hélena Renard, Nova Era Editora 1985-Pagina 157
(3)     Salvo Pela Luz Dannion Brinkley e Paul Perry- Larousse, primeira edição de 2010, Pag 11
(5)    Uma Prova do Ceu-Dr Eben Alexander III Editora Sextante 2012 Pag 184.
(6)    Idem Pag 46
(7)    Idem Pag 55 e 56
(8)    Idem Pag 101
(9)    Idem 79
(10)Idem Pag 87
(11)Idem Pag 87.

(12)Idem 157.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content