quinta-feira, 5 de outubro de 2017

O AVIVAMENTO DA DECEPÇÃO

"E recusarão a dar ouvido a verdade, voltando ás fabulas" (I Timóteo 4:4)

 Que tipo de avivamento vemos hoje? um avivamento de decepção. O espirito do engano não somente se instaurou na sociedade mundana, ela também se infiltrou na religião. Onde você não encontra confusão? certamente há ainda algumas igrejas, onde existe um compromisso serio com a ortodoxia bíblica, são as igrejas que abraçam a crença na bíblia como autoridade final, onde a bíblia é ensinada com temor e seus pregadores respeitam uma hermenêutica fiel e sadia. Homens piedosos que ainda creem na suficiência absoluta das sagradas Escrituras. Conheço pessoalmente alguns poucos lideres que ainda mantem essa visão em absoluto, na crença e na pratica. Grande parte dos lideres e pregadores que conheço, são na expressão mais exata, hipócritas nesse assunto. Assumem que creem na autoridade final das escrituras, mas aceitam revelações extra-bíblicas. Com relação aos cristãos professos que conheci durante esses anos, seguem o mesmo erro. Se um "pregador" resolve fazer papel de profeta da antiga aliança, entregando mensagens com a assinatura "assim diz o Senhor" então "Deus" falou, se a bíblia é pregada de modo fiel, num sermão expositivo, então foi apenas uma mensagem.  Mensagem misticas são de maior autoridade do que a bíblia pregada, assim invertem o princípio de I Corintios 14:29 ou melhor: erram por não conhecerem as Escrituras. (Mateus 22:29) essa é a condição da maioria das pessoas que conheço e que estão envolvidas com igrejas pentecostais e carismáticas. Creio que há alguns que na profissão de fé, até discordem desse fato, mas o que praticam está muito distante daquilo que querem professar. Essa experiencia de mais de 20 anos me dá plena garantia do que afirmo nesse artigo. A ultima advertência da Bíblia dá enfase para o que está escrito, repito, para o que está escrito. O livro de Apocalipse foi escrito em 90 DC, esta é a data aceita universalmente como o tempo do fechamento do cânon das Escrituras. "E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro"(Apocalipse 22:19) Por isso, tudo o que diz respeito a profecia fecha-se com o livro de Apocalipse, a advertência do texto é enfática: "As palavras do livro dessa profecia" refere-se ao Livro de Apocalipse.
 Estamos vivendo na era pós moderna cristã. Acredite, a maioria esmagadora dos lideres que conheço não sabem definir o que isso significa. Na verdade não sabem de nada relacionado sobre as questões pós-modernas. Nessa era de confusão, a tendencia é sempre deixar de lado, a promoção dos valores éticos judaico cristãos e dar uma enfase doentia ao misticismo. Portanto pregar a bíblia em seu contexto ético moral, não é de grande relevância. O povo quer o espetáculo, o circo religioso que vimos hoje em nossa nação se dá exatamente por causa do analfabetismo bíblico. Dizemos que a nossa nação durante algumas décadas passadas passou por um avivamento, esse crescimento foi potencialmente afetado por lideres sem qualquer vinculo com os padrões estabelecidos pelas Escrituras (II Timoeto 2:5) e hoje vimos as consequências, ainda não somos uma comunidade cristã enraizado nas Escrituras. Há uma indisposição clara de rejeição das Escrituras, embora todos tenham a bíblia como base para argumentar a autoridade das suas idéias, o simples fato do espetáculo, da busca do misticismo, do modo como multidões aceitam heresias, erros doutrinas e se adaptam a má teologia, revela por si mesmo como a cristandade está longe da ortodoxia.
 Apelam muitos para a autoridade que vem da experiencia, já que não podem sustentar a fé na autoridade das Escrituras somente, porque não compreendem ela e não sabem interpretá-las corretamente, usam o subterfúgio mistico, a ideia de que estão em pé de igualdade com os profetas do antigo testamento, e Deus fala diretamente com eles. Tonam-se assim "ungidos" inquestionáveis quando afirmam que recebem orientação direta do do Céu, portanto a bíblia fica apenas como método de pretexto para sustentar um titulo identificador "sou evangélico" porém em nossos dias, ser evangélico não é o mesmo que ser um cristão bíblico. Há uma diferença básica entre os dois, um cristão bíblico pode até ser um evangélico, mas um evangélico nem sempre será um cristão bíblico. O significado do termo pode significar hoje em dia qualquer coisa.
 A grande decepção está na realidade de que a geração moderna de cristãos é menos bíblica, menos consagrada, menos separada do mundo, menos teológica, menos profunda e muito superficial. Sem um bom conhecimento da bíblia, sem uma aceitação definitiva dela como um livro revelado, sem a aceitação coerente de que ela é realmente a autoridade final, o que acontece senão que uma porta escancarada para o engano se abrirá, sem que em hipótese alguma o diabo perca tão grande oportunidade?
