segunda-feira, 16 de abril de 2018

A UNIÃO DO FILHO COM O PAI


A UNIÃO DO FILHO COM O PAI
Sermão IV

A unidade de Cristo co Pai, pode ser bem observada em João 10:30, “Eu e o Pai somos um” mas adiante Cristo vai falar da unidade entre os seus seguidores. Note a maneira como as coisas espirituais co-existem, não é da mesma forma como vimos. A Unidade de duas pessoas numa essência, pode ser vista de forma clara como Cristo afirma. Veja que em 17:11 Jesus na sua oração intercessora estabelece o princípio para os seus seguidores, “para que sejam um, como nós somos um” veja que Cristo não diz “Que sejam um com nós” ele usa um pronome pessoal em João 17:30, e estabelece a unidade, não apenas de fé(Efésios 4:13) mas uma unidade corporativa, orgânica, que Paulo desenvolve muito bem em seus escritos (Veja I Coríntios 12: 12 ao 26) Essa união de Cristo com Deus Pai, é um suporta para sua divindade. Como nós somos um, é uma expressão de essência numa multiplicidade de pessoas, de uma mesma natureza, daí vimos porque ele enfatiza que sejam como e não com. Porque os discípulos também precisam de uma unidade, e Deus vê i verdadeiros cristãos dentro dessa unidade. Somo membros do corpo de Cristo, há muitos membros, mas um só corpo (Efésios 4:4, I Coríntios 10:17 e I Coríntios 12:12) Assim como muitos salvos redimidos são um na economia divina, embora sejam indivíduos, pessoas distintas  que desempenham o papel de membros de um corpo que é o conjunto de todos os salvos unidos numa unidade absoluta, pois que Cristo não diz que sejam uns, mas um, como nós somos um. É notável que essa unidade orgânica só é possível com homens, a natureza humana pessoal unida a outro da mesma natureza, produz uma unidade, como um reflexo da unidade divina entre Pai e Filho. Assim lemos em I João 1:3, por exemplo, que a nossa comunhão é com o Pai e com o Filho, em Mateus 6:9 Cristo ensina a oração com as palavras  “Pai nosso que esta nos céus” note que naquele momento ele estava na terra.  João percebeu desde cedo à importância dessa doutrina e em suas epistolas universais aborda esse tema, não podemos negar o Filho e o Pai, a unidade está relacionada de modo completamente inseparável. Por isso entendemos que a natureza divina, ainda estava em Cristo, e que a Kenosis são significou o esvaziamento completo da divindade, porque em Atos 20:28 Lucas escreve que Deus comprou a sua igreja com seu próprio sangue, sendo Ele verdadeiro Deus (I João 5:20) nunca mudou a sua natureza, apenas adicionou a humanidade ao se encarnar (Veja Hebreus 13:8 com I Timóteo 3:16). Por isso entendemos que Ele era um com o Pai, porque era da mesma essência divina, desse modo também a comunidade de seus seguidores seriam também uma unidade de essência feita na soma de muitos homens com a mesma natureza de novas criaturas, criadas em verdadeira justiça e santidade (II Coríntios 5:17 com Efésios 4:24)

Clavio Jacinto

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