terça-feira, 5 de dezembro de 2017

A INVASÃO GNOSTICA



A fé baseada em experiências tem raízes no gnosticismo, não é meramente uma fé ortodoxa. Tenho visto como certos "cristãos" são conduzidos por experiências de vozes interiores e locuções internas, a fim de demonstrar ser espiritual e crê cegamente que está recebendo orientações diretas de Deus, sem contudo ter a bíblia como única regra de fé. Trata-se de um perigo e uma porta aberta para o engano, quando alguém ao invés de consultar a bíblia para saber qual a vontade de Deus para a sua vida, busca ouvir vozes internas para receber orientação, ele está cedendo terreno ao engano. O gnosticismo defendia a idéia de que não a fé mas o conhecimento é que leva o homem a experimentar a salvação, a idéia é que a matéria era má, porem formas mais refinadas de gnosticismo podem ser vista hoje, através do movimento d renovação carismática por exemplo, onde busca alicerçar a fé nos sentimentos e em experiências místicas subjetivas. Certo dia conversando com um certo "pastor " evangélico, notei sua extrema convicção confiante, ele afirmava "Deus falou comigo, mandou eu abrir um ministério", logo em seguida notei os desvios doutrinários e as aberrações promovidas pelo seu "ministério" isso é uma espécie de gnosticismo que infectou parte do movimento religioso atual sob o rotulo de cristianismo. Outro dia fui testemunha ocular e presencial de um outro "pastor" que apresentou aos obreiros um modelo exclusivo de oração pelos perdidos, é claro que como subterfúgio usou textos isolados das Escrituras para dar credibilidade a sua teoria, seriam sete semanas, com sete domingos de consagração, cada participante teria que orar por sete pessoas. Como essa idéia surgiu? disse o tal "pastor" que Deus tinha falado para ele fazer isso. Bem, com certeza, NÃO A BÍBLIA, mas a experiência em si foi o fator determinante para dar credibilidade ao assunto. Isso é gnosticismo, infelizmente isso é comum hoje em dia
 Travers e Jewel van der Merwe, no livro "Fire Strangers, The rise gnosticism in the church" advertiram: "Infelizmente, as tendências gnósticas estão se desenvolvendo a um ritmo alarmante dentro da Igreja. Já no Segundo Século, o gnosticismo infiltrou a teologia cristã. Desde então, gradualmente saturou a Igreja e é agora, nestes últimos dias, explodindo não só dentro da Igreja, mas também nas instituições seculares. O mundo está sendo preparado para uma forma religiosa gnóstica predominante, uma Nova Ordem que governará uma grande parte do mundo antes de Cristo retornar."
A questão principal nesses últimos dias é que não parece haver relevância nenhuma ás exortações claras como Judas 3, onde devemos batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. ESSA FÉ FOI ENTREGUE, ela não seria entregue posteriormente ao cânon.  A mensagem cristã central está no ensino de Cristo, ao que está escrito, como podemos ver na performance de Cristo contra o diabo, usando a bíblia como arma espiritual contra manifestações sobrenaturais. Essa relevância a bíblia foi primeiramente colocada como princípio por Cristo em Mateus 4, na tentação ele usa a bíblia como espada, na ofensiva contra o diabo. O novo Testamento começa com a importância suprema da Palavra de Deus, como autoridade como superior as mensagens sobrenaturais do diabo e todas as astucias de um espiritualismo que se apresentou na tentação, como sedutor. A reação de Cristo, perante essa tentação de ordem sobrenatural pôs fim ao confronto, fazendo uso eficaz da Palavra escrita. Isso é de suma importância, se queremos entender essa queda da igreja atual para o espiritualismo gnóstico. Heat Henning, explica :"Hoje, os profetas e apóstolos modernos oferecem suas novas revelações como um conhecimento superior de Deus para uma nova era. Muitas das reivindicações proféticas desses movimentos contemporâneos estão estabelecendo novas doutrinas que se alinham com os antigos ensinamentos do gnosticismo antigo"(1)

 O espiritualismo cativa, o gnosticismo dava ênfase a experiência porque elas traziam "status" aos seus seguidores, eles teriam acesso a conhecimento sobrenatural, seriam superiores aos demais. Não apenas um livro era suficiente, a bíblia não era suficiente para eles, algo mais era necessário, e então cediam a busca de experiências do conhecimento sobrenatural extra-bíblico.  Devemos entender que parte do movimento gnóstico professava a fé cristã, eles não negavam o cristianismo mas misturavam a fé cristã com o esoterismo, essa mistura era fatal. Uma abertura para experiências sobrenaturais levou os gnósticos ao naufrágio da fé e um caminho rápido para o lamaçal do ocultismo. Creio que é exatamente isso o que ocorre hoje, é complexo lidar com esse assunto. Quando lemos livros espiritualmente ortodoxos como "Genuína Experiência Espiritual" de Jonathan Edwards, sabemos que a religião cristã apresenta suas doçuras e nos remete para experiências, mas elas são objetivas, claramente bíblicas e que servem para sustentar a mais ferrenha ortodoxia, tudo o que no afasta da sacra ortodoxia e do terreno sagrado da são doutrina não tem procedência divina, não é promovido pelo Espírito Santo. A ação central do Espírito Santo é conduzir o cristão a verdade, então sua missão é para nos levar para dentro das Escrituras, porque Cristo já determinou que elas são a verdade (João 17:17)

A questão final desse artigo é: um cristão deve viver pela fé ou por sentimentos e experiências? o que determina nosso relacionamento correto com religião cristã, não é de outra forma, senão como aplicamos a fé nessas questões. O justo viverá pela fé, e entende-se por fé, uma confiança plena no que Deus sentiu e fez por nós, e não nos nossos sentimentos. A verdadeira experiência está com Cristo, que na cruz suportou as mais agonizantes dores por causa de nossos pecados. (I Pedro 2:24) A experiência radical da sentença mortal dos nosso pecados estavam em Cristo, e nós precisamos aceitar isso com fé. O gnosticismo tomou outro rumo, a experiência de entrar num campo de êxtases místicos para receber novas revelações, e obter conhecimento esotérico sobre assuntos espirituais, era a base da crença gnóstica. Hoje não é diferente em varias ramificações do movimento carismático pentecostal, que buscam orientações por meios idênticos: revelação extra-bíblica, encontramos os crentes que alegam possuírem uma missão especial, receber novas revelações e se auto-considerarem como portadores de uma espiritualidade mais avançada. Abriu-se um campo de extenso onde a levedura da apostasia se estendeu por todo o mundo, por causa desse gnosticismo. Novas doutrinas e as mais obscuras heresias sobressaíram do campo do gnosticismo cristão de nossa época.

(1) veja o artigo sobre Gnose e Novos Profetas em:


Autor Clavio J. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content