 Percebe-se que a indisposição para a santidade e o anelo para a obediência e a prudencia de se afastar de falsos mestres, falsos profetas e falsas igrejas é um sinal claro de que muita gente não ama a verdade coisa nenhuma, e nem sequer estão dispostos a se sacrificar por ela. A religião que barganha bençãos e que promove o teatro da hipocrisia e do entretenimento marca essa geração. Sejamos sóbrios o que o neo pentecostalismo produziu em nossa nação, juntamente com seus associados está muito distante da Igreja do Novo Testamento e muito próxima da Babilônia de Apocalipse. Todo o império religioso, a pratica da simonia, a idolatria, a influencia metafisica, os desvios doutrinários, os escândalos, o espetáculo religioso e a performance das marionetes (artistas gospel, pastores, apóstolos etc) nesse cenário, invocam um verdadeiro espirito de confusão.
É fácil descobrir como os escândalos permeiam a vida dos donos de impérios religiosos, como são promotores de heresias e amam serem o centro do espetáculo. Infelizmente essa gente não representa o cristianismo bíblico, seus escândalos revelam que não possuem o espirito de Cristo, suas heresias são provas de que não possuem o Espirito Santo, mas aos olhos incautos, eles fazem parte da comunidade da verdadeira igreja. Um verdadeiro cristão é conhecido pelos seus frutos de justiça (Filipenses 1:11) Sim o verdadeiro cristão produz frutos dignos de arrependimento (Lucas 3:8) Cristo diz que conhecemos a arvore pelo seu fruto, e pelos frutos conheceremos um verdadeiro cristão de um falso cristão (Mateus 7:18 e 20)
Esses são parte do avivamento da decepção, visto que não pregam arrependimento dos pecados e nem estão dispostos a repartir, mas somente a explorar a fé do povo. Não estão interessados na mensagem da cruz, não desejam proclamar a mensagem e a vida da cruz. Não estão interessados a não ser em tentar colocar o remendo de pano novo na roupa velha.  Não estão interessados em fazer o bem, apenas querem um holofote e um palco para projetarem-se ao povo, para buscar na religião um meio de conquistar fundos para satisfazer o egoismo pessoal. Isso não é cristianismo A essência do cristianismo não é tirar das pessoas, mas dar a elas.  A religião começa com Deus dando seu Filho ao mundo, o Filho dando a vida pelos pecadores e os seus discípulos seguindo na mesma direção. Não há negociatas e nem barganhas, a fé cristã autentica foi promovida por um grupo de discípulos que não arrecadava dinheiro para satisfação própria e em retribuição, usavam os dons para satisfazer as carências dos dizimistas. Isso é completamente estranho as escrituras. Assim como no Antigo Testamento, não encontramos essa tendencia. Os sacerdotes estavam em um outro contexto espiritual, e não barganhavam a religião, quando faziam isso, sofriam o desprezo dos verdadeiros profetas e eram rejeitados por Deus.
As vezes nos deparamos no labirinto de confusão promovido pela igreja moderna, mas isso não é cristianismo. A marca da vida cristã autentica é doar e não reter.  A fé cristã verdadeira é repartir e não usufruir das coisas de forma egoísta.
Mas nos deparamos com movimentos hoje em dia, que mesmo revestido-se de roupagem cristã, não representa a fé. Os gurus religiosos, muitas vezes disfarçados de pregadores, não promovem senão um mercantilismo religioso, um sistema de trocas de favores, negociando com Deus favores e benção em troca de ofertas. Vimos hoje uma nova mediação: Objetos são tidos como potencias magicas, e a personalidade desses pregadores como se fossem divindades, e então o povo é hipnotizado e torna-se alienado de um sistema pseudo cristão. O que devemos fazer diante dessa situação? estamos vivendo os últimos dias, precisamos estar atentos, porque esse é um dos sinais da vinda do Senhor. Quanto mais confuso tornar-se a fé cristã, mais o diabo consegue perverter o entendimento dos incrédulos sobre a revelação da fé cristã. Os inimigos do evangelho, usam o falso cristianismo, para atacar a fé cristã. Infelizmente quanto mais o diabo investe em falsos profetas, mais força o mundo terá contra a verdadeira igreja. Isso parece um paradoxo, mas não é.
 O aumento da decepção religiosa tem motivado a rejeição da fé cristã.  Creio que chegará o tempo em que a igreja de Cristo sofrerá duras perseguições, porque o mundo não somente é inimigo de Cristo, mas também alimenta um ódio mortal pela igreja que pertence a Ele. Os promotores de decepção tem um papel equivalente  a preparar esse caminho. Ao manchar a reputação do cristianismo, produziram através de frutos malignos, a argumentação necessária para promover um ódio mortal contra a fé cristã. Poucos estão percebendo esse fato. Há uma falta de discernimento muito grande hoje em dia. Como disse alguem acertadamente :"Depois do Espirito de discernimento, o que há de mais raro no mundo são os diamantes e a perolas" )Jean de La Bruyere)
Que o Senhor possa abrir os nossos olhos para discernirmos o fim dos tempos.

Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content